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dc.contributor.advisor Freire, Simone Grohs
dc.contributor.advisor Podewils, Tamires Lopes
dc.contributor.author Assis, Laryssa Louzada de
dc.date.accessioned 2024-12-04T18:53:24Z
dc.date.available 2024-12-04T18:53:24Z
dc.date.issued 2023
dc.identifier.citation Assis, Laryssa Louzada de. Educação Ambiental Crítica e a inter relação entre a dominação das mulheres e da natureza. 2023. 91f. Dissertação (Mestrado) - Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2023. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.furg.br/handle/123456789/11918
dc.description Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação tem como tema a Educação Ambiental Crítica e a inter-relação entre a dominação das mulheres e da natureza. Intenciona discutir a questão: “Que diálogos podem ser tecidos entre o estudo da inter-relação entre a dominação das mulheres e da natureza e a Educação Ambiental Crítica?”. A abordagem metodológica selecionada é o materialismo histórico (MARX, 2017) e a técnica de estudo escolhida é a Leitura Imanente (LESSA, 2014) que é uma técnica de estudo marxista que busca desvelar as conexões do texto com a totalidade da materialidade sócio-histórica. Concluiu-se que as pautas socioambientais de Educação Ambiental Crítica situam-se em um ponto de convergência entre a dominação capitalista, patriarcal e colonial. Ou seja, os diálogos tecidos entre o estudo da inter-relação entre a dominação das mulheres e da natureza e a Educação Ambiental Crítica, possibilitam ampliar o horizonte temporal da crítica da Educação Ambiental (PEDRUZZI, 2019). pt_BR
dc.description.abstract This dissertation has as its theme Critical Environmental Education and the interrelationship between the domination of women and nature. It intends to discuss the question: “What dialogues can be woven between the study of the interrelationship between the domination of women and nature and Critical Environmental Education?”. The selected methodological approach is historical materialism (MARX, 2017) and the chosen study technique is Immanent Reading (LESSA, 2014) which is a Marxist study technique that seeks to reveal the connections of the text with the totality of socio-historical materiality . It was concluded that the socio-environmental guidelines of Critical Environmental Education are located at a point of convergence between capitalist, patriarchal and colonial domination. That is, the dialogues woven between the study of the interrelationship between the domination of women and nature and Critical Environmental Education, make it possible to expand the time horizon of the critique of Environmental Education (PEDRUZZI, 2019). pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Ambiental Crítica pt_BR
dc.subject Fundamentos de Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Feminismos Críticos pt_BR
dc.subject Marxismo pt_BR
dc.subject Mulheres pt_BR
dc.subject Natureza pt_BR
dc.subject Critical Environmental Education pt_BR
dc.subject Fundamentals of Environmental Education pt_BR
dc.subject Critical Feminisms pt_BR
dc.subject Women pt_BR
dc.subject Nature pt_BR
dc.title Educação Ambiental Crítica e a inter relação entre a dominação das mulheres e da natureza pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)
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