Abstract:
O interesse desta pesquisa volta-se para a necessidade de discutir e problematizar o trabalho com alfabetização e letramento, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, a partir de uma visão dialógica da linguagem, dentro de um contexto de ensino remoto. No decorrer da dissertação, considerações foram tecidas a partir de possíveis relações entre os estudos do Círculo de Bakhtin (2016) e Volóchinov (2018) e estudos sobre letramento, alfabetização e ensino de língua com Soares (2020), Ferreiro (1999/2011) e Antunes (2003). A fase de aquisição da língua escrita é um momento muito rico e repleto de possibilidades que envolvem leituras das mais diversas formas. No entanto, ainda encontramos nas escolas algumas práticas descontextualizadas e atividades mecanicistas, que abordam a alfabetização como pura decodificação do sistema alfabético, sem levar em consideração as complexidades que envolvem a aprendizagem da escrita. Essas práticas não levam em conta a interdiscursividade dos sujeitos nem a concepção de língua como espaço de interação. Elas foram ressignificadas pelos usos das tecnologias no ensino remoto, mas algumas vezes nelas o trabalho com a língua permaneceu estático. Diante dessas questões, o objetivo geral desta pesquisa é refletir acerca das percepções de professoras dos anos iniciais de uma escola municipal de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, no que se refere à alfabetização e ao letramento, em tempos de ensino remoto. Os objetivos específicos são: pesquisar os olhares docentes nos processos de alfabetização e letramento e analisá-los a partir de uma perspectiva dialógica da linguagem; e discutir sobre a importância de se desenvolver uma prática docente que considere os gêneros discursivos no período da alfabetização. A partir do aporte teórico, de minhas interações escolares enquanto professora e das análises de questionários preenchidos por professoras da rede municipal do Rio Grande, reflexões foram levantadas e debatidas em torno da alfabetização e do letramento como processo dialógico de aprendizagem, a fim de estabelecer ligações entre estudos das áreas de linguagem e educação.
The interest of this research turns to the need to discuss and problematize the work with alphabetization and literacy, in the early years of Elementary School, from a dialogic view of language, within a context of remote teaching. During the dissertation, considerations were woven from possible relationships between the studies of the Bakhtin Circle (2016) and Volóchinov (2018) and studies on literacy, alphabetization and language teaching with Soares (2020), Ferreiro (1999/2011) and Antunes (2003). The phase of acquiring written language is a very rich moment, full of possibilities that involve readings in the most diverse ways. However, we still find in schools some decontextualized practices and mechanistic activities, which approach alphabetization as being the pure decoding of the alphabetic system, without taking into account the complexities that involve learning to write. These practices do not take into account the subjects' interdiscursivity or the conception of language as a space for interaction. They were resignified by the use of technologies in remote teaching, but sometimes the work with the language remained static. Faced with these questions, the general objective of this research is to reflect on the perceptions of teachers in the early years of a municipal school in Rio Grande with regard to alphabetization and literacy, in times of remote teaching. The specific objectives are: to research the perspectives of professors in the alphabetization and literacy processes and to analyze them from a dialogic perspective of language; and discuss the importance of developing a teaching practice that considers discursive genres in the alphabetization period. From the theoretical contribution, from my school interactions as a teacher and from the analysis of questionnaires completed by teachers from the municipal network of Rio Grande, reflections were raised and debated around alphabetization and literacy as a dialogical learning process, in order to establish connections between studies in the areas of language and education.