Abstract:
Saber como a comunidade escolar pensa sobre os problemas ambientais é a forma de
desenvolver estratégias para combatê-los. O objetivo do presente trabalho foi diagnosticar a
percepção ambiental sobre os resíduos sólidos de docentes e discente de uma escola pública do
Agreste da Paraíba, através de questionário e observação participante. Sobre o conceito de
educação ambiental, 40% (n=10) dos docentes têm visão generalista e 60% afirmou trabalhar a
questão, apesar de tais atividades não terem sido observadas. Os docentes apresentaram confusão
entre os conceitos de lixo e resíduos sólidos. 90% dos alunos (N=52) relacionou o ‘lixo’ com algo
ruim e 67% afirmou que a escola tem coleta seletiva, apesar de não ser observado. A escola
demonstrou desconhecer a problemática dos resíduos sólidos.
Knowing how the school community think about environmental problems is one way to
solve these problems. The objective of this study was to diagnose the environmental perception
about solid waste of the faculty and students of a public School the Agreste region of Paraíba, using
questionnaires and participant observation. On the concept of environmental education, 40% (n =
10) of teachers have more generalist view and 60% said developing environmental education
practices in school, even if those activities were not observed. 90% of the students (n = 52), related waste as a bad thing and 67% said that the school has selective collection; in spite of it was not
observed. The school community do not know about the solid waste problem.
Saber como la comunidad escolar piensa sobre los problemas ambientales es la forma de
desarrollar estrategias para combatirlos. El objetivo del presente trabajo fue diagnosticar la
percepción ambiental sobre los residuos sólidos de los maestros y estudiantes de una escuela
pública del Agreste de Paraíba, a través de cuestionarios y observación participante. Sobre el
concepto de educación ambiental, el 40% (n=10) de los docentes tienen una visión general y el
60% afirmó trabajar sobre el tema, a pesar de que tales actividades no fueron observadas. Los
docentes presentaron confusión entre los conceptos de basura y residuos sólidos. El 90% de los
alumnos (N=52) relacionó la ‘basura’ con algo desagradable y el 67% afirmó que la escuela tiene
recolección selectiva, a pesar de no fue observada. La escuela demostró desconocer la problemática
de los residuos sólidos.