dc.contributor.advisor |
Adomilli, Gianpaolo Knoller |
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dc.contributor.author |
Oliveira, Daciene de Paula |
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dc.date.accessioned |
2024-02-07T00:25:24Z |
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dc.date.available |
2024-02-07T00:25:24Z |
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dc.date.issued |
2024-01-30 |
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dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Daciene de Paula. Outras culturas outras naturezas: educação ambiental, vivências e resistências mbya-guarani, na Tekoa Yyrembé em Rio Grande/ RS. 2021. 183 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11409 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação foi construída a partir de vivências e resistências com as comunidades indígenas Mbya-Guarani, Tekoa Y’yrembé e Tekoa Para Roké. Realizou-se um mergulho junto a esses povos para apreender alguns dos seus modos de viver. Para apresentar os atravessamentos que surgiram durante esta pesquisa, decidiu-se utilizar uma narrativa constituída através da experiência etnográfica. Nela, dá-se vida aos encontros com sujeitos e lugares, revivendo visitas realizadas à duas aldeias Mbyá-Guarani, localizadas na cidade de Rio Grande/RS. Apesar de serem abordados pontos em comum nas duas aldeias, a narrativa está centrada na Tekoa Y’yrembé. A intenção da pesquisa foi expor as contribuições oferecidas pelas vivências e as relações entre indígenas e não-indígenas, para desenvolver um pensamento em torno de novas concepções sobre e para a Educação Ambiental. Os principais questionamentos buscam compreender novas formas de viver no mundo em busca de uma Educação Ambiental com um olhar voltado para outras formas de bem viver e habitar nesta terra. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This dissertation was built from experiences and resistance with the indigenous communities Mbya-Guarani, Tekoa Y’yrembé and Tekoa Para Roké. A dive was carried out with these peoples to learn a little about their ways of living. To present the crossings that emerged during this research, it was decided to use a narrative through the ethnographic experience. In it, the encounters with subjects and places are brought to life, reliving visits made to two Mbyá-Guarani villages, located in the city of Rio Grande/RS. Although common points in the two villages are discussed, the narrative is centered on Tekoa Y’yrembé. The intention of the research was to expose the contributions offered by the experiences and relationships between indigenous and non-indigenous people, in order to develop a thought around new conceptions about and for Environmental Education. The main questions revolve around the condition of understanding new ways of living in the world in search of an Environmental Education with a view to other ways of living well and living in this land. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Mbya-Guarani |
pt_BR |
dc.subject |
Vivências |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
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dc.subject |
Bem-viver |
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dc.subject |
Mbya-Guarani |
pt_BR |
dc.subject |
Experiences |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental education |
pt_BR |
dc.subject |
Well live |
pt_BR |
dc.title |
Outras culturas outras naturezas: educação ambiental, vivências e resistências mbya-guarani, na Tekoa Yyrembé em Rio Grande/ RS |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |