O "eu" que escreve e o "eu" que (se) lê: a literatura juvenil LGBTQIAPN+ de Antônio Schimeneck e Anna Ramos

Fraga, Marlise Soares de

Abstract:

 
As inquietações sobre sexualidade e identidades de gênero são frequentes no cotidiano escolar, ainda que nem sempre sejam debatidas ou estejam no âmbito de leitura de estudantes da educação básica. A presente dissertação se volta para o estudo da literatura juvenil, especificamente para a obra Por que eu não consigo gostar dele/dela?, de Anna Cláudia Ramos e Antônio Schimeneck, que se acerca de questões referentes a identidades LGBTQIAPN+. A pesquisa discute o possível papel da temática no ambiente escolar e na formação do sujeito-leitor enquanto aquela/aquele que lê e que produz seus próprios significados para a leitura, em um processo aberto às experiências únicas do sujeito. Nesse sentido, acreditamos que inclusive o modo como o livro foi construído contribui para a sua leitura dialética, pois o texto de Ramos e Schimeneck não só aborda as descobertas do amor e da sexualidade, mas nasce da escrita e das leituras plurais e subjetivizadas dos autores. É nosso objetivo, portanto, pensar em diálogos possíveis para a narrativa que é o foco desta investigação. Para embasar o trabalho, recorremos, inicialmente, a aportes teóricos sobre adolescência, sexualidade(s) e identidade(s), a partir de Freud, Formigli, Aguiar, Ozella, dentre outros. Também buscamos referentes para refletir sobre a literatura juvenil contemporânea brasileira e sua inserção no ensino de literatura na escola, com base em Maria Amélia Dalvi, Michèle Petit e Teresa Colomer, entre outros. Essas perspectivas estão vinculadas, neste estudo, ao conceito de sujeito-leitor, discutido principalmente por Annie Rouxel e Gerard Langlade.
 
Concerns about sexuality and gender identities are frequent in everyday school life, although they are not always debated or within the scope of reading for basic education students. This dissertation focuses on the study of young adult literature, specifically on the work "Por que eu não consigo gostar dele/dela?" (Why Can't I Like Him/Her?) by Anna Cláudia Ramos and Antônio Schimeneck, which addresses issues related to LGBTQIAPN+ identities. The research discusses the possible role of this theme in the school environment and in the formation of the reader-subject, who reads and produces their own meanings for the text, in a process open to the unique experiences of the individual. In this sense, we believe that even the way the book was constructed contributes to its dialectical reading, as Ramos and Schimeneck's text not only addresses discoveries of love and sexuality but also arises from the plural and subjectivized writings and readings of the authors. Therefore, it is our goal to consider possible dialogues for the narrative that is the focus of this investigation. To support the work, we initially resort to theoretical contributions on adolescence, sexuality(ies), and identity(ies), drawing from Freud, Formigli, Aguiar, Ozella, among others. We also seek references to reflect on contemporary Brazilian young adult literature and its integration into literature education in schools, based on Maria Amélia Dalvi, Michèle Petit, Teresa Colomer, among others. These perspectives are linked, in this study, to the concept of the reader-subject, mainly discussed by Annie Rouxel and Gerard Langlade.
 

Description:

Dissertação (Mestrado)

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ILA- Mestrado em Letras – (Dissertações)