Abstract:
A presente dissertação tem como mote ‘currículo’ e consiste em uma análise documental que, ancorada epistemologicamente no Materialismo HistóricoDialético (MARX, 2019), objetiva investigar a vinculação teórico-pedagógica do Referencial Curricular Gaúcho e do Documento Orientador Curricular do Território Rio-Grandino, parametrizadores do currículo das escolas estaduais e municipais da cidade de Rio Grande/RS, bem como problematizar acerca das implicações para o trabalho educativo com educação linguística. Para tanto, o estudo fundamenta-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural (VIGOTSKI, 2000), da Pedagogia Histórico-Crítica (SAVIANI, 2018), da Filosofia da Linguagem de cunho marxista (VOLÓCHINOV, 2018) e da reflexão sobre Educação Linguística (BRITTO, 2012). Na análise documental, organizada a partir de três eixos – (i) educação e projeto formativo, (ii) ensino e aprendizagem, (iii) conhecimento, conteúdos escolares e currículo –, a contradição emerge como categoria teórico-metodológica prevalecente e os resultados apontam que a base teórico-pedagógica de ambos os documentos consiste nas denominadas pedagogias do “aprender a aprender”, em especial a Pedagogia das Competências. Sob esse viés, a educação é concebida acriticamente em relação à sociedade, o projeto formativo previsto possui cunho adaptativo, preconiza-se a aprendizagem em detrimento do ensino, descaracterizando o papel do professor e promovendo a cisão entre teoria e prática na práxis docente. Ainda, evidencia-se que o conhecimento é secundarizado no trabalho educativo, relacionado à imediaticidade da realidade social e preso ao senso comum característico do cotidiano dos estudantes. Por fim, o estudo revela que o currículo, nos documentos examinados, retrata um viés pós-moderno, na senda do multiculturalismo, voltado ao respeito à pluralidade de ideias e diversidade cultural que, em essência, impossibilitam o acesso da classe trabalhadora aos saberes objetivos historicamente produzidos e acumulados pela humanidade. Desse modo, a concepção curricular presente no Referencial Curricular Gaúcho e no Documento Orientador Curricular do Território Rio-Grandino se torna expressão da lógica neoliberal e, portanto, legitimadora do capitalismo, exigindo, pois, uma reflexão mais aguda por parte dos profissionais da educação em relação a tais documentos no que diz respeito à potencialidade transformadora da educação escolar.
The following master thesis discusses ‘curriculum’ and consists of a document analysis, epistemologically anchored in the Historical-Dialectical Materialism (MARX, 2019), which aims at investigating the theoretical-pedagogical linking of the Gaúcho Curricular Reference and the Curriculum Guiding Document of the Rio-Grandino Territory, state and municipal schools’ curriculum parameterizers from the city of Rio Grande/RS, as well as problematizing about the implications for educational work with language. Therefore, the study is based on the assumptions of the Historical-Cultural Theory (VIGOTSKI, 2000), the HistoricalCritical Pedagogy (SAVIANI, 2018), the Marxism-Oriented Language Philosophy (VOLÓCHINOV, 2018) and the reflection about Linguistic Education (BRITTO, 2012). In the document analysis, organized from three axes – (i) education and formative project, (ii) teaching and learning, (iii) knowledge, scholar contents and curriculum –, the contradiction emerged as prevailing theoretical-methodological category and the results indicate that the theoretical-pedagogical basis of both documents consist of the so-called “learning to learn” pedagogies, in particular the Pedagogy of Competences. Under this bias, education is conceived uncritically in relation to society, the formative project has an adaptive nature and learning is highlighted at the expense of teaching, mischaracterizing the role of the teacher and promoting the split between theory and practice in teaching praxis. Still, it was evidenced that knowledge is secondary in educational work, related to the immediacy of social reality and attached to the commonsense characteristic of students’ daily lives. Finally, the study reveals that the curriculum, in the aforementioned documents, portrays a postmodern perspective, on the path of multiculturalism, aimed at respecting the plurality of ideas and cultural diversity that, in essence, make it impossible for the working class to access objective knowledge historically produced and accumulated by humanity. This way, the conception of curriculum present in the Gaúcho Curricular Reference and the Curriculum Guiding Document of the Rio-Grandino Territory becomes an expression of neoliberal logic and, thus, legitimatizing capitalism, then demanding a more acute reflection on the part of education professionals in relation to such documents regarding the transforming potential of school education.