dc.contributor.advisor |
Freire, Simone Grohs |
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dc.contributor.advisor |
Podewils, Tamires Lopes |
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dc.contributor.author |
Assis, Laryssa Louzada de |
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dc.date.accessioned |
2024-12-04T18:53:24Z |
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dc.date.available |
2024-12-04T18:53:24Z |
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dc.date.issued |
2023 |
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dc.identifier.citation |
Assis, Laryssa Louzada de. Educação Ambiental Crítica e a inter relação entre a dominação das mulheres e da natureza. 2023. 91f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11918 |
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dc.description |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação tem como tema a Educação Ambiental Crítica e a inter-relação entre a dominação das mulheres e da natureza. Intenciona discutir a questão: “Que diálogos podem ser tecidos entre o estudo da inter-relação entre a dominação das mulheres e da natureza e a Educação Ambiental Crítica?”. A abordagem metodológica selecionada é o materialismo
histórico (MARX, 2017) e a técnica de estudo escolhida é a Leitura Imanente (LESSA, 2014) que é uma técnica de estudo marxista que busca desvelar as conexões do texto com a totalidade da materialidade sócio-histórica. Concluiu-se que as pautas socioambientais de Educação Ambiental Crítica situam-se em um ponto de convergência entre a dominação capitalista, patriarcal e colonial. Ou seja, os diálogos tecidos entre o estudo da inter-relação entre a dominação das mulheres e da natureza e a Educação Ambiental Crítica, possibilitam ampliar o horizonte temporal da crítica da Educação Ambiental (PEDRUZZI, 2019). |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This dissertation has as its theme Critical Environmental Education and the interrelationship between the domination of women and nature. It intends to discuss the question: “What dialogues can be woven between the study of the interrelationship between the domination of women and nature and Critical Environmental Education?”. The selected methodological approach is historical materialism (MARX, 2017) and the chosen study technique is Immanent Reading (LESSA, 2014) which is a Marxist study technique that seeks to reveal the connections of the text with the totality of socio-historical materiality . It was concluded that the socio-environmental guidelines of Critical Environmental Education are located at a point of convergence between capitalist, patriarchal and colonial domination. That is, the dialogues
woven between the study of the interrelationship between the domination of women and nature and Critical Environmental Education, make it possible to expand the time horizon of the critique of Environmental Education (PEDRUZZI, 2019). |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Ambiental Crítica |
pt_BR |
dc.subject |
Fundamentos de Educação Ambiental |
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dc.subject |
Feminismos Críticos |
pt_BR |
dc.subject |
Marxismo |
pt_BR |
dc.subject |
Mulheres |
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dc.subject |
Natureza |
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dc.subject |
Critical Environmental Education |
pt_BR |
dc.subject |
Fundamentals of Environmental Education |
pt_BR |
dc.subject |
Critical Feminisms |
pt_BR |
dc.subject |
Women |
pt_BR |
dc.subject |
Nature |
pt_BR |
dc.title |
Educação Ambiental Crítica e a inter relação entre a dominação das mulheres e da natureza |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |