Abstract:
Dentro do contexto ensino-aprendizagem de Administração, esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os estímulos e bloqueios da aplicação de metodologias ativas no ensino, dividindo os seus resultados em dois capítulos, apresentados em formato de artigo. No primeiro artigo, através da realização do processo de Revisão Sistemática da Literatura foram identificados inicialmente, estímulos relacionados ao uso das Metodologias Ativas, sendo verificada relevância no sentido de terem sido encontrados diversos fatores que podem atestar as vantagens do Aprendizado Ativo. Com relação aos bloqueios, relacionados ao uso das Metodologias Ativas, foi também identificada a existência de diversas barreiras que não permitem que as metodologias ativas sejam efetivamente implementadas no ensino de administração. Mediante tais evidências e constatações encontradas sobre o tema de pesquisa, decidiu-se pela ampliação deste estudo através de uma pesquisa de levantamento, resultando no segundo artigo anteriormente citado que durante o processo de pesquisa contou com a participação de 126 professores em exercício nos cursos de Administração de Empresas de nove Instituições Federais de Ensino Superior da Região Sul do Brasil, objetivando analisar a percepção docente relativa aos estímulos e bloqueios da aplicação de metodologias ativas no ensino de Administração. Através de um desenho de pesquisa mista conforme Sampieri et al.(2013), com análises nas dimensões qualitativas e quantitativas de amostras probabilísticas simultâneas, análises de conteúdo e tratamento estatístico dos resultados alcançados através de análise fatorial e análise de regressão por meio da utilização do aplicativo SPSS/IBM, foram obtidas novas constatações, além de muitas afirmações convergentes com o que foi inicialmente encontrado nas Revisões Sistemáticas da literatura deste estudo, contribuindo com a compilação, ampliação enfrentamento aos fatores envolvidos na implementação de metodologias ativas no meio acadêmico, trazendo contribuição gerencial aos Gestores Estratégicos e Coordenadores de Instituições de Ensino em relação a aplicação de Metodologias Ativas de Ensino.
In the context teaching learning of Administration, this research had as the general objective to analyze the stimulus and the blocks of the active methodology application in teaching, dividing its results in two chapters, presented in format of article. In the first article, through the realization of the process of Literature systematic review were identified initially , stimulus related to the usage of active methodologies, it was verified relevance in the sense of having been met several factors that can attest the vantages in the Active learning . In relation to the blocks, related to the usage of Active methodologies, it was also identified the existence of several barriers that do not allow that the active methodologies were implemented effectively in the teaching of administration. Under those evidences and findings about the subject of the research, we decided to enlarge this study through a survey research , resulting in the second article previously cited which during the research process had the participation of 126 active teachers in the courses of Administration of nine Federal Institutions of Superior Teaching in the South of Brazil. It aims to analyze the teacher perception relate to stimulus and blocks of the application of Active Methodologies on the administration teaching. Through a draw of mixed research according to Sampieri et ali (2013) with analyses in the qualitative and quantitative dimensions of simultaneous probabilistic samples, analysis of content and statistic treatment of the results found through the factor analysis and analysis of regression by the usage of the applicative SPSS/IBM. New findings were obtained, besides many affirmations converging with what was initially found in the literature of the Systematic Reviews of this study. It contributes with the compilation, enlarging and confrontation of the involved factors in the implementation of active methodologies in the academia, bringing managerial contribution to strategic managers and coordinators of teaching institutions in relation to the application of Teaching Active Methodology.