Abstract:
Esta pesquisa tem por objetivo investigar o funcionamento discursivo do silêncio nos discursos sobre o machismo em um documentário intitulado O silêncio dos homens. Para tanto, são mobilizados os conceitos de silêncio fundante e a política do silêncio de Eni P. Orlandi (2007, 2012), bem como os conceitos basilares da teoria da Análise de Discurso, fundada por Michel Pêcheux, como sujeito, ideologia, formação discursiva, interdiscurso, intradiscurso, assujeitamento e posição-sujeito. Tomando o conceito de discurso enquanto efeito de sentidos, a Análise de Discurso busca explicitar os mecanismos de determinação histórica dos processos de significação, compreendendo que a ideologia, que interpela os sujeitos, está manifesta na linguagem. Outros conceitos também servem de sustentação para o desenvolvimento desta pesquisa. São eles: o conceito de negação externa, o de nós político e da não pessoa discursiva de Indursky (1997, 2005); e, ainda, os conceitos de falta, excesso e estranhamento de Ernst-Pereira (2009). Para a construção do corpus, foi necessária a transcrição de todas as falas dos participantes do documentário e, a partir delas, foram selecionadas as sequências discursivas, analisadas por meio do gesto de interpretação de acordo com o dispositivo teórico-analítico da Análise de Discurso. Observou-se, pela prevalência dos saberes da formação discursiva machista, a partir do fio do discurso (intradiscurso), que o silêncio como censura interdita determinados dizeres dos sujeitos que se filiam a essa formação discursiva, como forma de perpetuar sua posição-sujeito de homem viril, dominador e controlador e de sua posição hierarquicamente superior com relação às suas companheiras e seus filhos. Foi possível depreender, por meio do gesto analítico, que o silenciamento desses dizeres, relacionados às questões de cunho mais íntimo, é compreendido como um dos disparadores para comportamentos agressivos, incluindo atos de violência contra a mulher. Foi de extrema relevância observar, em alguns dos discursos, o movimento de desidentificação de alguns sujeitos que não mais se reconhecem identificados com os saberes referentes à formação discursiva machista. Enfim, esta pesquisa, ao analisar o discurso de homens e mulheres acerca dos modelos de masculinidade presentes na nossa sociedade atual, buscou refletir sobre a linguagem, enquanto um dos elementos constitutivos do processo discursivo que, no caso deste estudo, se deu sob determinadas condições sociais e ideológicas, tematizando o machismo e suas tenebrosas ramificações na vida dos homens, mulheres e crianças brasileiras, mesmo sob a forma de silêncio.
This research aims at investigating the discursive functioning of silence in the discourses about machismo in a documentary entitled O silêncio dos homens. In order to do so, concepts as founding silence and silence policy by Eni P. Orlandi (2007, 2012), as well as other key concepts from the theory of Discourse Analysis, founded by Michel Pêcheux, are mobilized. Other concepts also serve as support for the development of this research. They are based on the work of Orlandi (2007, 2012); Indursky (1997, 2005); and Ernst-Pereira (2009, 2011). For the construction of the corpus, the participants’ speeches were transcripted in order to select the discursive sequences which would be analyzed through the gesture of interpretation according to the theoretical-analytic device of Discourse Analysis. It was observed, due to the prevalence of the knowledge of the sexist discursive formation in the “thread” of discourse (intradiscourse), that silence as censorship prohibits certain sayings of the subjects who are affiliated to this discursive formation, as a way of perpetuating their position as a virile, dominating and controlling man and of his hierarchically superior position in relation to their female partners and their children. It was possible to infer, through the analytical gesture, that the silencing of these sayings, related to intimate issues, is understood as one of the triggers for aggressive behavior, including acts of violence against women. It was extremely important to observe, in some of the speeches, the movement of disidentification of some subjects who no longer recognize themselves as belonging to the sexist discursive formation. Finally, when analyzing the discourse of men and women about the models of masculinity present in our current society, this research aimed at evoking a deep reflection on the language as one of the constitutive elements of the discursive process that, concerning this study, took place under determined social and ideological conditions, bringing up the theme of the systematic form of male chauvinism and its dark ramifications in the lives of Brazilian men, women and children, even as the form of silence.