Anarquismo e Educação Ambiental: contribuições a partir de Piotr Kropotkin, Murray Bookchin e da pedagogia libertária

Cunha, Leonardo Leite da

Abstract:

 
Nesta dissertação são abordadas questões referentes às possibilidades de contribuição dos aportes teóricos libertários em relação à Educação Ambiental. Portanto, este trabalho se insere na linha de Fundamentos da Educação Ambiental. Desta forma, através do aprofundamento em relação à obra de Piotr Kropotkin (1842-1921) e Murray Bookchin (1921-2006), bem como das teorias e práticas da Pedagogia Libertária, buscou-se argumentos no sentido de atribuir possíveis contribuições dos libertários. O primeiro capítulo tratou de uma pesquisa, quantitativa e qualitativa, em relação às produções libertárias em Educação Ambiental relacionadas ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental FURG. O segundo e terceiro dizem respeito à obra de Piotr Kropotkin e Murray Bookchin. Buscou-se, através das "macro-áreas" de interesse da Educação Ambiental, sociedade-natureza-educação, identificar a crítica ao capitalismo e ao Estado, a utopia e a concepção de natureza, bem como a educação, na obra de cada autor. O quarto capítulo, referente à Pedagogia Libertária, trata de apresentar a crítica da educação no capitalismo, pelos libertários, para posteriormente apresentar os princípios teóricos e as experiências práticas da Pedagogia Libertária. Nas conclusões finais, destaca a contribuição das teorias e práticas anarquistas para ampliar os horizontes críticos da Educação Ambiental.
 
En esta disertación se abordan temas relacionados con las posibilidades de contribución de los aportes teóricos libertarios en relación a la Educación Ambiental. Por tanto, este trabajo forma parte de la línea Fundamentos de Educación Ambiental. Desta forma, a través de la profundización en relación a la obra de Piotr Kropotkin (1842-1921) y Murray Bookchin (1921-2006), así como a las teorías y prácticas de la Pedagogía Libertaria, se buscaron argumentos para atribuir posibles aportes de los libertarios. El primer capítulo abordó la investigación, tanto cuantitativa como cualitativa, en relación a las producciones libertarias en Educación Ambiental relacionadas con el Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - FURG. El segundo y el tercero se relacionan con el trabajo de Piotr Kropotkin y Murray Bookchin. Se buscó, a través de las "macroáreas" de interés para la Educación Ambiental, sociedad-naturaleza-educación, identificar la crítica al capitalismo y al Estado, la utopía y la concepción de la naturaleza, así como la educación, en el trabajo de cada autor. El cuarto capítulo, referido a la Pedagogía Libertaria, intenta presentar la crítica de la educación en el capitalismo, por parte de los libertarios, para luego presentar los principios teóricos y experiencias prácticas de la Pedagogía Libertaria. En las conclusiones finales destaca el aporte de las teorías y prácticas anarquistas para ampliar los horizontes críticos de la Educación Ambiental.
 

Description:

Dissertação (mestrado)

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)