dc.contributor.advisor |
Cousin, Cláudia da Silva |
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dc.contributor.author |
Alvariz, Caroline Cruz |
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dc.date.accessioned |
2024-09-25T17:17:52Z |
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dc.date.available |
2024-09-25T17:17:52Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.identifier.citation |
ALVARIZ, Caroline Cruz. Saberes docentes e ambientais mobilizados em práticas educativas no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia COVID-19 no município do Rio Grande-RS. 2023. 175 f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11585 |
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dc.description |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental
(PPGEA), da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e tem como temática os saberes
docentes e ambientais mobilizados em práticas educativas no Ensino Remoto Emergencial no
contexto da pandemia COVID-19. Traz como problema de pesquisa: como a Educação
Ambiental perpassou o ensino de Geografia durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), no
município do Rio Grande – RS? Para responder tal questionamento, apresenta o seguinte
objetivo geral: compreender como os saberes docentes e ambientais emergiram nas práticas
educativas planejadas pelos professores de Geografia da Educação Básica no município do Rio
Grande. O questionamento foi norteado pelos seguintes objetivos específicos: conhecer as
práticas educativas voltadas para a Educação Ambiental, mobilizadas pelos professores de
Geografia das redes públicas de ensino, durante o Ensino Remoto Emergencial; discutir como
a Educação Ambiental foi trabalhada no Ensino de Geografia nas escolas da Educação Básica,
em tempos pandêmicos; analisar o papel da Educação Ambiental no contexto pandêmico;
compreender quais saberes docentes e ambientais perfazem a prática dos professores de
Geografia, durante o Ensino Remoto Emergencial. Constitui-se como uma pesquisa qualitativa
(MINAYO, 2009), sob a perspectiva Fenomenológica (BICUDO, 2011). A produção dos dados
foi realizada através de Cartas Pedagógicas (FREIRE, 2019) e a análise dos dados qualitativos
foi feita por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) (MORAES; GALIAZZI, 2016). Os
sujeitos da experiência foram professores da rede pública da Educação Básica do município do
Rio Grande – RS, atuantes nos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, da área
do conhecimento de Ciências Humanas (EF) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (EM),
com ênfase no ensino da Geografia, com o objetivo de conhecer as práticas educativas
mobilizadas durante o ERE. Assim, foram convidados três professores de Geografia a participar
da pesquisa e narrar suas vivências cotidianas na circunstancialidade do ERE. Os resultados
obtidos apontam que, a partir da necessidade do ERE como alternativa educativa, os professores
foram desafiados a reinventar-se, buscando novas estratégias e metodologias de ensino para o
desenvolvimento de suas práticas educativas e, nesse cenário, a dimensão ambiental da
educação contribuiu, estabelecendo novas bases para uma educação transformadora. As
práticas docentes relatadas diante do cenário da pandemia demonstraram a importância do
diálogo de saberes na escola para a disseminação de ideias sustentáveis por meio de uma
educação integrada, coerente e inclusiva que busca na conscientização ambiental dos
envolvidos, a transforma-Ação da realidade e o enfrentamento dos problemas socioambientais,
resultando na formação de cidadãos motivados na difusão da Educação Ambiental crítica e
emancipadora. Diante dessa perspectiva, ficou evidente nesse estudo a importância da formação
continuada dos professores da educação básica. A situação provocada pela pandemia expôs
ainda mais as mazelas educacionais e a precarização do trabalho docente. Além disso, para
atender as exigências da profissão, os professores necessitam estar atentos a formação
continuada e aos chamados que a sociedade faz. Assim, entende-se que a formação inicial é
apenas o começo de uma longa jornada, pois o caminho a percorrer traz com ele novos
contextos, os quais demandam uma ação reflexiva ao acervo de saberes teóricos e práticos, visto
que a sociedade pós-moderna exige uma autoavaliação sobre a ação, de forma que o professor
redirecione constantemente o seu trabalho e desenvolvimento de saberes. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research was developed in the Graduate Program in Environmental Education (PPGEA),
at the Federal University of Rio Grande - FURG and has as its theme the teaching and
environmental knowledge mobilized in educational practices in Emergency Remote Teaching
in the context of the COVID-19 pandemic. It brings as a research problem: how did
Environmental Education permeate the teaching of Geography during Remote Emergency
Teaching (ERE), in the municipality of Rio Grande - RS? To answer this question, it presents
the following general objective: to understand how teaching and environmental knowledge
emerged in educational practices planned by Geography teachers in Basic Education in the city
of Rio Grande. The questioning was guided by the following specific objectives: to know the
educational practices aimed at Environmental Education, mobilized by Geography teachers
from public education networks, during Emergency Remote Teaching; discuss how
Environmental Education was worked on in Geography Teaching in Basic Education schools,
in pandemic times; analyze the role of Environmental Education in the pandemic context; to
understand which teaching and environmental knowledge make up the practice of Geography
teachers during Emergency Remote Teaching. It constitutes a qualitative research (MINAYO,
2009), under the phenomenological perspective (BICUDO, 2011). Data production was carried
out through Pedagogical Letters (FREIRE, 2019) and qualitative data analysis was carried out
through Textual Discursive Analysis (DTA) (MORAES; GALIAZZI, 2016). The subjects of
the experience were teachers from the public network of Basic Education in the city of Rio
Grande - RS, working in the final years of Elementary and High School, in the area of
knowledge of Human Sciences (EF) and Applied Human and Social Sciences (EM ), with
emphasis on the teaching of Geography, with the objective of knowing the educational practices
mobilized during the ERE. Thus, three Geography teachers were invited to participate in the
research and narrate their daily experiences in the context of the ERE. The results obtained
indicate that, based on the need for ERE as an educational alternative, teachers were challenged
to reinvent themselves, seeking new teaching strategies and methodologies for the development
of their educational practices and, in this scenario, the environmental dimension of education
contributed , establishing new bases for a transforming education. The teaching practices
reported in the face of the pandemic scenario demonstrated the importance of the dialogue of
knowledge at school for the dissemination of sustainable ideas through an integrated, coherent
and inclusive education that seeks the environmental awareness of those involved, the
transform-Action of reality and the confronting socio-environmental problems, resulting in the
formation of motivated citizens in the dissemination of critical and emancipating
Environmental Education. Given this perspective, the importance of continuing education for
basic education teachers was evident in this study. The situation caused by the pandemic further
exposed the educational ills and precariousness of teaching work. In addition, to meet the
demands of the profession, teachers need to be aware of continuing education and the calls that
society makes. Thus, it is understood that initial training is just the beginning of a long journey,
as the path to be followed brings with it new contexts, which demand a reflective action on the
body of theoretical and practical knowledge, since postmodern society it demands a selfevaluation of the action, so that the teacher constantly redirects his work and development of
knowledge. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental |
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dc.subject |
Saberes Docentes |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia |
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dc.subject |
Pandemia da COVID-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Remoto Emergencial |
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dc.subject |
Environmental Education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching |
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dc.subject |
COVID19 Pandemic |
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dc.subject |
Emergency Remote Teaching |
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dc.title |
Saberes docentes e ambientais mobilizados em práticas educativas no ensino remoto emergencial no contexto da pandemia COVID-19 no município do Rio Grande-RS |
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dc.type |
masterThesis |
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