dc.contributor.advisor |
Schmidt, Elisabeth Brandão |
|
dc.contributor.author |
Eloi, Luiza Corrêa |
|
dc.date.accessioned |
2024-02-06T01:33:04Z |
|
dc.date.available |
2024-02-06T01:33:04Z |
|
dc.date.issued |
2024-01-30 |
|
dc.identifier.citation |
ELOI, Luiza Corrêa. Por uma educação transformadora, criativa e ecológica: diálogos transdisciplinares entre educação ambiental, arte e agroecologia. 2021. 121 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11402 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A dissertação intitulada “Por uma educação transformadora, criativa e ecológica: diálogos transdisciplinares entre Educação Ambiental, Arte e Agroecologia”, emerge de pesquisa desenvolvida na linha de pesquisa “Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores”, do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Tecendo diálogos transdisciplinares entre Educação Ambiental, Arte e Agroecologia, objetivamos, com este estudo, compreender como a experiência sensível, em conjunto ao manejo agroecológico da terra, pode se inter relacionar e contribuir para a fundamentação de uma práxis pedagógica transformadora, criativa e ecológica no contexto do ensino formal. Como pressupostos conceituais, orientamo-nos por uma Educação Ambiental Crítica e Transformadora, entrelaçando a Arte e a Educação Estético-Ambiental ao ensino da Agroecologia nas escolas. A pesquisa de caráter exploratório investigou as atividades desenvolvidas no âmbito do projeto “Agroecologia nas escolas públicas: Educação Ambiental e resgate dos saberes populares” (UFPR-Litoral), com foco nas experiências do grupo em duas instituições da rede pública de Paranaguá (PR), entre os anos de 2018 a 2019, as quais foram acompanhadas durante o período de mobilidade acadêmica da pesquisadora, em agosto de 2019. A partir da análise dos dados documentais, registros de observação e entrevistas, compreendemos que a abordagem agroecológica, ao ser permeada pela educação sensível, possibilitou aos participantes reconhecerem de modo empírico e simbólico as dinâmicas ambientais, políticas e sociais envolvidas na produção de alimentos, impulsionando os escolares ao pensar-agir crítico sobre condutas sustentáveis, padrões de consumo e hábitos alimentares. Constatamos, por fim, que a práxis transdisciplinar envolvendo Educação Ambiental, Arte e Agroecologia, ao provocar o encontro de sujeitos com sua natureza pessoal, social e ambiental, carrega consigo o potencial de proporcionar a transformação de seu olhar para o mundo, possibilitando assim construírem uma relação mais harmoniosa consigo, com o ambiente e com o outro. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
La disertación titulada “Por una educación transformadora, creativa y ecológica: diálogos transdisciplinarios entre Educación Ambiental, Arte y Agroecología”, surge de la investigación desarrollada en la línea de investigación “Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores”, del Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental en la Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Tejiendo diálogos transdisciplinarios entre Educación Ambiental, Arte y Agroecología, buscamos, con este estudio, comprender cómo la experiencia sensible, junto con el manejo agroecológico de la tierra, pueden interrelacionarse y contribuir a la base de una praxis pedagógica transformadora, creativa y ecológica en el contexto de la educación formal. Como presupuestos conceptuales, nos guiamos por una Educación Ambiental Crítica y Transformadora, entrelazando el Arte y la Educación Estético-Ambiental con la enseñanza de la Agroecología en las escuelas. La investigación exploratoria investigó las actividades desarrolladas en el marco del proyecto "Agroecología en las escuelas públicas: Educación ambiental y el rescate del conocimiento popular" (UFPR-Litoral), enfocándose en las experiencias del grupo en dos instituciones públicas de Paranaguá (PR), entre los años 2018. al 2019, los cuales fueron monitoreados durante el período de movilidad académica del investigador, en agosto de 2019. Del análisis de datos documentales, registros de observación y entrevistas, entendemos que el enfoque agroecológico, al permearse a través de la educación sensible, permitió a los participantes reconocer empírica y simbólicamente las dinámicas ambientales, políticas y sociales involucradas en la producción de alimentos, animando a los estudiantes a pensar y actuar críticamente sobre comportamientos sostenibles, patrones de consumo y hábitos alimenticios. Finalmente, encontramos que la praxis transdisciplinar que involucra la Educación Ambiental, el Arte y la Agroecología, al provocar el encuentro de los sujetos con su naturaleza personal, social y ambiental, conlleva la potencialidad de brindarles la transformación de su mirada al mundo, habilitándolos así. para construir una relación más armoniosa contigo mismo, con el medio ambiente y con los demás. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental Transformadora |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecologia |
pt_BR |
dc.subject |
Arte |
pt_BR |
dc.subject |
Transdisciplinaridade |
pt_BR |
dc.subject |
Educación Ambiental Transformadora |
pt_BR |
dc.subject |
Agroecología |
pt_BR |
dc.subject |
Arte |
pt_BR |
dc.subject |
Transdisciplinariedad |
pt_BR |
dc.title |
Por uma educação transformadora, criativa e ecológica: diálogos transdisciplinares entre educação ambiental, arte e agroecologia |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |