Abstract:
O presente trabalho se propõe a analisar a poesia de autoria feminina negra brasileira, através da poética contemporânea de Ana dos Santos e Bell Puã, em seus livros Pequenos grandes lábios negros e Lutar é crime, respectivamente. Essa poética vem de um espaço de manifestação periférico, em termos de legitimação de seu fazer e é uma poesia que surge em saraus e slams e chega na escrita trazendo as escrevivências das autoras que, em seus textos, discutem o cotidiano da mulher negra, a solidão, o patriarcado, e racismo. A pesquisa, de cunho bibliográfico, levará em conta as discussões teóricas sobre gênero, decolonialidade e literatura de autoria feminina negra brasileira, com base em Lucía Tennina, Beatriz Nascimento, María Lugones, Audre Lorde entre outras/os.
El presente trabajo se propone analizar la poesía de autoría femenina negra brasileña, a través de la poética contemporanea de Ana dos Santos y Bell Puã, en sus libros Pequenos grandes lábios negros e Lutar é crime, respectivamente. Esa poética viene del espacio que surge en saraus e slams e llega en la escrita, trayendo el escrevivir de las autoras que, en sus textos, discuten el cotidiano de la mujer negra, la soledad, el patriarcado y el racismo. La pesquisa, de carácter bibliográfico, llevará en cuenta las discusiones teóricas sobre género, decolonialidad y literatura de autoría femenina negra brasileña, fundamentado en Lucía Teninna, Beatriz Nascimento, María Lugones, Audre Lorde entre otras/os.