Universidade
Federal do Rio Grande
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Sistema de numeração decimal no ciclo de alfabetização: as ações docentes

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Resumo

O presente trabalho pesquisou como as ações docentes podem favorecer, ou não, o desenvolvimento do conhecimento lógico-matemático em crianças do Ciclo de Alfabetização, diante do ensino do Sistema de Numeração Decimal. O principal referencial teórico utilizado foi a Epistemologia Genética piagetiana. A coleta de dados baseou-se em uma metodologia qualitativa, consistindo numa adaptação do Método Clínico piagetiano aliado a Análise Documental. Realizaram-se quatro observações de aula e uma entrevista com cada professora participante, bem como a análise do conteúdo das diretrizes curriculares de Matemática de cada uma das escolas visitadas. As participantes da pesquisa foram dezessete professoras que atuam no segundo ano do Ciclo de Alfabetização de onze escolas da rede de ensino do estado do Rio Grande do Sul, todas localizadas no munícipio de Porto Alegre. Estas escolas foram selecionadas em virtude do melhor índice de proficiência em Matemática, com base nos resultados divulgados pelo IDEB. A partir dos dados coletados na pesquisa, foram construídas três categorias gerais de análise, as quais contemplam diferentes perspectivas de ensino. A primeira categoria de análise apresentada corresponde a perspectiva transmissiva, àquela que acredita no ensino do Sistema de Numeração Decimal através da transmissão e repetição de informações, logo, limita-se ao desenvolvimento do conhecimento social. A segunda categoria compreende a perspectiva intuitiva, essa por sua vez, as ações docentes apresentadas são tendenciosas em valorizar em primazia o pensamento intuitivo da criança, por isso insistem na construção de abstrações empíricas, com enfoque no conhecimento social e físico. A terceira categoria revela como as ações docentes são benéficas para o desenvolvimento do conhecimento lógico-matemático em crianças, consistindo em uma perspectiva interacionista. Diante do processo de categorização, infere-se que o impedimento para se avançar no desenvolvimento do raciocínio lógico repousa sobre o fato das poucas oportunidades oferecidas à criança, para que, além de realizar abstrações empíricas realize abstrações pseudoempíricas, que passe a abstrair não apenas as qualidades do objeto, mas das suas próprias ações ou coordenações de ação.
The present paper studied how the teaching relations can promote, or not, the development of the logical-mathematical knowledge in children in the Literacy Cycle, when it comes to the Decimal Numbering System. The main theoretical literature used was Piaget’s Genetic Epistemology. Data collection was based on a qualitative methodology, comprising an adaptation of Piaget’s Clinical Method combined with Documental Analysis. There were four class observations and an interview with each of the teachers, as well as an analysis of the content of Mathematics curricular guidelines of each of the schools visited. The interview participants were seventeen teachers who work with the second grade of the Literacy Cycle in eleven schools of Rio Grande do Sul state, all located in Porto Alegre. These schools were selected because they hold the best indexes in math proficiency, according to the results disclosed by IDEB. Based on the data collected during the research, three general analysis categories were developed, which comprehend different teaching perspectives. The first corresponds to the perspective of transmission, where it is believed that the teaching of the Decimal Numbering System is accomplished through transmission and repetition of information; thus, it is limited to the development of the social knowledge. The second category comprises the intuitive perspective, where the teacher’s actions tend to mostly value the child’s intuitive thought; thus insisting on the construction of empiric abstractions, focusing the social and physical knowledge. The third category reveals how the teacher’s actions are beneficial for the development of the logical-mathematical knowledge in children, with an interaction perspective. From the categorization process, it may be inferred that what impedes the development of the logical reasoning lies on the few opportunities offered to the child to perform, besides the empiric abstractions, pseudoempirical abstractions, that is, they should have the opportunity to abstract not only the qualities of the object, but also their own actions or actions coordinations.

Descrição

Tese (Doutorado)

Palavras-chave

Construção de Conhecimento, Ensino do Sistema de Numeração Decimal, Ciclo de Alfabetização, Epistemologia Genética, Knowledge Construction, Teaching the Decimal Numbering System, Literacy Cycle, Genetic Epistemology

Citação

CENCI, Danielle. Sistema de numeração decimal no ciclo de alfabetização: as ações docentes. 2017. 223f. Tese (Doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2017.

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