Estabelecimento de um modelo conceitual de gestão do conhecimento para a Comissão Permanente de Pessoal Docente da Universidade Federal do Rio Grande: um estudo de caso

Lucena, Eliane Oliveira

Abstract:

 
O conhecimento é um recurso valioso para as organizações e o seu bom uso é uma estratégia importante de criação de valor e competitividade. As instituições de maior sucesso são aquelas que o administram de modo mais eficiente. É importante gerenciá-lo para que ocorra o compartilhamento das tarefas, das experiências e habilidades pessoais (conhecimento tácito) para o grupo; explicitado e codificado (conhecimento explícito). No setor público, a gestão do conhecimento é uma importante ferramenta de implementação de práticas inovadoras de gestão, que podem contribuir para o aprimoramento na qualidade dos processos, produtos e serviços, bem como evitar perda de informações profissionais relevantes e desperdício de importantes legados de experiência pessoal. Justifica-se o desenvolvimento da pesquisa como contribuição para a retenção, compartilhamento e disseminação do conhecimento na Comissão Permanente de Pessoal Docente da Universidade Federal do Rio Grande, além de contribuir para o crescimento da discussão sobre este recurso de grande valor para a Universidade. O estudo teve como objetivo analisar ações de gestão do conhecimento realizadas no âmbito da Comissão Permanente de Pessoal Docente visando a elaboração de um modelo conceitual. Os objetivos específicos consistiram em investigar abordagens, conceitos, modelos, métodos, técnicas e práticas de gestão do conhecimento existentes na literatura; verificar ações e práticas relacionadas à gestão do conhecimento nas atividades da Comissão Permanente de Pessoal Docente; conhecer a opinião dos gestores sobre o modelo de gestão do conhecimento para a Comissão Permanente de Pessoal Docente e propor um modelo conceitual de gestão do conhecimento aplicado à Comissão Permanente de Pessoal Docente. Quanto aos procedimentos metodológicos, em relação à sua natureza, tratou-se de pesquisa aplicada; quanto aos objetivos classificou-se como descritiva-exploratória e quanto ao delineamento, definida como pesquisa documental e estudo de caso, com abordagem quantitativa e qualitativa, constituída de método misto. A coleta dos dados foi realizada por meio de documentos, entrevista semiestruturada e questionário. Os dados foram analisados de acordo com a sua natureza, por meio da análise textual discursiva e estatística descritiva. Os principais resultados obtidos foram: as práticas de gestão do conhecimento na Comissão Permanente de Pessoal Docente são informais; a legislação pode ser um elemento influenciador e servir como estímulo à adoção da gestão do conhecimento; e as mudanças de gestão e a rotatividade de servidores podem obter resultados da gestão do conhecimento. Concluiu-se que o modelo conceitual proposto mostrou-se adequado para a Comissão Permanente de Pessoal Docente e os servidores reconhecem a importância da gestão do conhecimento e consideram as pessoas como papel fundamental para o êxito na implementação.
 
Knowledge is a valuable resource for organizations and its good use is an important strategy for creating value and competitiveness. The most successful institutions are those that manage it most efficiently. It is important to manage it so that the tasks, experiences and personal skills (tacit knowledge) are shared with the group; explicit and codified (explicit knowledge). In the public sector, knowledge management is an important tool for implementing innovative management practices, which can contribute to improving the quality of processes, products and services, as well as avoiding the loss of relevant professional information and wasting important legacy of experience folks. The development of research is justified as a contribution to the retention, sharing and dissemination of knowledge in the Permanent Teaching Staff Committee of the Federal University of Rio Grande, in addition to contributing to the growth of the discussion about this resource of great value for the University. The study aimed to analyze knowledge management actions carried out within the scope of the Permanent Teaching Personnel Commission aiming at the elaboration of a conceptual model. The specific objectives were to investigate approaches, concepts, models, methods, techniques and practices of knowledge management existing in the literature; verify actions and practices related to knowledge management in the activities of the Permanent Teaching Staff Committee; to know the opinion of managers on the knowledge management model for the Permanent Teaching Staff Committee and to propose a conceptual model of knowledge management applied to the Permanent Teaching Staff Committee. As for the methodological procedures, in relation to their nature, it was applied research; as for the objectives, it was classified as descriptive-exploratory and as for the design, defined as documentary research and case study, with a quantitative and qualitative approach, consisting of a mixed method. Data collection was performed through documents, semi-structured interviews and questionnaires. The data were analyzed according to their nature, through discursive textual analysis and descriptive statistics. The main results obtained were: knowledge management practices in the Permanent Teaching Staff Committee are informal; legislation can be an influencing element and serve as a stimulus for the adoption of knowledge management; and management changes and server turnover can achieve results from knowledge management. It was concluded that the proposed conceptual model proved to be suitable for the Permanent Teaching Personnel Commission and the civil servants recognize the importance of knowledge management and consider people as a fundamental role for the successful implementation.
 

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  • ICEAC - Mestrado em Administração (Dissertações)