dc.contributor.advisor |
Freitas, André Luís Castro de |
|
dc.contributor.author |
Gentil, Naraina Zerwes |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-25T16:42:14Z |
|
dc.date.available |
2024-09-25T16:42:14Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.citation |
GENTIL, Naraina Zerwes. Desvelando a Educação Ambiental transformadora para estudantes surdos: uma proposta bilíngue de glossarização dos termos. 2023.187 f. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11578 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente dissertação teve como fenômeno de pesquisa registrar e produzir sinais-termos para a área da Educação Ambiental, os quais possibilitaram ampliar a comunicação na Língua Brasileira de Sinais – Libras, assim como estender a compreensão na Língua Portuguesa. Registramos que este trabalho é resultante de pesquisa de mestrado, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na Linha de Pesquisa Fundamentos da Educação Ambiental – FEA, correlacionada aos processos históricos nos quais somos produtos e produtores. A presente escrita nos desvelou o processo de construção com os registros dos sinais-termos em Libras, a qual nos apropriamos das terminologias específicas e produzimos novos sinais-termos que possibilitaram ampliar a comunicação com fluidez na Libras. Neste sentido, essa dissertação se propôs à produção de conhecimentos contribuindo para que esses sinais-termos sejam divulgados e compreendidos pela comunidade surda em sua totalidade, diferenciando-se do que até então tem sido o habitual, ou seja, as pessoas surdas conhecem os sinais-termos, mas não o seu significado contextualizado. Além disso, compreendemos que o processo emancipatório desta comunidade necessita envolver a estrutura de duas línguas vigentes, a Língua Portuguesa na sua modalidade escrita e a Libras como meio de comunicação e expressão deles com seus pares. Nossa pesquisa teve abordagem qualitativa, utilizando a Análise Textual Discursiva – ATD para construir a compreensão da retórica dos participantes do Grupo Focal e seus saberes constituídos. Nessa lógica, a possibilidade de ampliação do vocabulário a partir dos princípios da Educação Ambiental foi ao encontro de um processo reflexivo de reorganização dos saberes da comunidade surda, para que os mesmos possam interagir com as transformações do mundo. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present dissertation had as a research phenomenon to record and produce sign-terms for the area of Environmental Education, which made it possible to expand communication in the Brazilian Sign Language – Libras, as well as to extend understanding in Portuguese. We record that this work is the result of master's research, linked to the Graduate Program in Environmental Education at the Federal University of Rio Grande – FURG, in the Line of Fundamentals of Environmental Education – FEA, correlated to the historical processes in which we are products and producers. The present writing revealed to us the construction process with the registers of sign-terms in Libras, which we appropriated the specific terminologies and produced new sign-terms which made it possible to expand communication with fluidity in Libras. In this sense, this dissertation proposed the production of knowledge contributing to these terms-signs being disseminated and understood by the deaf community in its entirety, differentiating itself from what has been usual until then, that is, deaf people know the signs-terms, but not their contextualized meaning. In addition, we understand that the emancipatory process of this community needs to involve the structure of two current languages, the Portuguese language in its written form and the Libras as a means of communication and expression with their peers. Our research had a qualitative approach, using the Discursive Textual Analysis – DTA to build the understanding of the rhetoric of the participants of the focus group and their constituted knowledge. In this logic, the possibility of expanding the vocabulary from the principles of Environmental Education was in line with a reflective process of reorganizing the knowledge of the deaf community, so that they can interact with the transformations of the world. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Glossário de Libras |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade Surda |
pt_BR |
dc.subject |
Glossary of Libras |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental Education |
pt_BR |
dc.subject |
Deaf Community |
pt_BR |
dc.title |
Desvelando a Educação Ambiental transformadora para estudantes surdos: uma proposta bilíngue de glossarização dos termos |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |