dc.contributor.advisor |
Adomilli, Gianpaolo Knoller |
|
dc.contributor.author |
Martello, Juliana |
|
dc.date.accessioned |
2024-09-25T17:03:19Z |
|
dc.date.available |
2024-09-25T17:03:19Z |
|
dc.date.issued |
2023 |
|
dc.identifier.citation |
MARTELLO, Juliana. O Jeguatá e a etnofloresta Mbyá Guarani: a Educação Ambiental caminhando junto dos saberes indígenas. 2023. 184 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11583 |
|
dc.description |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.description.abstract |
A presente dissertação pertence à Linha de Pesquisa de Fundamentos da Educação Ambiental.
Foi realizada junto a duas comunidades Mbyá Guarani do Rio Grande do Sul: a Tekoá
Yyrembé e a Tekoá Yvy’ã Poty. A partir da compreensão da Educação Ambiental como uma
ciência aberta à construção e renovação junto dos mais diversos modos de habitar o mundo,
os conhecimentos tradicionais Guarani são propostos como aliança necessária ao combate -
ou mitigação - dos impactos socioambientais atuais. A Etnografia, a observação participante e
o levantamento bibliográfico sustentaram a construção da pesquisa, assim como as
Epistemologias Ecológicas e a Educação da Atenção. Os modos Guarani de perceber, se
relacionar e produzir com/no ambiente embasaram a noção de Etnofloresta Guarani como um
emaranhado de relações em prol da biodiversidade. Os movimentos pelos quais a pesquisa se
deu e pelos quais a aprendizagem é proposta é o da caminhada, não apenas pela relação com o
trabalho de campo (onde a caminhada se faz presente em diversos momentos), mas também
pelo sentido cosmológico que os Guarani têm sobre o que chamam de jeguatá. A pesquisa
evidenciou (corroborando com os autores das Epistemologias Ecológicas) a não dualidade
entre ser e conhecer, produzir e habitar, entre homem e natureza, ensinar e aprender, o que nos
coloca diante da responsabilidade de construirmos pontes entre os saberes acadêmicos
hegemônicos e os conhecimentos tradicionais, construídos a partir da experiência e dos fluxos
junto à terra. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The present dissertation belongs to the Research Line of Foundations of Environmental
Education. It was carried out with two Mbyá Guarani communities in Rio Grande do Sul: the
Tekoá Yyrembé and the Tekoá Yvy'ã Poty. Based on the understanding of Environmental
Education as a science open to construction and renewal along with the most diverse ways of
inhabiting the world, the Guarani traditional knowledge is proposed as a necessary alliance to
combat - or mitigate - the current socio-environmental impacts. Ethnography, participant
observation, and bibliographic survey supported the construction of the research, as well as
Ecological Epistemologies and Mindfulness Education. The Guarani ways of perceiving,
relating to, and producing with/in the environment underpinned the notion of the Guarani
ethnoflorest as a tangle of relationships in favor of biodiversity. The movements through
which the research took place and through which learning is proposed is that of walking, not
only because of the relationship with the fieldwork (where walking is present at various
times), but also because of the cosmological meaning that the Guarani have about what they
call jeguatá. The research showed (in agreement with the authors of Ecological
Epistemologies) the non-duality between being and knowing, producing and inhabiting,
between man and nature, teaching and learning, which puts us before the responsibility of
building bridges between hegemonic academic knowledge and traditional knowledge, built
from experience and flows on and with the land. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Mbyá Guarani |
pt_BR |
dc.subject |
Etnofloresta |
pt_BR |
dc.subject |
Jeguatá |
pt_BR |
dc.subject |
Epistemologias Ecológicas |
pt_BR |
dc.subject |
Educação da Atenção |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental Education |
pt_BR |
dc.subject |
Ethnoforest |
pt_BR |
dc.subject |
Ecological Epistemologies |
pt_BR |
dc.subject |
Education of Attention |
pt_BR |
dc.title |
O Jeguatá e a etnofloresta Mbyá Guarani: a Educação Ambiental caminhando junto dos saberes indígenas |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |