Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

Relatos de experiência: observações na prática pedagógica no estágio supervisionado em Física

Imagem de Miniatura

Resumo

Neste artigo relatamos as experiências vivenciadas em sala de aula, no Ensino Médio, através da práxis pedagógica na disciplina de Física, desde o planejamento do ensino. O processo foi oportunizado pelo Estágio Supervisionado em Física, no Curso de Física/Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, realizado em uma escola estadual de Ensino Médio localizada na cidade do Rio Grande, RS. Este trabalho, além de expor relatos sobre a iniciação à docência de uma acadêmica, traz ações reflexivas acerca de como agir em certas situações que ocorrem dentro da sala de aula e opiniões de professores da rede pública da cidade sobre abordagens diferentes na sala de aula. Tem como objetivo demonstrar as etapas do planejamento do estágio, o qual ocorreu através de uma unidade didática e que partiu da metodologia dos temas estruturadores.
In this article, a pedagogical experience at a high school class of Physics is discussed through the pedagogical praxis, from the planning to the teaching itself. This process was part of a study of Supervised Apprenticeship in Physics at the Federal University of Rio Grande – FURG – and which was done in a state high school in southern Brazil, city of Rio Grande, state of Rio Grande do Sul. Besides showing reports about the beginning of the teaching activity of an academic of the Physics course, this paper also brings up reflexive actions about how to act in certain situations within the classroom. Also, it demonstrates the steps of planning, which occurred through a teaching unit and was grounded on the methodology of structuring issues.

Descrição

Artigo de periódico

Palavras-chave

Formação de professores, Ensino Médio, temas estruturadores, Teacher training, High School, structuring issues

Citação

ARAÚJO, Rafaele Rodrigues de; MACKEDANZ, Luiz Fernando. Relatos de experiência: observações na prática pedagógica no estágio supervisionado em Física. Momento: diálogos em educação, Rio Grande, v. 19, n. 2, p. 23-35, 2010.

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por

Página do item completo