Abstract:
O presente trabalho tem como objetivo investigar se o uso de mídias digitais pode ou
não contribuir para a progressão das ideias históricas dos jovens em idade de
escolarização. A pesquisa tem seus pressupostos teóricos e metodológicos pautados na
Educação Histórica, linha de pesquisa do Ensino de História que se preocupa com a
busca de respostas concernentes ao desenvolvimento do pensamento histórico e a
formação da consciência histórica de crianças e jovens. A dissertação é composta de
três capítulos, o primeiro intitulado O Ensino de História em sua historicidade aborda a
História do Ensino de História no Brasil desde seu surgimento no século XIX,até a
primeira década do século XXI, e o modo como está estruturado enquanto disciplina
escolar no ensino básico brasileiro, o surgimento e incorporação das mídias digitais no
cotidiano dos sujeitos e a consequente produção de novos sentidos, e também a forma
como a Educação Histórica se propõe enquanto campo teórico e metodológico para a
aprendizagem de História intermediada por essas recentes tecnologias. No segundo
capítulo denominado Ideias tácitas dos jovens a respeito do modo de vida e origem dos
primeiros homens e mulheres foi investigado as ideias iniciais das duas turmas de 6°
ano do ensino fundamental analisadas nesta pesquisa, com base na ideia substantiva, a
origem e modo de vida dos primeiros homens e mulheres, o sentido que os jovens
atribuem às experiências humanas ocorridas ao longo do tempo, bem como, a aplicação
da Unidade Temática Investigativa a partir dos conhecimentos prévios dos educandos.
O terceiro capítulo intitulado A construção do conhecimento histórico intermediado
pelas mídias digitais, trata da análise dos dados da pesquisa de modo a investigara
progressão das ideias históricas dos jovens, com base na comparação de suas narrativas
iniciais e finais, elaboradas ao longo da aplicação da pesquisa.
This study aims to investigate the use of digital media may or may not contribute to the
progression of the historical ideas of the young age of schooling. The study has its
theoretical and methodological assumptions guided in History Education, research line
of the History of Education that is concerned with the search for answers concerning the
development of historical thinking and the formation of the historical consciousness of
children and youth. The dissertation consists of three chapters, the first entitled The
History of Education in its historicity addresses the History of Education History in
Brazil since its emergence in the nineteenth century until the first decade of this century,
and the way it is structured as a discipline school in the Brazilian basic education, the
emergence and incorporation of digital media in the daily lives of individuals and the
consequent production of new meanings, and also how the Historical Education is
proposed as a theoretical and methodological field for the History of learning mediated
by these latest technologies . In the second chapter called Ideas tacit young people about
the lifestyle and origins of the first men and women was investigated the initial ideas of
the two groups of 6th grade of elementary school analyzed in this research, based on
substantive idea, the origin and mode life of the first men and women, meaning that
young people attach to human experiences that have occurred over time, as well as the
implementation of the Thematic Unit Investigative from the previous knowledge of
students. The third chapter entitled The construction of historical knowledge mediated
by digital media, deals with the analysis of survey data to investigate the progression of
the historical ideas of young people, based on comparison of their initial and final
accounts, carried out over the application of research.