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dc.contributor.advisor Adomilli, Gianpaolo Knoller
dc.contributor.author Martello, Juliana
dc.date.accessioned 2024-09-25T17:03:19Z
dc.date.available 2024-09-25T17:03:19Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation MARTELLO, Juliana. O Jeguatá e a etnofloresta Mbyá Guarani: a Educação Ambiental caminhando junto dos saberes indígenas. 2023. 184 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11583
dc.description Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.description.abstract A presente dissertação pertence à Linha de Pesquisa de Fundamentos da Educação Ambiental. Foi realizada junto a duas comunidades Mbyá Guarani do Rio Grande do Sul: a Tekoá Yyrembé e a Tekoá Yvy’ã Poty. A partir da compreensão da Educação Ambiental como uma ciência aberta à construção e renovação junto dos mais diversos modos de habitar o mundo, os conhecimentos tradicionais Guarani são propostos como aliança necessária ao combate - ou mitigação - dos impactos socioambientais atuais. A Etnografia, a observação participante e o levantamento bibliográfico sustentaram a construção da pesquisa, assim como as Epistemologias Ecológicas e a Educação da Atenção. Os modos Guarani de perceber, se relacionar e produzir com/no ambiente embasaram a noção de Etnofloresta Guarani como um emaranhado de relações em prol da biodiversidade. Os movimentos pelos quais a pesquisa se deu e pelos quais a aprendizagem é proposta é o da caminhada, não apenas pela relação com o trabalho de campo (onde a caminhada se faz presente em diversos momentos), mas também pelo sentido cosmológico que os Guarani têm sobre o que chamam de jeguatá. A pesquisa evidenciou (corroborando com os autores das Epistemologias Ecológicas) a não dualidade entre ser e conhecer, produzir e habitar, entre homem e natureza, ensinar e aprender, o que nos coloca diante da responsabilidade de construirmos pontes entre os saberes acadêmicos hegemônicos e os conhecimentos tradicionais, construídos a partir da experiência e dos fluxos junto à terra. pt_BR
dc.description.abstract The present dissertation belongs to the Research Line of Foundations of Environmental Education. It was carried out with two Mbyá Guarani communities in Rio Grande do Sul: the Tekoá Yyrembé and the Tekoá Yvy'ã Poty. Based on the understanding of Environmental Education as a science open to construction and renewal along with the most diverse ways of inhabiting the world, the Guarani traditional knowledge is proposed as a necessary alliance to combat - or mitigate - the current socio-environmental impacts. Ethnography, participant observation, and bibliographic survey supported the construction of the research, as well as Ecological Epistemologies and Mindfulness Education. The Guarani ways of perceiving, relating to, and producing with/in the environment underpinned the notion of the Guarani ethnoflorest as a tangle of relationships in favor of biodiversity. The movements through which the research took place and through which learning is proposed is that of walking, not only because of the relationship with the fieldwork (where walking is present at various times), but also because of the cosmological meaning that the Guarani have about what they call jeguatá. The research showed (in agreement with the authors of Ecological Epistemologies) the non-duality between being and knowing, producing and inhabiting, between man and nature, teaching and learning, which puts us before the responsibility of building bridges between hegemonic academic knowledge and traditional knowledge, built from experience and flows on and with the land. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Mbyá Guarani pt_BR
dc.subject Etnofloresta pt_BR
dc.subject Jeguatá pt_BR
dc.subject Epistemologias Ecológicas pt_BR
dc.subject Educação da Atenção pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Ethnoforest pt_BR
dc.subject Ecological Epistemologies pt_BR
dc.subject Education of Attention pt_BR
dc.title O Jeguatá e a etnofloresta Mbyá Guarani: a Educação Ambiental caminhando junto dos saberes indígenas pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
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