Abstract:
O presente estudo objetiva analisar como se caracteriza a Educação Empreendedora, levandose em conta o ensino do empreendedorismo nos cursos de Ciências Contábeis das universidades
do Rio Grande do Sul, sob a ótica da teoria do construtivismo. Inicialmente, foram realizadas
análises nas grades curriculares de Ciências Contábeis das universidades do Rio Grande do Sul
participantes do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) no ano de 2015.
Após, coletou-se os dados junto aos coordenadores do Curso de Ciências Contábeis e
acadêmicos do Curso. Utilizou-se como forma de análise dos dados a pesquisa metodológica e
taxonômica da prática, dos fatos e das ocorrências por meio de estudos para atender as ações
que balizam a exigência de validação concreta, segundo Martins e Theóphilo (2016). Para tanto,
foi elencada a técnica de análise de conteúdo (FONSECA JÚNIOR, 2009) e a estatística
descritiva para a análise dos dados. No tratamento dos resultados, notou-se que as atividades
direcionadas ao empreendedorismo inerentes as disciplinas geralmente possuem caráter
extraclasse, bem como dois pontos de concordância: a interdisciplinariedades da relação e dos
momentos. Verificou-se, também, a disparidade nas respostas de várias questões onde o
entendimento do coordenador difere dos acadêmicos e pode-se dizer que são os próprios
educadores que dispõe de restrições quanto a sua atuação, o que acaba por isolar seus
entendimentos, uma vez que esses seguem se autoprivando de buscar ampliar conhecimentos
de outras naturezas/disciplinas. Este estudo contribuiu para a complementação da literatura que
trata do processo de tornar o indivíduo em um empreendedor pessoal, sendo que o mesmo
necessita que os objetivos sejam passados de forma simples e coerente por parte dos
educadores. Dessa forma, demonstra para os alunos a importância de se ter clareza quando do
desenvolvimentos de projetos que despertem o interesse para o empreender na sua vida, tendo
em mente que o empreender não é só econômico.
The present study aims to analyze how Entrepreneurial Education is characterized, taking into
account the teaching of entrepreneurship in accounting courses at universities of Rio Grande
do Sul, from the perspective of the theory of constructivism. Initially, analyzes were carried out
in the accounting courses curricula of the universities of Rio Grande do Sul participating in the
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) in 2015. The methodological and
taxonomic research of the practice was used as a way of data analysis. , facts and occurrences
through studies to meet the actions that guide the requirement of concrete validation according
to Martins and Theóphilo (2016). Therefore, the content analysis technique (FONSECA
JÚNIOR, 2009) and the descriptive statistics for data analysis were listed. No treatment of the
results is remarkable, as the activities directed to the inherent entrepreneurship as disciplines
usually have extra-class characters, as well as two points of agreement, an interdisciplinarity of
the relationship and of the moments. It was found that there is a difference in the answers to
several questions, where the understanding of the academic studies coordinator and it is possible
to say what are the unique educators that allow restrictions as to their performance, or that ends
up isolating their enterprises, once let these continue to deprive themselves of seeking to expand
knowledge of other natures / disciplines. This study contributed to complement the literature
where the process of turning the individual into a personal entrepreneur and the same
considering the goals are passed on in a simple and coherent way by the educators. In this way,
it demonstrates to the students the importance of being clear when developing projects that
cause interest or interest in undertaking their life, bearing in mind that undertaking is not so
economical.