Universidade
Federal do Rio Grande
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Bases teórico-metodológicas utilizadas pelo enfermeiro na educação em saúde ao usuário com acidente vascular cerebral e família à luz do pensamento ecossistêmico

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Resumo

Objetivou-se analisar as concepções teórico-metodológicas do enfermeiro acerca da educação em saúde e como ele desenvolve o processo educativo ao usuário com acidente vascular cerebral e família, no período de internação hospitalar, para o cuidado domiciliar: à luz do Pensamento Ecossistêmico. Este estudo ancorou-se no paradigma teórico-filosófico ecossistêmico, cuja aplicabilidade sustentou a temática em estudo. Assim, teve-se a Tese: As ações educativas desenvolvidas pelo enfermeiro, conforme suas concepções teórico- metodológicas ao usuário com Acidente Vascular Cerebral e família, no período de internação hospitalar, à luz do Pensamento Ecossistêmico, possibilitam transformar o conhecimento, comportamentos e atitudes dos usuários e familiares e contribuir para a prática do cuidado domiciliar e melhoria da sua saúde. O percurso metodológico caracterizou-se como pesquisa descritiva e exploratória, com abordagem qualitativa. A coleta de dados foi realizada online no primeiro semestre de 2021, utilizando-se de entrevista semiestruturada com 18 enfermeiros que exercem função assistencial nas unidades de clínica médica dos três Hospitais Universitários do Estado do Rio Grande do Sul-Brasil, que possuem contrato vigente com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares. Para o recrutamento dos participantes seguiu-se os passos de Goodman, por meio da técnica de amostragem não probabilística denominada Snowball. Os dados das entrevistas foram analisados pelo método de Análise de Conteúdo de Bardin. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande, sob o parecer CAAE: 39733320.6.0000.5324, sob o parecer no 4.442.386. A partir dos resultados surgiram as categorias: “Perfil sociodemográfico e funcional dos enfermeiros”; “Início e desenvolvimento do processo educativo para a alta hospitalar”; “Bases Teórico-metodológicas utilizadas pelos enfermeiros no processo educativo”; “Dificuldades para o desenvolvimento do processo educativo”; “Facilidades para o desenvolvimento do processo educativo”, as quais foram discutidas no desenvolver da Tese. As categorias permitiram traçar o perfil sociodemográfico e funcional dos participantes. Evidenciaram que as formas de desenvolver o processo educativo são diversas, e com objetivos distintos, influenciadas por diferentes Teorias Educativas, além de terem conhecimento a respeito de alguns autores, mas que não são seguidos para o desenvolver do processo educativo. O processo educativo de forma processual e continuo a usuários e familiares durante o período de internação hospitalar pode trazer benefícios para o desenvolver do cuidado domiciliar após a alta hospitalar. Os dados também permitiram conhecer as facilidades e dificuldades elencadas pelos enfermeiros para a realização do processo educativo. Desta maneira, denota- se a importância de uma Educação em Saúde, capaz de superar e o paradigma cartesiano, modificações do pensamento fragmentado e verticalizado para o paradigma do pensamento ecossistêmico. A aceitação de um novo paradigma requer não apenas mudanças conceituais nas ciências da saúde, mas uma reeducação da população, e dos profissionais de forma geral. Nesse sentido, entende-se que a prática educativa do enfermeiro, sob a luz do Pensamento Ecossistêmico envolve além da mudança paradigmática, repensar o cuidado, a própria prática educativa, bem como as concepções teóricas e metodológicas que sustentam essa prática.
The objective was to analyze the theoretical-methodological conceptions of nurses about health education and how they develop the educational process for users with stroke and their families, during hospitalization, for home care: in the light of Ecosystem Thinking. This study was anchored in the ecosystem theoretical-philosophical paradigm, whose applicability supported the theme under study. Thus, there was the Thesis: The educational actions developed by nurses, according to their theoretical-methodological conceptions to users with Stroke and their families, during hospitalization, in the light of Ecosystem Thinking, make it possible to transform knowledge, behaviors and attitudes users and family members and contribute to the practice of home care and improvement of their health. The methodological path was characterized as descriptive and exploratory research, with a qualitative approach. Data collection was carried out online in the first half of 2021, using a semi-structured interview with 18 nurses who work in the clinical medicine units of the three University Hospitals in the State of Rio Grande do Sul-Brazil, which have a current contract with the Brazilian Hospital Services Company. For the recruitment of participants, Goodman's steps were followed, through the non-probabilistic sampling technique called Snowball. The interview data were analyzed using the Bardin Content Analysis method. The project was approved by the Research Ethics Committee of the Federal University of Rio Grande, under the opinion CAAE: 39733320.6.0000.5324, under the opinion no 4.442.386. The following categories emerged from the results: “Sociodemographic and functional profile of nurses”; “Beginning and development of the educational process for hospital discharge”; “Theoretical- methodological bases used by nurses in the educational process”; “Difficulties for the development of the educational process”; “Facilities for the development of the educational process”, which were discussed in the development of the Thesis. The categories allowed to trace the sociodemographic and functional profile of the participants. They evidenced that the ways of developing the educational process are diverse, and with different objectives, influenced by different Educational Theories, in addition to having knowledge about some authors, but which are not followed to develop the educational process. The educational process in a procedural and continuous way for users and family members during the hospital stay period can bring benefits to the development of home care after hospital discharge. The data also allowed to know the facilities and difficulties listed by nurses to carry out the educational process. In this way, the importance of Health Education, capable of overcoming the Cartesian paradigm, changes from fragmented and vertical thinking to the paradigm of ecosystem thinking is denoted. The acceptance of a new paradigm requires not only conceptual changes in the health sciences, but a re-education of the population, and professionals in general. In this sense, it is understood that the educational practice of nurses, in the light of Ecosystem Thinking, involves, in addition to a paradigm shift, rethinking care, the educational practice itself, as well as the theoretical and methodological conceptions that support this practice.
El objetivo fue analizar las concepciones teórico-metodológicas de las enfermeras sobre la educación para la salud y cómo desarrollan el proceso educativo para los usuarios con ictus y sus familias, durante la hospitalización, para la atención domiciliaria: a la luz del Pensamiento Ecosistémico. Este estudio se ancló en el paradigma teórico-filosófico del ecosistema, cuya aplicabilidad apoyó el tema en estudio. Así, surgió la Tesis: Las acciones educativas que desarrollan las enfermeras, de acuerdo con sus concepciones teórico-metodológicas a los usuarios con Ictus y sus familias, durante la hospitalización, a la luz del Pensamiento Ecosistémico, permiten transformar conocimientos, comportamientos y actitudes de los usuarios. y familiares y contribuir a la práctica del cuidado en el hogar y la mejora de su salud. La trayectoria metodológica se caracterizó por ser una investigación descriptiva y exploratoria, con un enfoque cualitativo. La recolección de datos se realizó en línea en el primer semestre de 2021, mediante una entrevista semiestructurada a 18 enfermeras que laboran en las unidades de medicina clínica de los tres Hospitales Universitarios del Estado de Rio Grande do Sul-Brasil, que tienen contrato vigente. con la Empresa Brasileña de Servicios Hospitalarios. Para el reclutamiento de los participantes se siguieron los pasos de Goodman, mediante la técnica de muestreo no probabilístico denominada Snowball. Los datos de la entrevista se analizaron mediante el método de análisis de contenido de Bardin. El proyecto fue aprobado por el Comité de Ética en Investigación de la Universidad Federal de Rio Grande, bajo el dictamen CAAE: 39733320.6.0000.5324, bajo el dictamen no 4.442.386. De los resultados surgieron las siguientes categorías: “Perfil sociodemográfico y funcional del enfermero”; “Inicio y desarrollo del proceso educativo para el alta hospitalaria”; “Bases teórico-metodológicas utilizadas por las enfermeras en el proceso educativo”; “Dificultades para el desarrollo del proceso educativo”; “Facilidades para el desarrollo del proceso educativo”, que fueron discutidos en el desarrollo de la Tesis. Las categorías permitieron trazar el perfil sociodemográfico y funcional de los participantes. Evidenciaron que las formas de desarrollar el proceso educativo son diversas, y con distintos objetivos, influenciadas por distintas Teorías Educativas, además de tener conocimientos sobre algunos autores, pero que no se siguen para desarrollar el proceso educativo. El proceso educativo de forma procedimental y continua para los usuarios y familiares durante el período de estancia hospitalaria puede traer beneficios al desarrollo de la atención domiciliaria después del alta hospitalaria. Los datos también permitieron conocer las facilidades y dificultades señaladas por las enfermeras para llevar a cabo el proceso educativo. De esta forma se denota la importancia de la Educación para la Salud, capaz de superar el paradigma cartesiano, pasa del pensamiento fragmentado y vertical al paradigma del pensamiento ecosistémico. La aceptación de un nuevo paradigma requiere no solo cambios conceptuales en las ciencias de la salud, sino una reeducación de la población y de los profesionales en general. En este sentido, se entiende que la práctica educativa del enfermero, a la luz del Pensamiento Ecosistémico, implica, además del cambio de paradigma, repensar el cuidado, la práctica educativa en sí misma, así como las concepciones teóricas y metodológicas que sustentan está práctica.

Descrição

Tese (doutorado)

Palavras-chave

Educação, Educação em Saúde, Enfermagem, Hospital, Acidente Vascular Cerebral, Ecossistema, Education, Health education, Nursing, Stroke, Ecosystem, Educación, Educación para la salud, Enfermería, Accidente cerebrovascular, Ecosistema

Citação

PAULA, Saul Ferraz de. Bases teórico-metodológicas utilizadas pelo enfermeiro na educação em saúde ao usuário com acidente vascular cerebral e família à luz do pensamento ecossistêmico. 2021. 191f. Tese (doutorado) - Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, Escola de Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2021.

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