Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

Colonialismo e racismo ambiental: uma análise a partir dos fundamentos da educação ambiental

Imagem de Miniatura

Resumo

A presente dissertação tem como temática central de pesquisa o Racismo ambiental e a lógica colonial. Através de uma análise de determinados momentos históricos e conceitualizações teóricas sobre termos como Raça, Racismo, Colonialismo e Racismo Ambiental, a presente pesquisa pretende contribuir com a linha de Fundamentos da Educação Ambiental. Entre as abordagens metodológicas escolhidas para a realização da pesquisa, estão a da pesquisa qualitativa onde nos utilizamos das ideias de Minayo (2007) e a metodologia intitulada Leitura imanente de Lessa (2014), para explicarmos sobre o que seria uma pesquisa científica, teórica e bibliográfica nos utilizamos também das ideias de Gil (2002). A presente pesquisa se encontra construída a partir de um objetivo geral que seria “compreender as possibilidades emancipatórias da Educação Ambiental crítica no enfrentamento do Racismo Ambiental na estruturação da sociedade” e três objetivos específicos. A pesquisa alcançou cada um de seus objetivos através da construção e elaboração de cada capítulo e subtópico da escrita, a partir das ideias de teóricos como Aimé Césaire, Frantz Fanon, Selene Herculano, Philippe Layrargues, Alana Pedruzzi, entre outros, trouxemos teorizações que nos auxiliaram a abordar a Educação Ambiental através de uma perspectiva crítica e emancipatória. A partir da análise de processos históricos como o da colonização europeia, foi possível analisarmos um problema socioambiental atual como o Racismo ambiental, através de suas raízes históricas vinculadas ao colonialismo e a sua relação com a criação da ideia de raças, alargando assim a temporalidade e profundidade de nossa crítica. Ao fim da pesquisa também concluímos que as violências do Racismo Ambiental são amplas e numerosas, fazendo assim com que a temática enseje por ser constantemente revisitada através de novas produções e pesquisas teóricas dentro do campo da Educação Ambiental.
This dissertation's central theme is Environmental Racism and colonial logic. Through an analysis of certain historical moments and theoretical conceptualizations of terms such as Race, Racism, Colonialism, and Environmental Racism, this research aims to contribute to the Foundations of Environmental Education. Among the methodological approaches chosen for this research are qualitative research, where we utilize the ideas of Minayo (2007), and the methodology titled Immanent Reading by Lessa (2014), to explain what constitutes scientific, theoretical, and bibliographic research, also drawing on the ideas of Gil (2002). This research is constructed around a general objective: "to understand the emancipatory possibilities of critical Environmental Education in addressing Environmental Racism in the structuring of society," along with three specific objectives. The research achieved each of its objectives through the construction and elaboration of each chapter and subtopic, drawing from the ideas of theorists such as Aimé Césaire, Frantz Fanon, Selene Herculano, Philippe Layrargues, Alana Pedruzzi, among others. We presented theories that helped us approach Environmental Education from a critical and emancipatory perspective. Through the analysis of historical processes such as European colonization, we were able to examine a current socio-environmental issue like Environmental Racism, tracing its historical roots linked to colonialism and its relationship with the creation of the concept of races, thereby broadening the temporality and depth of our critique. At the end of the research, we also concluded that the violences of Environmental Racism are extensive and numerous, indicating that this theme deserves to be revisited constantly through new productions and theoretical research within the field of Environmental Education.

Descrição

Dissertação (mestrado)

Palavras-chave

Educação Ambiental, Colonialismo, Racismo ambiental, Environmental Education, Colonialism, Environmental racism

Citação

GOULARTE, Michele Kauana de Melo. Colonialismo e racismo ambiental: uma análise a partir dos fundamentos da educação ambiental. 2024. 98f. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2024.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Página do item completo