Show simple item record

dc.contributor.advisor Czarneski, Flávia Regina Costa
dc.contributor.author Kuster, Cristian Marciano
dc.date.accessioned 2024-10-24T17:15:19Z
dc.date.available 2024-10-24T17:15:19Z
dc.date.issued 2020
dc.identifier.citation KUSTER, Cristian Marciano. A presença da educação empreendedora nos cursos de Ciências Contábeis sob a ótica do construtivismo. 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2020. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11661
dc.description Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.description.abstract O presente estudo objetiva analisar como se caracteriza a Educação Empreendedora, levandose em conta o ensino do empreendedorismo nos cursos de Ciências Contábeis das universidades do Rio Grande do Sul, sob a ótica da teoria do construtivismo. Inicialmente, foram realizadas análises nas grades curriculares de Ciências Contábeis das universidades do Rio Grande do Sul participantes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) no ano de 2015. Após, coletou-se os dados junto aos coordenadores do Curso de Ciências Contábeis e acadêmicos do Curso. Utilizou-se como forma de análise dos dados a pesquisa metodológica e taxonômica da prática, dos fatos e das ocorrências por meio de estudos para atender as ações que balizam a exigência de validação concreta, segundo Martins e Theóphilo (2016). Para tanto, foi elencada a técnica de análise de conteúdo (FONSECA JÚNIOR, 2009) e a estatística descritiva para a análise dos dados. No tratamento dos resultados, notou-se que as atividades direcionadas ao empreendedorismo inerentes as disciplinas geralmente possuem caráter extraclasse, bem como dois pontos de concordância: a interdisciplinariedades da relação e dos momentos. Verificou-se, também, a disparidade nas respostas de várias questões onde o entendimento do coordenador difere dos acadêmicos e pode-se dizer que são os próprios educadores que dispõe de restrições quanto a sua atuação, o que acaba por isolar seus entendimentos, uma vez que esses seguem se autoprivando de buscar ampliar conhecimentos de outras naturezas/disciplinas. Este estudo contribuiu para a complementação da literatura que trata do processo de tornar o indivíduo em um empreendedor pessoal, sendo que o mesmo necessita que os objetivos sejam passados de forma simples e coerente por parte dos educadores. Dessa forma, demonstra para os alunos a importância de se ter clareza quando do desenvolvimentos de projetos que despertem o interesse para o empreender na sua vida, tendo em mente que o empreender não é só econômico. pt_BR
dc.description.abstract The present study aims to analyze how Entrepreneurial Education is characterized, taking into account the teaching of entrepreneurship in accounting courses at universities of Rio Grande do Sul, from the perspective of the theory of constructivism. Initially, analyzes were carried out in the accounting courses curricula of the universities of Rio Grande do Sul participating in the Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) in 2015. The methodological and taxonomic research of the practice was used as a way of data analysis. , facts and occurrences through studies to meet the actions that guide the requirement of concrete validation according to Martins and Theóphilo (2016). Therefore, the content analysis technique (FONSECA JÚNIOR, 2009) and the descriptive statistics for data analysis were listed. No treatment of the results is remarkable, as the activities directed to the inherent entrepreneurship as disciplines usually have extra-class characters, as well as two points of agreement, an interdisciplinarity of the relationship and of the moments. It was found that there is a difference in the answers to several questions, where the understanding of the academic studies coordinator and it is possible to say what are the unique educators that allow restrictions as to their performance, or that ends up isolating their enterprises, once let these continue to deprive themselves of seeking to expand knowledge of other natures / disciplines. This study contributed to complement the literature where the process of turning the individual into a personal entrepreneur and the same considering the goals are passed on in a simple and coherent way by the educators. In this way, it demonstrates to the students the importance of being clear when developing projects that cause interest or interest in undertaking their life, bearing in mind that undertaking is not so economical. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Contabilidade pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Educação Empreendedora pt_BR
dc.subject Empreendedorismo pt_BR
dc.subject Accounting pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Entrepreneurial Education pt_BR
dc.subject Entrepreneurship pt_BR
dc.title A presença da educação empreendedora nos cursos de Ciências Contábeis sob a ótica do construtivismo pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Mestrado em Contabilidade (Dissertações)
  • Show simple item record