Abstract:
Este ensaio visa refletir sobre o cenário de mudanças contemporâneas no mundo
do trabalho, ressaltando a inclusão da problemática ambiental na gestão das
políticas públicas e privadas. Discute as possibilidades de existência de espaço no
âmbito empresarial privado para realização de processos de educação ambiental.
Analisa que os problemas ambientais não podem mais ser compreendidos apenas
sob a ótica centrada nas ciências naturais, exigindo uma análise mais abrangente
que inclua o componente social, ampliando a questão para uma dimensão sócioambiental.
A estruturação deste trabalho apóia-se em um estudo bibliográfico,
constituindo-se como uma reflexão teórica dividida em três partes. Na primeira,
realiza-se um resgate histórico da emergência da discussão ambiental e do
paradigma de sustentabilidade do desenvolvimento nas sociedades capitalistas,
enfatizando a institucionalização no âmbito internacional de programas de
educação ambiental. Na segunda parte, discorre-se a cerca da emergência de
políticas de gestão ambiental no âmbito das empresas empresariais privadas,
refletindo sobre o discurso de responsabilidade sócio-ambiental empresarial. Na
última parte, realiza-se uma reflexão sobre as possibilidades de implementação de
educação ambiental no âmbito empresarial, enfatizando a necessidade de
desvelamento das reais intenções dessa ação de educação sob a perspectiva de
sustentabilidade do desenvolvimento.
This paper aims at reflecting on contemporary changes in the world of work by
pointing out the inclusion of environmental issues in the management of public and private policies. It discusses the possibility that there is space in private
business to carry out Environmental Education processes. It states that
environmental issues require a broad analysis which should include the social
component, rather than a look merely focused on natural sciences. Thus, the matter
may reach a socio-environmental dimension. This paper is based on a
bibliographical study and its theoretical reflection is divided in three parts. The
first part presents a historical background of the environmental discussion and of
the paradigm of development sustainability in capitalist societies, and emphasizes
institutionalization of international Environmental Education programs. The
second part is about the emergence of policies in environmental management in
private companies, and reflects on the discourse of a company‟s socioenvironmental
responsibility. The third part reflects on the fact that Environmental
Education may be implemented in companies, and points out the need to reveal
what intention this educational action has from the perspective of development
sustainability.