Abstract:
Na atualidade, diante das dificuldades que permeiam o ensino de História,
constata-se que é inevitável enfrentar o desafio de compreender as mudanças e
adaptar-se às novas exigências de aprendizado. Sendo assim, desenvolveu-se
uma prática de ensino de História a partir da Educação Patrimonial, metodologia
baseada na identificação e interação com o bem cultural, cuja finalidade consiste
em ampliar as possibilidades de aprendizado e facilitar a compreensão da história
local e sua relação com os temas históricos mais amplos. Nessa perspectiva, o
ensino de História adota a própria cidade como recurso didático mediante suas
estruturas citadinas. Assim, por meio de percursos patrimoniais, realizados com
alunos da rede básica de ensino, busca-se a (re)educação do olhar, ou seja, a
maneira como de fato se enxerga os vestígios materiais no seu contexto histórico;
as permanências e ausências das construções e dos lugares constituidos pelos
alunos enquanto Patrimônio Cultural. Por fim, considera-se que, a utilização do
patrimônio material, na condição de fonte para o ensino de História das cidades,
surge como alternativa ao espaço restrito da sala de aula; possibilita encontrar
meios de tornar o aprendizado mais dinâmico, reflexivo e desperta o sentimento
de pertencimento. Dessa forma, o patrimônio deixa de ser apenas uma
representação elitizada do poder e toma o seu sentido de construção social, na
qual a comunidade participa e interage com o bem cultural eleito como signo
formador de sua identidade.
At present, given the difficulties that permeate the teaching of history, it appers that
it is inevitable to face the challenge of understanding the changes and adapt to
the new demands of learning. Therefore, we developed a practice of teaching
history with Heritage Education, based methodology to identify and interact com
the cultural goods, whose purpose is to expand the possibilities for learning and
facilitate understanding of local history and its relation to the themes broader
historical. In this perspective, the teaching of history adopts the city itself as a
teaching resource by its urban structures. Thus, through routes, conducted with
students from primary education, we seek to (re)educate the look, or the way it
actually sees the patrimony in its historical context; the permanence and absence
of constructions and places constituted by students as Cultural Heritage. Finally, it
is considered that the use of the material heritage, how source for the teaching of
history of cities, is an alternative to the limited space of the classroom; enable find
ways to make the teaching of history most dynamic, reflective a nd awakens the
sense of historical belonging of the learning. Thus, the patrimony ceases to be just
an elitist representation of power and takes his sense of social construction in
which the community participates and interacts with the cultural goods as a sign of
their identity.