Abstract:
A percepção de uma sólida cultura organizacional agrega valor positivo ao bom desempenho da mesma, aumentando o senso de pertencimento e compromisso de seus membros, ampliando a produtividade. Assim como, o Comportamento de Cidadania Organizacional (CCO) tem sido visto como um comportamento essencial para eficácia e o sucesso organizacional. Por apresentar um comportamento espontâneo e inovador, é considerado como um importante elemento ao desempenho no trabalho, contribuindo para que as organizações sejam eficazes. Frente a necessidade crescente de serviços de saúde durante a pandemia do Corona Vírus, cada profissional em sua área de atuação foi essencial para o enfrentamento desse desafio, seja na assistência direta ou na pesquisa, contribuindo para a análise de qualidade no âmbito hospitalar. Uma boa cultura organizacional pode aumentar o senso de pertencimento e compromisso dos membros da organização, gerando potenciais que podem ser explorados além da capacidade de trabalho demandada para uma atividade, gerando assim maior qualidade percebida. Logo, este trabalho teve como objetivo explorar a relação entre os conceitos, investigando a influência da cultura organizacional sobre a relação entre comportamento de cidadania organizacional e a qualidade assistencial, junto a colaboradores das áreas médica, enfermagem e apoio assistencial de diferentes unidades hospitalares. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, concretizada por meio de uma survey, junto a colaboradores das áreas citadas de hospitais da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - EBSERH. De forma a alcançar o objetivo proposto, foi utilizada a escala desenvolvida por Rego (1999, 2002), para o conceito de CCO, o método OCAI, de Cameron e Quinn (1999), para identificar a cultura organizacional e escala adaptada do estudo de Donabedian (1992) para percepção da qualidade assistencial. Os dados foram analisados por meio do método de Partial Least Squares (PLS), através do software SmartPLS®. Como resultado, percebeu-se a predominância da cultura organizacional do tipo hierárquica em todos os hospitais pesquisados e a influência desta na relação entre os comportamentos de cidadania organizacional e qualidade assistencial ao confirmar a presença das dimensões Conscienciosidade e Espírito de Iniciativa. Em paralelo, a qualidade assistencial foi percebida com destaque sobre o conhecimento técnico da equipe e seu respeito aos princípios éticos. Espera-se que os resultados encontrados orientem os gestores da área da saúde na formulação de estratégias para mobilização das equipes quanto as dimensões que apresentaram resultado negativo e que motivem novas pesquisas sobre a temática estudada.
The perception of a solid organizational culture adds positive value to its good performance, increasing its members' sense of belonging and commitment, increasing productivity. Likewise, Organizational Citizenship Behavior (OCC) has been seen as an essential behavior for organizational effectiveness and success. By presenting a spontaneous and innovative behavior, it is considered as an important element to the work performance, contributing for the organizations to be efficient. Faced with the growing need for health services during the Corona Virus pandemic, each professional in their area of expertise was essential to face this challenge, whether in direct assistance or in research, contributing to the analysis of quality in the hospital environment. A good organizational culture can increase the sense of belonging and commitment of the members of the organization, generating potential that can be explored beyond the work capacity demanded for an activity, thus generating greater perceived quality. Therefore, this work aimed to explore the relationship between the concepts, investigating the influence of organizational culture on the relationship between organizational citizenship behavior and quality of care, along with employees from the medical, nursing and care support areas of different hospital units. To this end, a descriptive, quantitative research was carried out, carried out through a survey, with employees from the aforementioned areas of hospitals of the Brazilian Company of Hospital Services - EBSERH. In order to achieve the proposed objective, the scale developed by Rego (1999, 2002) was used for the concept of OCB, the OCAI method, by Cameron and Quinn (1999), to identify the organizational culture and scale adapted from the study of Donabedian (1992) for perception of care quality. Data were analyzed using the Partial Least Squares (PLS) method, using the SmartPLS® software. As a result, the predominance of a hierarchical organizational culture was noticed in all the hospitals surveyed and its influence on the relationship between organizational citizenship behaviors and quality of care by confirming the presence of the dimensions Conscientiousness and Spirit of Initiative. In parallel, the quality of care was perceived with emphasis on the technical knowledge of the team and its respect for ethical principles. It is hoped that the results found will guide health area managers in the formulation of strategies to mobilize the teams regarding the dimensions that presented negative results and that they will motivate further research on the subject studied.