Abstract:
A presente pesquisa se propõe, por um lado, à análise de como os alunos do 3º ano do
Ensino Médio da Escola Estadual Rodolfo Bersch, localizada no interior do município
de São Lourenço do Sul, expressam suas memórias e olhares sobre o passado e suas
identidades étnico-culturais. Por outro lado, também foram interrogados os registros
orais da comunidade escolar e local em torno de suas opiniões sobre a relevância da
cultura pomerana para o ensino de História na escola. Este estudo optou por um recorte
temporal do tempo presente e, por isso, está concentrado nas narrativas dos alunos e
comunidade registradas durante sessões de história oral, realizadas em 2015. Os
estudantes são descendentes de imigrantes pomeranos e preservam muitos dos aspectos
culturais trazidos pelos seus antepassados. Além disso, por meio da forma como
estruturam suas visões sobre a cultura pomerana, foram apreendidos os componentes da
consciência histórica expressos pelos jovens.
This research aims, firstly, to analyze how Students from the third grade of High School
from Escola Estadual Rodolfo Bersch, located in County of São Lourenço do Sul,
express their memories and views about the past and their ethnic and cultural identities.
On the other hand, they were also considered oral records from the School and local
community about their opinions, regarding the relevance of Pomeranian Culture to
history teaching in school. In this study we chose a timeframe of this and therefore is
concentrated in the narratives of students and community recorded during sessions of
unwritten history, conducted in 2015. The students are descendants of Pomeranians
immigrants, and preserve many of the cultural aspects brought by their ancestors.
Besides that, through the way they structure their views on the Pomeranian Culture, the
historical consciousness of the componentes reported by young people were recorded.