Literacia e gênero: a mulher no ensino de história

Lose, Maria de Lourdes

Abstract:

 
A presente pesquisa foi iniciada pela compreensão que, mesmo com os significativos avanços ocorridos nos últimos anos, relacionados aos debates de gênero, mulheres, feminismo, faz-se necessário, ainda, que educadoras/es consigam estabelecer diálogos nas salas de aula sobre o tema, eis que, ou está ausente ou é muito pouco debatido no âmbito das escolas. Pretende-se estabelecer uma relação entre o Ensino de História e o gênero/mulher no contexto da História. Para tanto, foi utilizado o conceito de literacia histórica, o qual aborda a História em múltiplas possibilidades e definições sobre como ela (História) pode ser “lida”, uma alfabetização histórica. Neste sentido espera-se que a abordagem de uma História local seja percebida como inter-relacionada com a História global. Para que tal propósito seja alcançado, serão utilizados os paradigmas da Educação Histórica e o conceito de Teoria Social. A partir da investigação das memórias de professoras e professores de História sobre a sua formação, busca-se identificar as influências que sofreram no meio escolar, e o quanto significou, para elas e para eles, estas nas suas vidas, os aprendizados e as dificuldades encontradas. Levando-se em conta que muitos trabalhos fundamentados em estudos sobre mulheres têm sido realizados por alunas/os da Universidade Federal do Rio Grande – FURG para a obtenção da titulação em vários níveis de formação acadêmica, na área de História, realizou-se um levantamento inicial, a fim de encontrar mulheres que escreveram sobre mulheres no Centro de Documentação Histórica Prof. Hugo Alberto Pereira Neves (CDH-FURG). Buscou-se também uma dissertação, resultante de curso realizado na Universidade Federal de Pelotas – UFPel. A partir da identificação de algumas mulheres que escreveram sobre mulheres e que se encontram atuando como docentes em sala de aula, ou em outros espaços onde desenvolvem atividades correlatas, idealizou-se conhecer como estão sendo abordadas, se o são, as questões relacionadas às mulheres no contexto em que se encontram essas profissionais. Por fim, foram realizadas entrevistas e buscou-se observar as coincidências e/ou divergências entre elas no tocante ao tema gênero/mulheres, no espaço escolar ou onde atuam.
 
This research was initiated by the realization that even with the significant advances of recent years, debates related to gender, women and feminism are necessary because even if educators establish dialogues in classrooms on the topic behold, it is either absent or very rarely discussed in the context of schools. It is intended to establish a relationship between the Teaching of History and gender/women in the context of history. Thus, the concept of historical "literacy", which discusses the history and settings in multiple possibilities about how it (History) can be "read", as historical literacy is used. In this sense it is expected that the approach to local history is perceived as interrelated with the global history. For this objective to be achieved, the paradigms of History Education and the concept of Social Theory will be used. From the investigation of memories of teachers and history teachers about their training, we seek to identify the influences that they have suffered at school, and how much it meant to them, in their lives and the learning difficulties encountered. Taking into account that many works based on women's studies have been conducted by students of the Federal University of Rio Grande-FURG to obtain the titles at various levels of academic training in the field of history, an initial survey was carried out to find women who wrote about women in the Prof. Hugo Alberto Pereira Neves Center for Historical Documentation (CDH-FURG). A dissertation resulting from a course held at Federal University of Pelotas-UFPel was also sought. From the identification of some women who wrote about women and who are acting as teachers in the classroom, or in other spaces where they develop related activities, the authors idealized to know how if issues related to women in the context of their professional life are being addressed at all. Interviews were conducted and we tried to observe the similarities and / or differences between them regarding the issue of gender/women, in the school space or where they work.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Mestrado Profissional em História