-
-
Marques, Liane Orcelli
(2015)
A presente dissertação insere-se na linha de pesquisa Espaços e Tempos Educativos do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG e teve como objetivo principal compreender como as ...
-
-
Branco, Alessandra Batista de Godoi; Royer, Marcia Regina; Nagashima, Lucila Akiko
(Editora da FURG, 2018)
A Educação Ambiental (EA), em seu caráter político, econômico, social e cultural, é
indispensável para a educação e cidadania, por sua natureza de direito inerente a todos os
indivíduos. Na política nacional, são importantes ...
-
-
Szewczyk, Michele da Silveira Chapacais
(2007)
Somos seres inacabados, parte de um processo de construção e reconstrução de realidades, movidos pela curiosidade, pela necessidade de transformar, de buscar crescimento pessoal e social. Estamos constantemente ensinando ...
-
-
Albernaz, Roselaine Machado
(2011)
Através de um exercício cartográfico, a presente tese propõe ensaiar formas, entre modos mais e menos acadêmicos, de pensar a formação de um professor de matemática. Neste sentido, faz uso de algumas experiências estéticas, ...
-
-
Molon, Susana Inês; Arruda, Rogério Dias de; Paredes, Joaquín
(2009)
Neste texto, pretende-se discutir o processo de formação em Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, nível mestrado e doutorado, na Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/Furg), bem como ...
-
-
Molon, Susana Inês; Arruda, Rogério Dias de; Paredes, Joaquín
(2009)
Neste texto, pretende-se discutir o processo de formação em Educação Ambiental no Programa de Pós-graduação em Educação Ambiental, nível mestrado e doutorado, na
Universidade Federal do Rio Grande (PPGEA/Furg), bem como ...
-
-
Pedruzzi, Alana das Neves
(2015)
A presente dissertação de mestrado teve como fenômeno de estudo a Ênfase em Gestão do Patrimônio Socioambiental do curso de História Bacharelado da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, buscando compreender o processo ...
-
-
Molon, Susana Inês
(2008)
Neste texto, pretendo discutir o processo de formação em Educação Ambiental no Programa
de Pós-graduação em Educação Ambiental, nível mestrado e doutorado, na Universidade
Federal do Rio Grande (PPGEA/Furg). Apresento ...
-
-
Nascimento, Carolina Cavalcanti
(2013)
A presente pesquisa está inserida no âmbito da discussão acerca dos desafios
educacionais frente à crise socioambiental e à luz do Pensamento ComplexoSistêmico.
Mais especificamente, este estudo de caso foi guiado pelo ...
-
-
Silveira, João Paulo Borges da
(2012)
O presente trabalho teve por objetivo analisar a formação empreendedora dos currículos dos cursos Biblioteconomia na região sul do Brasil. Fizeram parte da análise do estudo as instituições de ensino público, federais e ...
-
-
Hernani, Maria de Los Angeles Chavez
(2016)
A presente dissertação busca abordar a questão da formação inicial de professores depedagogia em um estudo comparativo entre Peru e Brasil. Portanto, este trabalho tem como objetivo analisar as normatizações e currículo ...
-
-
Silveira, Maria Caroline Aguiar da
(2019)
A formação de professores está vinculada aos saberes construídos ao longo do percurso formativo, para além dos estabelecidos no currículo. Porém, no percurso de formação curricular institucional, tornam-se mais evidentes ...
-
-
Freitas, Fabrício Monte; Silva, João Alberto da; Oliveira, Ricardo Rios
(2011)
Muitos alunos da licenciatura em Matemática têm ingressado no curso sem qualquer experiência de ensino em sala de aula. Para estes estudantes, o primeiro momento de exercício da docência se dá durante o estágio supervisionado. ...
-
-
Linck, Lucas Costa
(2018)
A presente dissertação teve como temática os currículos de formação inicial em Educação Física e os espaços de atuação não escolares e objetivou identificar e problematizar as relações potentes entre esses currículos e a ...
-
-
Souza, Maycon dos Santos; Shaw, Gisele Soares Lemos
(2022)
A formação de professores de Ciências leva em consideração uma série de fatores que vão desde aspectos pessoais e culturais até aspectos sociais e econômicos. Além disso, quando se pensa numa formação ...
-
-
Ribeiro, Lucilene Canilha
(2012)
Esta dissertação pretende analisar o romance Verão no aquário,
de Lygia Fagundes Telles, à luz das teorias acerca do Bildungsroman.
Parte-se do pressuposto de que o gênero do romance de formação sofreu
diversas modificações ...
-
-
Silva, Apolônia de Jerusalém Ferreira; Castro, Roney Polato de
(2023-02-01)
O artigo tem como foco as discussões realizadas em uma pesquisa de doutorado em
educação, cuja discussão dialoga com alguns dos pressupostos foucaultianos para
pensar questões de gênero e sexualidade nos processos de ...
-
-
Souza, Marco Antônio Simões de; Galiazzi, Maria do Carmo
(2012)
Este artigo tem por objetivo argumentar sobre as possibilidades da formação de professores para a Educação Profissional como espaço-tempo de discussão e busca de enfrentamento da crise socioambiental, por meio da problematização ...
-
-
Silva Neto, Carlos Eugênio da; Lima, Janecely Silveira de; Maciel, João Wandemberg Gonçalves
(2010)
O momento atual tem provocado o surgimento de uma série de mudanças nas esferas sociais, econômicas, culturais e políticas globalizadas, em um processo irreversível e cada vez mais veloz. Uma das causas dessas
transformações ...
-
-
Galiazzi, Maria do Carmo; Souza, Moacir Langoni de; Lima, Cleiva Aguiar de; Teixeira, Maria Ângela Martins
(2006)
Apresentam-se resultados, análises, argumentos construídos após a finalização de
duas pesquisas inseridas em um projeto de formação permanente e de desenvolvimento
curricular interinstitucional a partir de trabalhos em ...