O que eu sei, o que eu acho e o que me disseram: diálogos com jovens sobre lesbianidades

Medeiros, Talita Gonçalves

Abstract:

 
Muitos são os estudos e ativismos que chamam a atenção para a necessidade de ampliar as investigações e visibilidades de lésbicas na academia brasileira. Com vista a ampliar o conhecimento sobre essa população, propomos com a dissertação “O que sei, o que eu acho e o que me disseram: diálogos com jovens sobre lesbianidade”, desenvolvida no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande/RS, interrogar, problematizar e compreender as representações sobre a(s) lesbianidade(s) produzidas por cinco jovens de uma escola agrícola da região sul do estado do Rio Grande do Sul. A pesquisa, orientada pelos Estudos Culturais Lesbofeministas, produziu seus dados a partir da Etnografia pós-crítica, subsidiada pelas abordagens metodológicas proporcionadas pelas “rodas de conversas” e anotações no “diário de campo”. Partindo das análises dos dados, podemos apontar que as estudantes possuem visões e entendimentos conceituais a respeito da(s) lesbianidade(s) e que esses já possuem um posicionamento crítico frente à forma como a mulher é retratada na sociedade. Entretanto, podemos verificar que a temática “lesbianidade(s)” – não diferente da forma como as demais mulheres são retratadas na escola, que é atravessada pela invisibilidade histórico-escolar – ancora-se em representações mediadas pela violência, limitadas às relações afetivo-sexuais e/ou dimensões domésticas e íntimas da sexualidade.
 
There are many studies and activism to draw attention to the need to expand the investigation and lesbian visibility in Brazilian academy. In order to increase knowledge about this population, we propose with the dissertation "What I know, what I think and what told me: dialogue with young people about lesbianism", developed at the Graduate Program in History at the Federal University of Rio Grande/RS examine, discuss and understand the representations of lesbianism produced by five young an agricultural school in the southern region of Rio Grande do Sul state. The research, guided by Cultural Studies Lesbofeministas, has produced its data from the post-Ethnography critical subsidized by methodological approaches offered by "wheels conversations" and notes the "field diary". Starting from analysis of data, we can point out that the students have visions and conceptual understandings about lesbianism and these already have a critical position against the how the women are portrayed in society. However, we can see that the theme "lesbianism" - no different from the way other women are portrayed in school, which is crossed by the historical invisibility school - anchored in mediated representations of violence, limited the affectivesexual relations and/or dimensions domestic and intimate of sexuality.
 

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  • ICHI - Mestrado Profissional em História