-
-
Bezerra, Ricardo José Lima
(2006)
As idéias de Henri Wallon sobre afetividade e emoção se constituem num aparato teórico psicogenético de inestimável valor para o entendimento das formas de aprendizagem na realidade escolar. Procuramos compreender a ...
-
-
Pinto, Ivete Martins
(2012)
Esta tese apresenta uma pesquisa que conduziu ao desenvolvimento do conceito de Ambiente Tecnológico Lúdico de Autoria (ATLA), à luz de teóricos como Piaget e Vygotsky, entre outros, a partir da articulação de considerações ...
-
-
Antiqueira, Liliane Silva de
(2018)
Esta tese apresenta uma pesquisa de doutorado realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O objetivo foi compreender os sentidos construídos pelos professores ...
-
-
Gautério, Vanda Leci Bueno
(2014)
Nesta tese problematizamos o aprender, a partir do olhar dos estudantes do 7º e 8º anos, em uma escola da rede pública de ensino do município do Rio Grande/RS/Brasil. A escola, em 2011, optou por realizar um trabalho ...
-
-
Cardoso, Rossana Barros; Cardoso, Tiago Augusto Lima; Camarotti, Maria de Fátima
(2012)
Os manguezais são ecossistemas costeiros de transição entre a terra e o mar, sujeitos ao regime das marés. Tendo em vista que o manguezal vem sofrendo inúmeros impactos ambientais, este trabalho foi desenvolvido com o ...
-
-
Silva, Elayne Chistian da; Figueiredo, Vânia Santos
(2007)
Inicialmente foi possível, a partir de observações teóricas, apontar algumas modificações que o Ensino de Geografia vêm apresentando atualmente. Essas nortearam a nossa prática, permitindo uma exposição mais palpável do ...
-
-
Ferreira, Cleiton Pons
(2015)
A política educacional brasileira, a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), lei 9.394/96,estabelece que a educação profissional não é um mero adestramento para ocupar postos de trabalho determinados. Ela ...
-
-
Marinho, Julio Cesar Bresolin
(2013)
Ao compreendermos que a educação em saúde consiste em atividades que compõem o currículo escolar, que apresentam uma intenção de caráter pedagógico, a qual possui relação com o ensino e a aprendizagem de assuntos ou temas ...
-
-
Maiato, Alexandra Moraes
(2013)
A educação brasileira tem como grande desafio promover uma educação para todos, sendo imprescindível que os professores recorram a alternativas metodológicas que permitam estimular a inteligência individual de cada aluno. ...
-
-
Silveira, Janaina Borges da
(2013)
O presente trabalho tem por justificativa compreender como os professores
percebem a não aprendizagem, esse entendimento faz-se necessário entender para
poder lidar com essa temática, cada vez mais latente nas escolas. ...
-
-
Nunes, Marcelo da Rocha
(2013)
A biologia é uma área do conhecimento que detém um grande número de termos científicos específicos. Essa enorme gama de termos acaba por se tornar uma dificuldade a mais aos estudantes dessa área. Conscientes dessa ...
-
-
Porto, Robson Teixeira
(2012)
Com os avanços científicos e tecnológicos, vários setores da sociedade têm-se modificado e, nesse contexto, a escola tem recebido investimentos para a formação de professores, com o objetivo de melhorar as formas de ensino. ...
-
-
Silva, João Alberto da
(2009)
Normalmente a escola considera, em sua prática pedagógica, o aluno apenas como um sujeito universal, relegando sua subjetividade a um segundo plano. Dessa visão, surgem obstáculos para a aprendizagem, tais como a desconsideração ...
-
-
Fortunato, Rafael Angelo; Castro, Elza Maria Neffa Vieira de
(EDGRAF, 2010)
O presente artigo apresenta elementos de práticas de educação ambiental não formal, desenvolvidas em atividades turísticas em favelas cariocas, como indicadores de contribuição para a minimização de conflitos socioambientais. ...