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dc.contributor.advisor Adomilli, Gianpaolo Knoller
dc.contributor.author Oliveira, Daciene de Paula
dc.date.accessioned 2024-02-07T00:25:24Z
dc.date.available 2024-02-07T00:25:24Z
dc.date.issued 2024-01-30
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Daciene de Paula. Outras culturas outras naturezas: educação ambiental, vivências e resistências mbya-guarani, na Tekoa Yyrembé em Rio Grande/ RS. 2021. 183 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11409
dc.description Dissertação (mestrado) pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação foi construída a partir de vivências e resistências com as comunidades indígenas Mbya-Guarani, Tekoa Y’yrembé e Tekoa Para Roké. Realizou-se um mergulho junto a esses povos para apreender alguns dos seus modos de viver. Para apresentar os atravessamentos que surgiram durante esta pesquisa, decidiu-se utilizar uma narrativa constituída através da experiência etnográfica. Nela, dá-se vida aos encontros com sujeitos e lugares, revivendo visitas realizadas à duas aldeias Mbyá-Guarani, localizadas na cidade de Rio Grande/RS. Apesar de serem abordados pontos em comum nas duas aldeias, a narrativa está centrada na Tekoa Y’yrembé. A intenção da pesquisa foi expor as contribuições oferecidas pelas vivências e as relações entre indígenas e não-indígenas, para desenvolver um pensamento em torno de novas concepções sobre e para a Educação Ambiental. Os principais questionamentos buscam compreender novas formas de viver no mundo em busca de uma Educação Ambiental com um olhar voltado para outras formas de bem viver e habitar nesta terra. pt_BR
dc.description.abstract This dissertation was built from experiences and resistance with the indigenous communities Mbya-Guarani, Tekoa Y’yrembé and Tekoa Para Roké. A dive was carried out with these peoples to learn a little about their ways of living. To present the crossings that emerged during this research, it was decided to use a narrative through the ethnographic experience. In it, the encounters with subjects and places are brought to life, reliving visits made to two Mbyá-Guarani villages, located in the city of Rio Grande/RS. Although common points in the two villages are discussed, the narrative is centered on Tekoa Y’yrembé. The intention of the research was to expose the contributions offered by the experiences and relationships between indigenous and non-indigenous people, in order to develop a thought around new conceptions about and for Environmental Education. The main questions revolve around the condition of understanding new ways of living in the world in search of an Environmental Education with a view to other ways of living well and living in this land. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Mbya-Guarani pt_BR
dc.subject Vivências pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Bem-viver pt_BR
dc.subject Mbya-Guarani pt_BR
dc.subject Experiences pt_BR
dc.subject Environmental education pt_BR
dc.subject Well live pt_BR
dc.title Outras culturas outras naturezas: educação ambiental, vivências e resistências mbya-guarani, na Tekoa Yyrembé em Rio Grande/ RS pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
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