Educação Ambiental e transformação sócio-ambiental com a implantação da Agenda 21 local: o caso do Núcleo de Educação Ambiental da Colônia de Pelotas.

Silva, Neuza Maria Corrêa da

Abstract:

 
Esta pesquisa apresenta o estudo sobre as transformações sócio-ambientais observadas no sétimo e oitavo distritos da Colônia de Pelotas, a partir da criação e atuação do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), com a implantação da Agenda 21 local. Com isso, objetivamos avaliar durante um ano de atuação deste (NEA), as possíveis transformações no que tange aos seus conhecimentos, habilidades, valores, comportamentos e capacidade de avaliação dos problemas sociais, econômicos e ambientais por eles enfrentados. Na verdade, os pensamentos de vários educadores ambientais sobre Educação Ambiental e suas complexidades, permitem a reflexão sobre o papel destes nas transformações político- econômico- sociais; com isso, o desenvolvimento da ética ambiental, permitindo ampliar a visão da complexidade e das conexões que se estabelecem entre os seres. A transformação social constitui-se o ponto chave para avaliar a validade do processo de implantação de agendas locais. A governança local tornando-se um dos mais importantes mecanismos de inovação democrática e ambiental. Esse processo, contudo, desafia, de maneira radical, as práticas ambientais, sociais e econômicas tradicionais e vigentes na esfera municipal. Cabe salientarmos que a metodologia utilizada é a pesquisa-ação-participante, com a qual nos envolvemos de modo cooperativo, participativo. A aprendizagem se deu de modo que a ação realizada, ao mesmo tempo em que nos forma, também oferece informações para a construção de novos conhecimentos, incrementando continuamente o processo, de modo coletivo, por meio de formação de multiplicadores, que aprendem, produzem seu conhecimento e o compartilham com os demais.Diante disso, entendem, ao mesmo tempo, o valor da participação comunitária. Através do método de entrevista gravada e escrita, foi possível conhecermos como pensa, sente e age a comunidade diante dos problemas sócio-ambientais enfrentados por eles e o que esperam da Agenda 21. A partir da compreensão do que é Agenda 21, e como ela pode favorecer as práticas políticas sociais, utilizamo-nos dos informativos do Ministério do Meio Ambiente e da Agenda 21 Nacional. Os dados nos revelam que a Agenda 21, por si só, não constitui o único instrumento que devemos utilizar para desenvolvermos um trabalho de conscientização e de desenvolvimento da ética ambiental; mas quando levado a sério, poderá ser um decisivo instrumento para a prática de Educação Ambiental multiplicadora e mobilizadora. Poderá, portanto, proporcionar relevantes resultados sociais: auxiliar, no caso de Pelotas, na construção de um ecosolidarismo, nos projetos criados a partir das necessidades da comunidade local. Por sua vez, podemos destacar o salutar convívio que os moradores têm com o ambiente, mostrando a importância deste para a sobrevivência de todos os seres, considerando o ser humano mais um dos integrantes deste universo chamado Terra. Esses indivíduos esperam e lutam para que, através da Agenda 21, desenvolvam-se políticas públicas sérias, comprometidas com os socialmente menos favorecidos. Anseiam, ainda, que possam ter justiça social e, assim, uma melhoria não apenas na qualidade de vida, mas também no local onde moram. Se isso ocorrer, terão incentivos para continuar a lidar com a terra.
 
This research presents the study on social environmental changes observed in the seventh and eighth districts in Pelotas country area, after the beginning and the work of Environmental Education Nucleus, with the implantation of local Agenda 21. With this we aimed at evaluating for a year of work of the Nucleus, the possible changes considering its knowledge, skills values, behavior and capacity of evaluating social, economical and environmental problems faced by the people from these districts. Actually, the thoughts of several environmental educators on Environmental Education and its complexities, enable the thought about their role in these social, political, economical changes; therefore, the development of environmental ethics, enabling enlarging the view of complexity and of the connections which are established among the people. The social change constitutes of the key point to evaluate the validity of the process of implantation of local agendas. The local administration becomes one of the most important mechanisms of democratic and environmental innovation. This process, however, challenges, in a radical way, the environmental, social and economical traditional practices and present in the local content. It is worth mentioning that the methodology used is the action-paticipant research, with which we involve, in acooperative, participative form. The learning took place in order to form us, along with time, also offering information for the construction of nw knowledge, continuously improving the process, in a grouped form through the development of multipliers who learn, produce their knowledge and share it with the others. Through this, it is understood, at the same time, the value of community participation. Through the method of recorded and written interview, it was possible for us to know how the community thinks, feels, acts when facing social and environmental problems faced by them and what they expect from Agenda 21. From the understanding of what Agenda 21 is, and how it can favor the social political practices, we used informative from the Environment Ministry and the National Agenda 21. The data revealed that Agenda 21, itself, does not constitute the only tool which we should use to develop a work of making people aware and of development of environmental ethics; but, when taken seriously, it can be a very important tool for the practice of a multiplying and mobilizing Environmental Education. It may, however, provide relevant social results: help, in the case of Pelotas, in the building up of na ecosolidarity, in the projects created from the needs of the local community. Also, we can highlight the friendly relationship which the inhabitants have with the environment, showing then the importance of it for the survival of everyone, considering the human being as one more member of this universe called Earth. These individuals hope and fight for, through Agenda 21, a development of serious public policies, committed with the socially less favored. They also crave that they may have social justice and, therefore an improvement not only in their quality of life nut also in the place where they live. If this happens, they will be motivated to continue working in the country dealing with the soil.
 

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  • IE - Mestrado em Educação Ambiental (Dissertações)