-
-
Almeida, Saionara Vitória de; Quadrado, Raquel Pereira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
O artigo discute as relações familiares das produções cinematográficas “Minha mãe é
uma peça” e “Minha mãe é uma peça 2”. Os filmes têm como protagonista o ator Paulo
Gustavo – Dona Hermínia - que diz que as obras são ...
-
-
Zimmermann, Tânia Regina; Machado, Aline Alves
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-07-30)
Este artigo analisa filmes animados da Disney enquanto fontes de pesquisa, nos quais o
objeto são doze princesas (enquanto personagens protagonistas e simbólicas dos
femininos). Considerando-se que os filmes animados são ...
-
-
Oliveira, Anderson José de; Almeida, Neil Franco Pereira de; Salvador, Nayara Rios Cunha
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
O presente artigo discute diferentes temas através de uma apresentação do programa
Got Talent no qual uma senhora de aproximadamente 80 anos faz uma performance
acrobática com um dançarino mais jovem. Analisando estas ...
-
-
Araújo, Jonas Mateus Ferreira; Silva, Wanderson Diogo Andrade da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
O presente relato é fruto do Projeto Educação, Gênero e Sexualidade – PEGS, que
consistiu em uma pesquisa-ação desenvolvida durante os anos de 2015 a 2017 na escola
Liceu de Iguatu – CE com o objetivo de compreender como ...
-
-
Almeida Filho, Carlito Lins de; Silva, Jhonattan William Cardoso
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2018-12-07)
Através deste ensaio, buscamos um diálogo interdisciplinar entre a filosofia e as
ciências sociais, buscando uma conceituação destas ditas juventudes, a maneira nas
quais se comportam, buscando sempre aproximação a ...
-
-
Nascimento, Fernanda; Chaves, Leslie Sedrez
(2020)
O protagonismo das mulheres no jornalismo esportivo é um desafio cultural e social.
Nas coberturas esportivas, a visibilidade de homens é hegemônica entre atletas e
profissionais da imprensa, sendo raras as exceções. No ...
-
-
Pereira, Marlyson Junio Alvarenga; Reis, Fábio Pinto Gonçalves dos; Mazzei, Luiz Davi
(2021)
Os percursos teóricos-metodológicos, suas rupturas, (des)continuidades e poéticas são trazidos, neste texto, ao nosso olhar. Pesquisas científicas, por vezes, preocupadas com os resultados de seus estudos terminam por ...
-
-
Avila, Milena Aires de; Feitosa, Raphael Alves; Santos, Felipe Ramon
(2020)
A partir de subsídios teóricos baseados em uma teoria social crítica e feminista,
buscamos dar sentido crítico para a formação docente, tendo em vista a construção de
uma narrativa sobre uma experiência educativa relacionada ...
-
-
Silva, Ester Carolina Martins da; Costa, Mariana Esteves da; Ribeiro, Luiz Paulo
(2023-02-01)
Esta pesquisa teve como objetivo verificar as produções acadêmicas (artigos) sobre a
correlação Gênero e Educação entre os anos de 2000 e 2018. O percurso metodológico
da pesquisa de análise sistemática de literatura ...
-
-
Brício, Vilma Nonato de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)
Este artigo tem como objetivo apresentar o Grupo Experimentações - Grupo de estudos
e pesquisas em currículo, subjetividade e sexualidade na Educação Básica, da
Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de ...
-
-
Medeiros, Tatiana Roberta; Rosa, Marcelo Victor da; Castro, Jeimis Nogueira de
(2023-02-01)
O artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa que procurou investigar as
práticas pedagógicas e as hierarquias de gêneros de discentes do nono ano do Ensino
Fundamental da rede municipal de Quatis (RJ). Foi ...
-
-
Gomes, Sidmar Silveira; Batista, Matheus Henrique Messias
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-08-05)
Almejou-se analisar como a contação de histórias por meio de uma personagem Drag
Queen pode fomentar questionamentos acerca de uma sociedade calcada em normas
binárias de gênero e a introdução de crianças nas discussões ...
-
-
Gonçalves, Josimere Serrão Gonçalves; Ribeiro, Joyce Otânia Seixas
(2021)
O objetivo deste trabalho é apresentar algumas mulheres negras brasileiras protagonistas
buscando problematizar como a produção do conhecimento a partir da colonialidade do
saber/poder produziu verdades, legitimou discursos ...
-
-
Potes, Isis Marques
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-08-16)
O presente texto foi produzido tendo como inspiração o dia a dia de uma professora e
seu fazer pedagógico. O objetivo do mesmo é narrar as angústias e reflexões sobre a
prática escolar de uma professora da Educação ...
-
-
Silva, Apolônia Ferreira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20)
O artigo é parte de um texto de qualificação que resultará em uma tese de doutorado
realizada pelo Programa de Pós- graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz
de Fora. Apresenta como objetivo problematizar a ...
-
-
Caetano, Bianca Moreira
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-10-31)
A escrita desse trabalho de pesquisa tem como objetivo socializar algumas reflexões
percebidas ao longo do processo vivido do estágio supervisionado I do Curso de
Licenciatura em História na modalidade de ensino à distância ...
-
-
Pires, Marisa Barreto
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-01)
O presente trabalho é um relato do resultado de algumas atividades
desenvolvidas ao longo do ano de 2017, na Escola Municipal de Ensino Fundamental
Prof. João de Oliveira Martins, em Rio Grande/RS, com turmas de 7º ano ...
-
-
Machado, Gabriella Eldereti; Oliveira, Valeska Maria Fortes de
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2019-09-11)
Este artigo se propõe com base nos estudos de Cornelius Castoriadis sobre Imaginário
Social discutir e aproximar-se da relação entre o instituído e instituinte para
problematizar as questões de gênero e diversidade sexual ...
-
-
Baliscei, João Paulo
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2020-02-20)
Toma-se como referência a concepção de gênero da perspectiva construtivista, a partir
da qual “ser homem” ou “ser mulher” é compreendido como uma construção cultural.
Como as identidades masculinas não hegemônicas têm ...