Abstract:
Inserido na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) - EAEFE, este estudo propõe-se a analisar o trabalho docente de uma professora do Atendimento Educacional Especializado-AEE, o qual é realizado em uma escola da rede municipal localizada na cidade do Rio Grande/RS. Para tanto, fez-se necessário olhar para a tese de doutorado da professora, que é egressa do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, visando então compreender como a educadora do AEE desenvolve a inclusão dos alunos/as com deficiências nessa escola, percebendo se seu agir está atrelado com sua tese de doutorado, e se permeia a Educação Estético-Ambiental, sendo assim, capaz de potencializar a inclusão de alunos/as com deficiências, incluídos no ensino regular. O trabalho é um estudo de caso, de abordagem qualitativa, e a análise dos dados foi realizada por meio da análise de conteúdo. A partir das investigações, emergiram três categorias: (1) A in/exclusão experienciada por uma profissional do atendimento educacional especializado; (2) A dimensão do atendimento educacional especializado e (3) Entrelaçamentos entre educação especial e educação estético-ambiental. Portanto, considerei que o agir pedagógico agregado à Educação Estético-Ambiental é um importante subsídio para qualificar os processos de inclusão nas escolas regulares, pois possibilita uma prática sensível, significada e de qualidade. Com este trabalho, busquei contribuir para a formação de educadores mais sensíveis e preocupados com questões sociais.
Inserted in the line of research Environmental Education: Teaching and Training of Educators - EAEFE, this study proposes to analyze the teaching work of a teacher of the Specialized Educational Assistance - AEE, which is carried out in a municipal school located in the city of Rio Grande/RS. Therefore, it was necessary to look at the professor's doctoral thesis, which is a graduate of the Graduate Program in Environmental Education - PPGEA, in order to understand how the AEE
educator develops the inclusion of students with disabilities in this school, realizing if their action is linked to their doctoral thesis, and is permeated by Aesthetic-Environmental Education, thus being able to enhance the inclusion of students with disabilities, included in regular education. The work is a case study, with a qualitative approach and data analysis was carried out through content analysis. From the investigations, three categories emerged: (1) The in/exclusion experienced by a professional of specialized educational assistance; (2) The dimension of educational assistance and (3)
Intertwining between special education and aesthetic-environmental education. Therefore, considering that the pedagogical action added to Aesthetic-Environmental Education is an important subsidy to qualify the inclusion processes in regular schools, as it enables a sensitive, meaningful and quality practice. With this work, I seek to contribute to the training of educators who are more sensitive and concerned with social issues.