dc.contributor.advisor |
Cousin, Cláudia da Silva |
|
dc.contributor.advisor |
Ariza, Leidy Gabriela |
|
dc.contributor.author |
Vorpagel, Fernanda Seidel |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-06T01:13:27Z |
|
dc.date.available |
2024-02-06T01:13:27Z |
|
dc.date.issued |
2024-01-30 |
|
dc.identifier.citation |
VORPAGEL, Fernanda Seidel. Educação ambiental com professores: diálogos emergentes acerca da práxis pedagógica na educação básica do Brasil e da Colômbia. 2021. 218 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11400 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores. Este estudo está embasado pela pesquisa qualitativa, com abordagem fenomenológica e hermenêutica, tendo como questão de pesquisa: o que é isso que se mostra de Educação Ambiental Crítica e Transformadora nas narrativas acerca do contexto escolar brasileiro e colombiano? Os objetivos tratam de compreender como a Educação Ambiental Crítica e Transformadora se mostra nas escolas da Educação Básica, em diferentes lugares socioespaciais no Brasil e na Colômbia; entender como os professores trabalham a Educação Ambiental no cotidiano escolar; investigar qual a base teórica que fundamenta a ação do professor em sua práxis; e, compreender quais são os desafios da Educação Ambiental na escola. Desse modo, o corpus da pesquisa consiste em entrevistas narrativas (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2008) com nove professores, que atuam em escolas localizadas em diferentes lugares socioespaciais, a saber: três professores de São Paulo das Missões - RS (Brasil), três professores do Rio Grande - RS (Brasil) e três professores de Bogotá (Colômbia). O diário de registros da pesquisadora também consiste em uma ferramenta de análise. Utilizou-se a Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes e Galiazzi (2016), para a interpretação dos dados produzidos, a partir das entrevistas narrativas. Dessas compreensões, emergiram as seguintes categorias finais: “Entre quereres e fazeres da Educação Ambiental: diálogos emergentes acerca da práxis pedagógica na Educação Básica” e “A formação inicial e continuada de professores: os projetos escolares como possibilidade de transversalizar a Educação Ambiental”. A pesquisa, a partir da ATD, elucidou questões da práxis de Educação Ambiental no cotidiano escolar, a exemplo: a discrepância entre os quereres e fazeres da Educação Ambiental Crítica na escola; a incongruência epistêmica na práxis; a Educação Ambiental Crítica e Transformadora é aquela que tem a realidade do contexto ambiental como mediadora do processo dialógico educativo, sendo os problemas socioambientais temas emergentes na relação dialógica com o cotidiano dos alunos. Para que se potencialize a práxis de Educação Ambiental, na perspectiva crítica e transformadora, é indispensável: ambientalizar os currículos da Educação Superior; institucionalizar a práxis de Educação Ambiental a partir do Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola; potencializar a formação inicial e continuada de professores; investir em projetos escolares articulados com a sociedade em geral; viabilizar a práxis na perspectiva da interdisciplinaridade e/ou transversalidade e primar por políticas públicas que, de fato, visem uma sociedade mais justa e sustentável. Desse modo, a relevância social desta pesquisa consiste em potencializar e instrumentalizar a práxis de Educação Ambiental Crítica e Transformadora no cotidiano escolar, por meio da formação de professores, tanto no Brasil como na Colômbia. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
El presente trabajo es el resultado de una investigación de maestría, desarrollada en el Programa de Posgrado en Educación Ambiental, de la Universidad Federal del Rio Grande - FURG, en la línea de investigación Educación Ambiental: Enseñanza y Formación de Educadores. Este estudio se basa en una investigación cualitativa, con enfoque fenomenológico y hermenéutico, con la pregunta de investigación: ¿qué es lo que se muestra en la Educación Ambiental Crítica y Transformadora en las narrativas del contexto escolar brasileño y colombiano? Los objetivos son: comprender cómo la Educación Ambiental Crítica y Transformadora se muestra en las escuelas de Educación Básica, en diferentes lugares socioespaciales de Brasil y Colombia; comprender cómo los maestros trabajan con la Educación Ambiental en la rutina escolar; investigar la base teórica que subyace a la acción del docente en su praxis; y comprender cuáles son los desafíos de la Educación Ambiental en la escuela. Así, el cuerpo de la investigación consiste en entrevistas narrativas (JOVCHELOVITCH; BAUER, 2008) a nueve profesores, que trabajan en escuelas ubicadas en diferentes lugares socioespaciales, tres profesores de São Paulo das Missões (Brasil), tres profesores del Rio Grande (Brasil) y tres profesores de Bogotá (Colombia). El libro de registro del investigador también consta de una herramienta de análisis. Se utilizó el Analísis Textual Discursivo (ATD), de Moraes y Galiazzi (2016), para interpretar los datos producidos, a partir de entrevistas narrativas. De estos entendimientos surgieron las siguientes categorías finales: “Entre deseos y acciones de Educación Ambiental: diálogos emergentes sobre la praxis pedagógica en Educación Básica” y "Formación docente inicial y continua: proyectos escolares como posibilidad de transversalización de la Educación Ambiental". La investigación, basada en el ATD, esclareció cuestiones de la praxis de la Educación Ambiental en la vida diaria escolar, por ejemplo: la discrepancia entre los deseos y acciones de la Educación Ambiental Crítica en la escuela; incongruencia epistémica en la praxis; la Educación Ambiental crítica y transformadora es aquella que tiene la realidad del contexto ambiental como mediador del proceso educativo dialógico, con problemáticas socioambientales temáticas emergentes en la relación dialógica con la cotidianidad de los estudiantes. Para potenciar la praxis de la Educación Ambiental, en la perspectiva crítica, es fundamental: ambientalizar los planes de estudio de la Educación Superior; institucionalizar la praxis de Educación Ambiental a partir del Proyecto Político Pedagógico (PPP) de la escuela; mejorar la formación inicial y continua del profesorado; invertir en proyectos escolares articulados con la sociedad en general; viabilizar la praxis desde la perspectiva de la interdisciplinariedad y/o transversalidad y sobresalir en políticas públicas que de hecho apuntan a una sociedad más justa y sostenible. Así, la relevancia social de esta investigación consiste en potenciar e instrumentalizar la praxis de la Educación Ambiental Crítica y Transformadora en la rutina escolar, a través de la formación de docentes, tanto en Brasil como en Colombia. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Básica |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Práxis Pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Transversalidade |
pt_BR |
dc.subject |
Educación Básica |
pt_BR |
dc.subject |
Educación Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Praxis Pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Transversalidad |
pt_BR |
dc.title |
Educação ambiental com professores: diálogos emergentes acerca da práxis pedagógica na educação básica do Brasil e da Colômbia |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |