-
-
Nunes, Evandro dos Santos
(2017)
Esta dissertação dedica-se a problematizar o programa municipal de segurança pública denominada BGV na Paz, produzido e colocado em funcionamento no início do ano de 2015 em um bairro considerado violento na cidade do Rio ...
-
-
Soares, Luiz Paulo da Silva
(2017)
Este trabalho investigativo é resultado de uma pesquisa de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande - FURG - na linha de pesquisa Espaços e Tempos ...
-
-
Penalvo, Claudia
(2015)
O objetivo dessa dissertação de mestrado em Educação é questionar, analisar e compreender alguns
dos modos como a política pública de formação continuada em gênero e sexualidade para
professoras/es das redes públicas ...
-
-
Chagas, Priscila Wally Virissimo
(2016)
A dissertação, intitulada "O CEGO E/NA CIDADE: RESSIGNIFICANDO SABERES NA INTERLOCUÇÃO COM O OUTRO", tem como objetivo investigar "Que aprendizagens são tecidas a partir das vivências da pessoa cega na interação inclusiva ...
-
-
Barbosa, Adriana Bastos
(2015)
Esta dissertação apresenta uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande, na Linha de pesquisa Espaços e Tempos Educativos, que teve por objetivo compreender e ...
-
-
Quadros, Lígia Maria Oliveira de
(2016)
Esta dissertação buscou identificar a presença dos aspectos da cultura regional nas situações cotidianas vivenciadas por um grupo de crianças de quatro anos de idade no Ambiente de Aprendizagem em Artes e Ciências Naturais ...
-
-
Quadros, Lígia Maria Oliveira de
(2016)
Esta dissertação buscou identificar a presença dos aspectos da cultura regional nas situações cotidianas vivenciadas por um grupo de crianças de quatro anos de idade no Ambiente de Aprendizagem em Artes e Ciências Naturais ...
-
-
Abrahão, Isabela Pandolfo Leusin
(2015)
Esta pesquisa, intitulada CRIATIVIDADE PARA QUÊ? CONVERSAS, PROCESSOS
E PRODUÇÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, investiga a criatividade na
formação de professores. Sua fundamentação teórica baseia-se, principalmente, ...
-
-
Santos, Keli Ávila dos
(2018)
Este trabalho tem como objetivo investigar a forma como as representações sobre determinados tipos de infâncias funcionam como instrumento pedagógico capaz de ensinar lições, fazendo circular, em artefatos da cultura, ...
-
-
Tavella, Alana Dafne
(2019)
Esta Dissertação tem por objetivo compreender os movimentos e deslocamentos que são operados na formação que perpassa o currículo do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande - FURG no que diz respeito à ...
-
-
Bonilha, Aline Marques
(2018)
Este trabalho visa apresentar a Dissertação de Mestrado em Educação, do Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A pesquisa, de cunho qualitativo, tem por objetivo compreender o ...
-
-
Ferreira, Samuel Crissandro Tavares
(2018)
A educação popular não é um método estanque, engessado e por si só finalizado. A educação popular é uma perspectiva político-pedagógica latinoamericana construída pelo povo e com povo, com a incumbência de superar as ...
-
-
Machado, Gisele Maria Rodrigues
(2018)
Esta dissertação foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: culturas, identidades e diferenças, com o objetivo de analisar narrativas de professores(as) sobre as relações étnico-raciais ...
-
-
Altamor, Pâmela Rodrigues
(2017)
A presente pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGEDU/FURG. O estudo foi realizado com três educadoras da EJA e teve comotemática principal a formação continuada para os educadores de jovens e ...
-
-
Corrêa, Jonathan Terra
(2017)
Nesta dissertação, buscamos investigar e compreender as referências formativas que os professores de Educação Física, em início de carreira na Educação Básica, mobilizam na (re)organização e no desenvolvimento da sua prática ...
-
-
Lopes, Emanuele Dias
(2018)
Esta dissertação apresenta análises da investigação intitulada "O ensino da cidade para crianças em perspectiva: Olhares sobre materiais didáticos utilizados por professoras dos Anos Iniciais", que foi desenvolvida no ...
-
-
Felix Junior, Paulo Roberto Marczuk
(2015)
Este estudo busca compreender os processos de Constituição de professores de Seminário Integrado frente à proposta que emerge do documento do Ensino Médio Politécnico. Portanto, o principal objetivo desta dissertação de ...
-
-
Claro, Lisiane Costa
(2014)
O presente estudo aborda a temática da educação escolar nas comunidades
tradicionais. Essa abordagem ocorre a partir do estudo de caso da Ilha da Torotama,
Rio Grande/RS. É reconhecido que as comunidades tradicionais ...
-
-
Kaiser, Suzana
(2014)
A presente investigação se insere na linha de pesquisa Educação, Linguagens e Utopias do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande – PPGEDU\FURG e teve como problemática central compreender ...
-
-
Katz, Elvis Patrik
(2018)
O autodenominado Escola Sem Partido é uma espécie de movimento social que ao longo dos últimos anos vem atacando sistematicamente a categoria docente. Fundada em 2004, a organização tem por finalidade combater a existência ...