Abstract:
A legitimidade organizacional tem sido amplamente discutida em pesquisas da área de
contabilidade gerencial. Estas pesquisas, destacam que a legitimidade se fundamenta na ideia
de que a organização opera em sociedade através de um contrato social, comprometendo-se a
desenvolver ações em conformidade com as normas socialmente aceitas em troca da aprovação
dos seus objetivos. Segundo Suchman (1995), as diferentes dinâmicas comportamentais
adaptadas pelas organizações perante a sociedade, possibilitam o ganho, a manutenção ou a
recuperação da legitimidade de forma pragmática, moral ou cognitiva. A legitimidade moral
envolve uma percepção de que as atividades da organização são julgadas pela sociedade e estas
só poderão obter uma imagem socialmente responsável se demonstrarem, por relatórios
financeiros e administrativos, que as suas ações estão em conformidade com as normas da
sociedade. Estudos correlatos apontam o compliance como um elemento fundamental para a
legitimação de instituições bancárias. Assim, esta pesquisa foi realizada com o objetivo de
analisar a utilização da narrativa de compliance como elemento de legitimação moral no
relatório da administração das instituições bancárias Moçambicanas. Além deste, também
foram estabelecidos dois objetivos específico. O primeiro teve o intuito de evidenciar as
estratégias de legitimidade moral utilizadas nos relatórios de administração de instituições
bancárias de Moçambique e o segundo buscou verificar se as instituições bancárias de
Moçambique utilizam a narrativa de compliance para ganhar, manter ou recuperar a
legitimidade moral. Para o alcance dos objetivos propostos recorreu-se a abordagem qualitativa
por meio de análise de conteúdo de relatórios administrativos do exercício econômico de 2019
de 11 instituições bancárias de Moçambique. As evidências da pesquisa constaram que as
instituições bancárias de Moçambique se valem da narrativa de compliance apenas para ganhar
e manter a legitimidade moral. As estratégias de análise de riscos, treinamento e comunicação
e suporte da alta administração foram as estratégias consideradas essenciais para a legitimidade
organizacional das instituições bancárias de Moçambique e as estratégias de canais de denúncia,
auditoria e monitoramento e as investigações internas não foram identificadas nos relatórios
analisados. Desta forma, conclui-se que os gestores das instituições bancárias ao executarem as
suas atividades reforçam a imagem positiva da organização para seus interlocutores mediante
estratégias de manutenção e ganho de legitimidade em detrimento das estratégias recuperação
de legitimidade moral.
Organizational legitimacy has been widely discussed in management accounting research.
These surveys highlight that legitimacy is based on the idea that the organization operates in
society through a social contract, committing itself to developing actions in accordance with
socially accepted standards in exchange for the approval of its objectives. According to
Suchman (1995), the different behavioral dynamics adapted by organizations to society, make
it possible to gain, maintain or recover legitimacy in a pragmatic, moral or cognitive way. Moral
legitimacy involves a perception that the organization's activities are judged by society and they
will only be able to obtain a socially responsible image if they demonstrate, through financial
and administrative reports, that their actions are in conformity with society's norms. Related
studies point to compliance as a fundamental element for the legitimation of banking
institutions. Thus, this research was carried out with the objective of analyzing the use of the
compliance narrative as an element of moral legitimation in the report of the administration of
Mozambican banking institutions. In addition to this, two specific objectives were also
established. The first was intended to highlight the strategies of moral legitimacy used in the
management reports of banking institutions in Mozambique and the second sought to verify
whether banking institutions in Mozambique use the compliance narrative to gain, maintain or
recover moral legitimacy. To achieve the proposed objectives, a qualitative approach was used
through content analysis of administrative reports for the 2019 financial year of 11 banking
institutions in Mozambique. The research evidence found that Mozambican banking institutions
use the compliance narrative only to gain and maintain moral legitimacy. Strategies for risk
analysis, training and communication and support from top management were the strategies
considered essential for the organizational legitimacy of Mozambican banking institutions and
the strategies of reporting, auditing and monitoring channels and internal investigations were
not identified in the analyzed reports . Thus, it is concluded that the managers of banking
institutions when carrying out their activities reinforce the positive image of the organization
to their interlocutors through strategies for maintaining and gaining legitimacy to the detriment
of strategies for recovering moral legitimacy.