Análise da narrativa de Compliance como elemento legitimador no relatório da administração das Instituições Bancárias Moçambicanas

Quiraque, Elcídio Henriques

Abstract:

 
A legitimidade organizacional tem sido amplamente discutida em pesquisas da área de contabilidade gerencial. Estas pesquisas, destacam que a legitimidade se fundamenta na ideia de que a organização opera em sociedade através de um contrato social, comprometendo-se a desenvolver ações em conformidade com as normas socialmente aceitas em troca da aprovação dos seus objetivos. Segundo Suchman (1995), as diferentes dinâmicas comportamentais adaptadas pelas organizações perante a sociedade, possibilitam o ganho, a manutenção ou a recuperação da legitimidade de forma pragmática, moral ou cognitiva. A legitimidade moral envolve uma percepção de que as atividades da organização são julgadas pela sociedade e estas só poderão obter uma imagem socialmente responsável se demonstrarem, por relatórios financeiros e administrativos, que as suas ações estão em conformidade com as normas da sociedade. Estudos correlatos apontam o compliance como um elemento fundamental para a legitimação de instituições bancárias. Assim, esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar a utilização da narrativa de compliance como elemento de legitimação moral no relatório da administração das instituições bancárias Moçambicanas. Além deste, também foram estabelecidos dois objetivos específico. O primeiro teve o intuito de evidenciar as estratégias de legitimidade moral utilizadas nos relatórios de administração de instituições bancárias de Moçambique e o segundo buscou verificar se as instituições bancárias de Moçambique utilizam a narrativa de compliance para ganhar, manter ou recuperar a legitimidade moral. Para o alcance dos objetivos propostos recorreu-se a abordagem qualitativa por meio de análise de conteúdo de relatórios administrativos do exercício econômico de 2019 de 11 instituições bancárias de Moçambique. As evidências da pesquisa constaram que as instituições bancárias de Moçambique se valem da narrativa de compliance apenas para ganhar e manter a legitimidade moral. As estratégias de análise de riscos, treinamento e comunicação e suporte da alta administração foram as estratégias consideradas essenciais para a legitimidade organizacional das instituições bancárias de Moçambique e as estratégias de canais de denúncia, auditoria e monitoramento e as investigações internas não foram identificadas nos relatórios analisados. Desta forma, conclui-se que os gestores das instituições bancárias ao executarem as suas atividades reforçam a imagem positiva da organização para seus interlocutores mediante estratégias de manutenção e ganho de legitimidade em detrimento das estratégias recuperação de legitimidade moral.
 
Organizational legitimacy has been widely discussed in management accounting research. These surveys highlight that legitimacy is based on the idea that the organization operates in society through a social contract, committing itself to developing actions in accordance with socially accepted standards in exchange for the approval of its objectives. According to Suchman (1995), the different behavioral dynamics adapted by organizations to society, make it possible to gain, maintain or recover legitimacy in a pragmatic, moral or cognitive way. Moral legitimacy involves a perception that the organization's activities are judged by society and they will only be able to obtain a socially responsible image if they demonstrate, through financial and administrative reports, that their actions are in conformity with society's norms. Related studies point to compliance as a fundamental element for the legitimation of banking institutions. Thus, this research was carried out with the objective of analyzing the use of the compliance narrative as an element of moral legitimation in the report of the administration of Mozambican banking institutions. In addition to this, two specific objectives were also established. The first was intended to highlight the strategies of moral legitimacy used in the management reports of banking institutions in Mozambique and the second sought to verify whether banking institutions in Mozambique use the compliance narrative to gain, maintain or recover moral legitimacy. To achieve the proposed objectives, a qualitative approach was used through content analysis of administrative reports for the 2019 financial year of 11 banking institutions in Mozambique. The research evidence found that Mozambican banking institutions use the compliance narrative only to gain and maintain moral legitimacy. Strategies for risk analysis, training and communication and support from top management were the strategies considered essential for the organizational legitimacy of Mozambican banking institutions and the strategies of reporting, auditing and monitoring channels and internal investigations were not identified in the analyzed reports . Thus, it is concluded that the managers of banking institutions when carrying out their activities reinforce the positive image of the organization to their interlocutors through strategies for maintaining and gaining legitimacy to the detriment of strategies for recovering moral legitimacy.
 

Description:

Dissertação (Mestrado)

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICEAC - Mestrado em Contabilidade (Dissertações)