Abstract:
Este trabalho buscou estruturar uma proposta para um Programa de Formação Ambiental Continuada para os Agentes de Gestão Ambiental (AGAs) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), sob uma construção participativa, dentro do contexto da Educação Ambiental na Gestão Ambiental Institucional. Buscou-se para o Programa a construção de processos educativos com ênfase na temática ambiental baseados em princípios, metodologias e técnicas de Educação Ambiental. Como referencial se considerou todo o contexto de desenvolvimento da Gestão Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), a Formação Ambiental, a Educação Ambiental e seus encontros com a Gestão Ambiental Institucional e a abordagem conceitual acerca das Competências e suas correlações com o universo da pesquisa. Como metodologia preconizou -se a utilização de metodologias qualitativas e participativas, com a utilização de estratégias de pesquisa tais como: Análise Documental, Oficina de Trabalho, Observação Participante e Entrevistas Semi -estruturadas. A sistematização e a análise de dados ocorreram por meio do emprego da Análise de Conteúdo – AC (categorização de dados). O delineamento da proposta se baseia nas quatorze temáticas que emergiram da pesquisa (organizadas em três dimensões: Básica, Transversal e Específica), relevantes para a capacitação dos AGAs e suas ações de Formação Ambiental, as quais preconizam diferentes métodos de aprendizagem, prezando pelo diálogo e pela interação entres os sujeitos, aproximando -se das realidades dos mesmos, provocando a reflexão e os estimulando para ação, sob a perspectiva do refletir, agir e transformar.
This work sought to structure a proposal for a Continuing Environmental Training Program for Environmental Management Agents (AGAs) of the Federal University of Rio Grande (FURG), under a participatory construction, within the context of Environmental Education in Institutional Environmental Management. Wanted for the program to build educational processes with an emphasis on environmental themes based on principles, methodologies and techniques of Environmental Education. As reference, we considered the entire context of the development of Environmental Management at the Federal University of Rio Grande (FURG), Environmental Training, Environmental Education and its meetings with Institutional Environmental Management and the conceptual approach about Competencies and their correlations with the universe the research. As a methodology, the use of qualitative and participatory methodologies was recommended, with the use of research strategies such as: Documentary Analysis, Workshop, Participating Observation and Semi-structured interviews. The systematization and analysis of data occurred through the use of Content Analysis - AC (data categorization). The outline of the proposal is based on the fourteen themes that emerged from the research (organized in three dimensions: Basic, Transverse and Specific), relevant for the training of the AGAs and their Environmental Training actions, which advocate different learning methods, and by interaction between the subjects, approaching their realities, provoking reflection and stimulating them to action, from the perspective of reflecting, acting and transforming.