Abstract:
Objetivo: Identificar a prevalência de sintomas ansiosos e os fatores associados em
Técnicos Administrativos em Educação (TAE) da Universidade Federal do Rio Grande
(FURG).
População alvo: 779 Técnicos Administrativos em Educação do campus carreiros da
FURG.
Delineamento: Estudo transversal.
Desfecho: Sintomas ansiosos, que neste estudo, foi utilizada como construto global
rastreado pelo instrumento General Anxiety Disorder-7 (GAD-7).
Processo amostral: O presente estudo é um recorte de um censo, que investiga
aspectos de saúde nos TAE dos campi da FURG. Para realizar este trabalho, foram
utilizados dados coletados dos 352 TAE lotados no campus carreiros.
Análise estatística: A análise dos dados foi realizada por meio do software Stata 14.
Foi adotado um nível de significância de 5%, bicaudal. Após a análise descritiva, foi
realizada a análise bivariada entre o desfecho, que é a ansiedade e as variáveis
independentes, através do teste Qui-quadrado. Por fim, foi realizada a análise
multivariada através da regressão de Poisson.
Resultados: Foi possível identificar a prevalência de sintomas de ansiedade de 30% na
amostra e a associação significativa com as variáveis: idade (p=0,02), depressão
(p<0,001), assédio moral (p=0,02), risco de suicídio (p=0,03) e autopercepção de
qualidade de vida (p<0,001).
Discussão: A ansiedade é agravo de saúde mental bastante prevalente, que gera
incapacidade laboral, absenteísmo no trabalho, custos sociais e demanda por serviços
de saúde. Nesse sentido, é necessário seguir investigando aspectos de saúde física,
psíquica e laboral dos servidores públicos, principalmente, dos TAE, em decorrência à
expressiva redução dos investimentos públicos na educação e, consequentemente,
8
nas condições de trabalhos desses servidores. Esse contexto tem gerado problemas
de saúde mental, bem como afastamento dos trabalhadores. Para pensar em
intervenções profícuas dentro da universidade, é imprescindível conhecer as variáveis
que estão associadas ao adoecimento.
Aim: To estimate the prevalence anxiety symptons and its associated factors in
admnistrative technicians in education at federal university of Rio Grande (FURG).
Target population: 779 administrative technicians in education on campus carreiros
at federal university of Rio Grande (FURG).
Design: Cross-sectional study.
Outcome: Anxiety symptoms, which in this study was used as a global construct
tracked by the instrument General Anxiety Disorder-7 (GAD-7).
Sampling: The present study is an excerpt from a census, which investigates health
aspects in the TAE of FURG campuses. To carry out this work, data collected from the
352 TAE located on the campus carreiros were used.
Analysis: Data analysis was performed using the software Stata 14. The level of
significance for all analyzes was 5%. After the descriptive analysis using the
independent variables, a bivariate analysis was performed between the outcome
anxiety and the independent variables using the chi-square test. Finally, multivariate
analysis was performed using Poisson regression.
Results: The prevalence of anxiety symptons in the sample was 30%. Significant
association was found with the variables: age (p = 0.02), depression (p <0.001),
bullying (p = 0.02), risk ofsuicide (p = 0.03) and self-perceived quality of life (p <0.001).
Conslusion: Anxiety it’s a prevalent mental health issue, which generates work
incapacity, absenteeism at work, social costs and demand for health services. In this
sense, it is necessary to continue investigating aspects of physical, mental and labor
health of public servants, mainly of TAE, due to the significant reduction in public
investments in education and, consequently, in the working conditions of these
servants. This context has generated mental health problems, as well as the medical
leave of workers. To think of fruitful interventions within the university, it is essential
to know the variables that are associated with illness.