Educação patrimonial na escola: uma experiência entre o ensino de história e o patrimônio cultural em Pedro Osório (RS)

Torres, Tatiana Carrilho Pastorini

Abstract:

 
Na atualidade, diante das dificuldades que permeiam o ensino de História, constata-se que é inevitável enfrentar o desafio de compreender as mudanças e adaptar-se às novas exigências de aprendizado. Sendo assim, desenvolveu-se uma prática de ensino de História a partir da Educação Patrimonial, metodologia baseada na identificação e interação com o bem cultural, cuja finalidade consiste em ampliar as possibilidades de aprendizado e facilitar a compreensão da história local e sua relação com os temas históricos mais amplos. Nessa perspectiva, o ensino de História adota a própria cidade como recurso didático mediante suas estruturas citadinas. Assim, por meio de percursos patrimoniais, realizados com alunos da rede básica de ensino, busca-se a (re)educação do olhar, ou seja, a maneira como de fato se enxerga os vestígios materiais no seu contexto histórico; as permanências e ausências das construções e dos lugares constituidos pelos alunos enquanto Patrimônio Cultural. Por fim, considera-se que, a utilização do patrimônio material, na condição de fonte para o ensino de História das cidades, surge como alternativa ao espaço restrito da sala de aula; possibilita encontrar meios de tornar o aprendizado mais dinâmico, reflexivo e desperta o sentimento de pertencimento. Dessa forma, o patrimônio deixa de ser apenas uma representação elitizada do poder e toma o seu sentido de construção social, na qual a comunidade participa e interage com o bem cultural eleito como signo formador de sua identidade.
 
At present, given the difficulties that permeate the teaching of history, it appers that it is inevitable to face the challenge of understanding the changes and adapt to the new demands of learning. Therefore, we developed a practice of teaching history with Heritage Education, based methodology to identify and interact com the cultural goods, whose purpose is to expand the possibilities for learning and facilitate understanding of local history and its relation to the themes broader historical. In this perspective, the teaching of history adopts the city itself as a teaching resource by its urban structures. Thus, through routes, conducted with students from primary education, we seek to (re)educate the look, or the way it actually sees the patrimony in its historical context; the permanence and absence of constructions and places constituted by students as Cultural Heritage. Finally, it is considered that the use of the material heritage, how source for the teaching of history of cities, is an alternative to the limited space of the classroom; enable find ways to make the teaching of history most dynamic, reflective a nd awakens the sense of historical belonging of the learning. Thus, the patrimony ceases to be just an elitist representation of power and takes his sense of social construction in which the community participates and interacts with the cultural goods as a sign of their identity.
 

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  • ICHI - Mestrado Profissional em História