A visão social de mundo dos parâmetros curriculares nacionais em história para os anos finais do ensino fundamental

Teixeira, Rogério Corrêa

Abstract:

 
Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) em História para os terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental (atualmente anos finais), publicados pelo Governo Federal em 1998, traçaram as diretrizes e orientações específicas para esta área de ensino, dentro do novo contexto educacional consolidado pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996 (LDBEN/96), refletido por sua vez pelo novo período de redemocratização constitucional iniciado em 1988 e em curso até os dias de hoje. Compreender a visão social de mundo preconizada no documento, com suas potencialidades (ou não) para o ensino de História em nosso País, através da análise dos aspectos historiográficos e educacionais que o formam, representa o objetivo central desta pesquisa, procurando – se identificar também os interesses e valores dos grupos sociais e culturais nele traduzidos. Dentro de uma perspectiva crítico-dialética, os referidos PCNs e suas implicações com as questões acima expostas só poderão ser investigadas em uma dimensão contextualizada com a sociedade brasileira contemporânea.
 
The National Curriculum Parameters (PCNs) in History for the third and fourth cycles of elementary school (currently final years), published by the Federal Government in 1998, outlined the guidelines and specific guidance for this educational area within the new consolidated educational context by Law of Directives and Bases of National Education 1996 (LDBEN / 96), reflected in turn by the new constitutional democracy period beginning in 1988 and going on to this day. Understanding the social worldview advocated in the document, with its potential (or not) for the teaching of history in our country, through the analysis of historiographical and educational aspects that form, is the main objective of this research, looking - also identify the interests and values of social and cultural groups translated. Within a critical-dialectical perspective, these PCNs and its implications with the above issues can only be investigated in a contextualized dimension to contemporary Brazilian society.
 

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  • ICHI - Mestrado Profissional em História