Abstract:
Este estudo propôs compreender como ocorre o processo de construção dos saberes mobilizados
pelos docentes dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Contábeis.
Fundamentalmente, têm-se por objetivos específicos (i) identificar os saberes mobilizados pelos
docentes dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Contábeis por meio da
aplicação de um questionário; (ii) descrever como ocorre o processo de construção dos saberes
dos docentes dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Contábeis através da
realização de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa foi realizada em duas etapas, na primeira
etapa, como instrumento de pesquisa, elaborou-se um questionário eletrônico no GOOGLE
FORMS, o qual foi encaminhado para os e-mails dos professores vinculados aos Programas de
Pós-Graduação stricto sensu em Contabilidade com a finalidade de responder ao primeiro
objetivo específico do estudo, resultando em uma amostra com 135 (cento e trinta e cinco)
observações. Na segunda etapa do estudo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com
13 (treze) docentes, 05 (cinco) professores vinculados a Instituições Públicas da região Sul
(FURG, UFSC, UFRGS, UNIOESTE) e 08 (oito) professores vinculados a Instituições Públicas
da região Sudeste (USP, UFRJ, UFU, UFES). As entrevistas foram realizadas por meio da
plataforma conferência web de 22/12/2020 até 19/02/2021. Na sequência, de posse dos dados
quantitativos e qualitativos, buscou-se compreender como ocorreu o processo de construção
dos saberes dos professores, tecendo inter-relações com os saberes docentes na perspectiva de
Tardif e da Teoria Sociológica da Identidade. Como resultado, na primeira etapa do estudo,
verificou-se que os saberes mais mobilizados pelos docentes foram os saberes profissionais, o
que denota que apesar da lacuna quanto a formação pedagógica dos professores investigados,
estes encontram outra forma de elaborar esses saberes e os mobilizam mais no contexto da PósGraduação stricto sensu. Já em relação a construção dos saberes, segunda etapa do estudo, os
achados da pesquisa revelaram que os saberes dos professores vinculados aos Programas de
Pós-Graduação stricto sensu foram construídos durante as suas trajetórias antes de ingressar na
carreira docente, no ambiente da Pós-Graduação stricto sensu, através das suas vivências com
seus mestres, por meio da aquisição de conhecimentos que lhe auxiliaram no início da carreira
docente. No entanto, além das experiências pregressas a carreira docente, a prática docente
também se mostrou como um laboratório para a aquisição/ressignificação dos saberes
adquiridos por meio de processos formativos e experiências pregressas, já que a carreira docente
demanda constante atualização frente as imposições das suas práticas.
This study proposed to understand how the process of construction of the knowledge mobilized
by the teachers of the Postgraduate Programsoccurs stricto sensu in Accounting Sciences.
Fundamentally, the specific objectives are (i) to identify the knowledge mobilized by the
teachers of the Postgraduate Programs stricto sensu in Accounting Sciences through the
application of a questionnaire; (ii) describe how the process of building the knowledge of
professors of Postgraduate Programsoccurs stricto sensu in Accounting Sciencesthrough the
realization of semi-structured interviews. The research was carried out in two stages, in the first
stage, as a research instrument, an electronic questionnaire was created in GOOGLE FORMS,
which was sent to the e-mails of professors linked to theGraduate Programs stricto sensu in
Accounting with the purpose of responding to the first specific objective of the study, resulting
in a sample with 135 observations. In the second stage of the study, semi-structured interviews
were conducted with 13 (thirteen) teachers, 05 (five) teachers linked to Public Institutions in
the South region (FURG, UFSC, UFRGS, UNIOESTE) and 08 (eight) teachers linked to Public
Institutions in the region Southeast (USP, UFRJ, UFU, UFES). The interviews were conducted
through theplatform web conference from 12/22/2020 to 02/19/21. Then, with the quantitative
and qualitative data, we sought to understand how the process of construction of the teachers'
knowledge occurred, weaving interrelationships with the teaching knowledge from the
perspective of Tardif and the Sociological Theory of Identity. As a result, in the first stage of
the study, it was found that the knowledge most mobilized by teachers was professional
knowledge, which denotes that despite the gap in the pedagogical training of the investigated
teachers, they find another way to elaborate this knowledge and mobilize them more in the
context of Post-Graduation stricto sensu. Regarding the construction of knowledge, the second
stage of the study, the research findings revealed that the knowledge of professors linked to
thePostgraduate Programs Stricto Sensuwere built during their trajectories before entering the
teaching career, in the Postgraduate environment. -graduation Stricto sensu, through his
experiences with his masters, through the acquisition of knowledge that helped him in the
beginning of his teaching career. However, in addition to previous experiences in the teaching
career, teaching practice has also proved to be a laboratory for the acquisition / reframing of
knowledge acquired through training processes, since the teaching career demands a constant
update in view of the impositions of its practices.