Show simple item record

dc.contributor.advisor Cousin, Cláudia da Silva
dc.contributor.author Alvariz, Caroline Cruz
dc.date.accessioned 2024-09-25T17:17:52Z
dc.date.available 2024-09-25T17:17:52Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation ALVARIZ, Caroline Cruz. Saberes docentes e ambientais mobilizados em práticas educativas no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia COVID-19 no município do Rio Grande-RS. 2023. 175 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11585
dc.description Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.description.abstract Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental (PPGEA), da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e tem como temática os saberes docentes e ambientais mobilizados em práticas educativas no Ensino Remoto Emergencial no contexto da pandemia COVID-19. Traz como problema de pesquisa: como a Educação Ambiental perpassou o ensino de Geografia durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), no município do Rio Grande – RS? Para responder tal questionamento, apresenta o seguinte objetivo geral: compreender como os saberes docentes e ambientais emergiram nas práticas educativas planejadas pelos professores de Geografia da Educação Básica no município do Rio Grande. O questionamento foi norteado pelos seguintes objetivos específicos: conhecer as práticas educativas voltadas para a Educação Ambiental, mobilizadas pelos professores de Geografia das redes públicas de ensino, durante o Ensino Remoto Emergencial; discutir como a Educação Ambiental foi trabalhada no Ensino de Geografia nas escolas da Educação Básica, em tempos pandêmicos; analisar o papel da Educação Ambiental no contexto pandêmico; compreender quais saberes docentes e ambientais perfazem a prática dos professores de Geografia, durante o Ensino Remoto Emergencial. Constitui-se como uma pesquisa qualitativa (MINAYO, 2009), sob a perspectiva Fenomenológica (BICUDO, 2011). A produção dos dados foi realizada através de Cartas Pedagógicas (FREIRE, 2019) e a análise dos dados qualitativos foi feita por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2016). Os sujeitos da experiência foram professores da rede pública da Educação Básica do município do Rio Grande – RS, atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, da área do conhecimento de Ciências Humanas (EF) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (EM), com ênfase no ensino da Geografia, com o objetivo de conhecer as práticas educativas mobilizadas durante o ERE. Assim, foram convidados três professores de Geografia a participar da pesquisa e narrar suas vivências cotidianas na circunstancialidade do ERE. Os resultados obtidos apontam que, a partir da necessidade do ERE como alternativa educativa, os professores foram desafiados a reinventar-se, buscando novas estratégias e metodologias de ensino para o desenvolvimento de suas práticas educativas e, nesse cenário, a dimensão ambiental da educação contribuiu, estabelecendo novas bases para uma educação transformadora. As práticas docentes relatadas diante do cenário da pandemia demonstraram a importância do diálogo de saberes na escola para a disseminação de ideias sustentáveis por meio de uma educação integrada, coerente e inclusiva que busca na conscientização ambiental dos envolvidos, a transforma-Ação da realidade e o enfrentamento dos problemas socioambientais, resultando na formação de cidadãos motivados na difusão da Educação Ambiental crítica e emancipadora. Diante dessa perspectiva, ficou evidente nesse estudo a importância da formação continuada dos professores da educação básica. A situação provocada pela pandemia expôs ainda mais as mazelas educacionais e a precarização do trabalho docente. Além disso, para atender as exigências da profissão, os professores necessitam estar atentos a formação continuada e aos chamados que a sociedade faz. Assim, entende-se que a formação inicial é apenas o começo de uma longa jornada, pois o caminho a percorrer traz com ele novos contextos, os quais demandam uma ação reflexiva ao acervo de saberes teóricos e práticos, visto que a sociedade pós-moderna exige uma autoavaliação sobre a ação, de forma que o professor redirecione constantemente o seu trabalho e desenvolvimento de saberes. pt_BR
dc.description.abstract This research was developed in the Graduate Program in Environmental Education (PPGEA), at the Federal University of Rio Grande - FURG and has as its theme the teaching and environmental knowledge mobilized in educational practices in Emergency Remote Teaching in the context of the COVID-19 pandemic. It brings as a research problem: how did Environmental Education permeate the teaching of Geography during Remote Emergency Teaching (ERE), in the municipality of Rio Grande - RS? To answer this question, it presents the following general objective: to understand how teaching and environmental knowledge emerged in educational practices planned by Geography teachers in Basic Education in the city of Rio Grande. The questioning was guided by the following specific objectives: to know the educational practices aimed at Environmental Education, mobilized by Geography teachers from public education networks, during Emergency Remote Teaching; discuss how Environmental Education was worked on in Geography Teaching in Basic Education schools, in pandemic times; analyze the role of Environmental Education in the pandemic context; to understand which teaching and environmental knowledge make up the practice of Geography teachers during Emergency Remote Teaching. It constitutes a qualitative research (MINAYO, 2009), under the phenomenological perspective (BICUDO, 2011). Data production was carried out through Pedagogical Letters (FREIRE, 2019) and qualitative data analysis was carried out through Textual Discursive Analysis (DTA) (MORAES; GALIAZZI, 2016). The subjects of the experience were teachers from the public network of Basic Education in the city of Rio Grande - RS, working in the final years of Elementary and High School, in the area of knowledge of Human Sciences (EF) and Applied Human and Social Sciences (EM ), with emphasis on the teaching of Geography, with the objective of knowing the educational practices mobilized during the ERE. Thus, three Geography teachers were invited to participate in the research and narrate their daily experiences in the context of the ERE. The results obtained indicate that, based on the need for ERE as an educational alternative, teachers were challenged to reinvent themselves, seeking new teaching strategies and methodologies for the development of their educational practices and, in this scenario, the environmental dimension of education contributed , establishing new bases for a transforming education. The teaching practices reported in the face of the pandemic scenario demonstrated the importance of the dialogue of knowledge at school for the dissemination of sustainable ideas through an integrated, coherent and inclusive education that seeks the environmental awareness of those involved, the transform-Action of reality and the confronting socio-environmental problems, resulting in the formation of motivated citizens in the dissemination of critical and emancipating Environmental Education. Given this perspective, the importance of continuing education for basic education teachers was evident in this study. The situation caused by the pandemic further exposed the educational ills and precariousness of teaching work. In addition, to meet the demands of the profession, teachers need to be aware of continuing education and the calls that society makes. Thus, it is understood that initial training is just the beginning of a long journey, as the path to be followed brings with it new contexts, which demand a reflective action on the body of theoretical and practical knowledge, since postmodern society it demands a selfevaluation of the action, so that the teacher constantly redirects his work and development of knowledge. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Saberes Docentes pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia pt_BR
dc.subject Pandemia da COVID-19 pt_BR
dc.subject Ensino Remoto Emergencial pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Teaching Knowledge pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject COVID19 Pandemic pt_BR
dc.subject Emergency Remote Teaching pt_BR
dc.title Saberes docentes e ambientais mobilizados em práticas educativas no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia COVID-19 no município do Rio Grande-RS pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
  • Show simple item record