Epistemologia dos saberes docentes: um estudo com professores de Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Contábeis do Brasil

Zabolotny, Simone Rodrigues

Abstract:

 
Este estudo propôs compreender como ocorre o processo de construção dos saberes mobilizados pelos docentes dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Contábeis. Fundamentalmente, têm-se por objetivos específicos (i) identificar os saberes mobilizados pelos docentes dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Contábeis por meio da aplicação de um questionário; (ii) descrever como ocorre o processo de construção dos saberes dos docentes dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências Contábeis através da realização de entrevistas semiestruturadas. A pesquisa foi realizada em duas etapas, na primeira etapa, como instrumento de pesquisa, elaborou-se um questionário eletrônico no GOOGLE FORMS, o qual foi encaminhado para os e-mails dos professores vinculados aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu em Contabilidade com a finalidade de responder ao primeiro objetivo específico do estudo, resultando em uma amostra com 135 (cento e trinta e cinco) observações. Na segunda etapa do estudo, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 13 (treze) docentes, 05 (cinco) professores vinculados a Instituições Públicas da região Sul (FURG, UFSC, UFRGS, UNIOESTE) e 08 (oito) professores vinculados a Instituições Públicas da região Sudeste (USP, UFRJ, UFU, UFES). As entrevistas foram realizadas por meio da plataforma conferência web de 22/12/2020 até 19/02/2021. Na sequência, de posse dos dados quantitativos e qualitativos, buscou-se compreender como ocorreu o processo de construção dos saberes dos professores, tecendo inter-relações com os saberes docentes na perspectiva de Tardif e da Teoria Sociológica da Identidade. Como resultado, na primeira etapa do estudo, verificou-se que os saberes mais mobilizados pelos docentes foram os saberes profissionais, o que denota que apesar da lacuna quanto a formação pedagógica dos professores investigados, estes encontram outra forma de elaborar esses saberes e os mobilizam mais no contexto da PósGraduação stricto sensu. Já em relação a construção dos saberes, segunda etapa do estudo, os achados da pesquisa revelaram que os saberes dos professores vinculados aos Programas de Pós-Graduação stricto sensu foram construídos durante as suas trajetórias antes de ingressar na carreira docente, no ambiente da Pós-Graduação stricto sensu, através das suas vivências com seus mestres, por meio da aquisição de conhecimentos que lhe auxiliaram no início da carreira docente. No entanto, além das experiências pregressas a carreira docente, a prática docente também se mostrou como um laboratório para a aquisição/ressignificação dos saberes adquiridos por meio de processos formativos e experiências pregressas, já que a carreira docente demanda constante atualização frente as imposições das suas práticas.
 
This study proposed to understand how the process of construction of the knowledge mobilized by the teachers of the Postgraduate Programsoccurs stricto sensu in Accounting Sciences. Fundamentally, the specific objectives are (i) to identify the knowledge mobilized by the teachers of the Postgraduate Programs stricto sensu in Accounting Sciences through the application of a questionnaire; (ii) describe how the process of building the knowledge of professors of Postgraduate Programsoccurs stricto sensu in Accounting Sciencesthrough the realization of semi-structured interviews. The research was carried out in two stages, in the first stage, as a research instrument, an electronic questionnaire was created in GOOGLE FORMS, which was sent to the e-mails of professors linked to theGraduate Programs stricto sensu in Accounting with the purpose of responding to the first specific objective of the study, resulting in a sample with 135 observations. In the second stage of the study, semi-structured interviews were conducted with 13 (thirteen) teachers, 05 (five) teachers linked to Public Institutions in the South region (FURG, UFSC, UFRGS, UNIOESTE) and 08 (eight) teachers linked to Public Institutions in the region Southeast (USP, UFRJ, UFU, UFES). The interviews were conducted through theplatform web conference from 12/22/2020 to 02/19/21. Then, with the quantitative and qualitative data, we sought to understand how the process of construction of the teachers' knowledge occurred, weaving interrelationships with the teaching knowledge from the perspective of Tardif and the Sociological Theory of Identity. As a result, in the first stage of the study, it was found that the knowledge most mobilized by teachers was professional knowledge, which denotes that despite the gap in the pedagogical training of the investigated teachers, they find another way to elaborate this knowledge and mobilize them more in the context of Post-Graduation stricto sensu. Regarding the construction of knowledge, the second stage of the study, the research findings revealed that the knowledge of professors linked to thePostgraduate Programs Stricto Sensuwere built during their trajectories before entering the teaching career, in the Postgraduate environment. -graduation Stricto sensu, through his experiences with his masters, through the acquisition of knowledge that helped him in the beginning of his teaching career. However, in addition to previous experiences in the teaching career, teaching practice has also proved to be a laboratory for the acquisition / reframing of knowledge acquired through training processes, since the teaching career demands a constant update in view of the impositions of its practices.
 

Description:

Dissertação (Mestrado)

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Mestrado em Contabilidade (Dissertações)