Universidade
Federal do Rio Grande
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Contribuição da educação ambiental na explicitação e resolução de conflitos em torno dos recursos hídricos

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Resumo

A Política Nacional de Recursos Hídricos, com o objetivo de assegurar à atual e às futuras gerações a disponibilidade de água, em padrões de qualidade adequados aos respectivos usos, apóia-se nos Comitês de Bacia Hidrográfica enquanto instrumentos para a gestão descentralizada deste recurso. No entanto, esta política por si só é incapaz de gerenciar os conflitos entre os diversos usuários, pela falta de tradição em processos participativos e explicitação, e busca de resolução consensuada dos conflitos. Este trabalho objetiva, assim, contribuir para a discussão teórico-metodológica das ações de Educação Ambiental, integrando modelos comportamentais e estruturais na resolução de conflitos. Incorpora o plano da esfera pública como palco das ações da Educação Ambiental. A estrutura apresentada fundamenta-se num referencial teórico de caráter crítico, com compromisso de ação emancipatória, voltado para a resolução de conflitos pelo empowerment sociocomunitário, que leve a uma maior eqüidade social.

Descrição

Artigo de periódico

Palavras-chave

Educação Ambiental, Sustentabilidade, Recursos hídricos, Resolução de conflitos

Citação

BERLINCK, Christian Niel; CALDAS, Ana Luiza Rios; MONTEIRO, Aline H. R. Rendall; SAITO, Carlos Hiroo. Contribuição da educação ambiental na explicitação e resolução de conflitos em torno dos recursos hídricos. Ambiente & Educação: Revista de Educação Ambiental, Rio Grande, v. 8, n. 1, p. 117–129, 2009.

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