Abstract:
É necessário compreender que a universidade tem a função social de formar profissionais éticos, sob o paradigma crítico, tornando-os cidadãos mais conscientes da crise vivenciada e comprometidos com a transcendência da mesma. Na Educação Ambiental, os componentes reflexivo e participante são importantes para que a coletividade tenha clareza quanto aos problemas e dificuldades que enfrenta e se comprometa com a busca de soluções e alternativas. Nesse estudo pretendi analisar as potencialidades da Educação Ambiental no processo de constituição de um campus sustentável do ponto de vista socioambiental, a partir da perspectiva dos estudantes do curso de bacharelado em Turismo Binacional. Realizei um estudo teórico para compreender os conceitos basilares da pesquisa e busquei conhecer o que as universidades brasileiras vêm desenvolvendo com relação à sustentabilidade nos seus espaços de ingerência. Assim, o propósito da investigação foi desenvolver um estudo de caso exploratório, analisando informações que auxiliem a desvelar quais as potencialidades da Educação Ambiental no processo de constituição de um campus sustentável. Os dados primários foram levantados a partir de questionários respondidos pelos sujeitos pesquisados e analisados através da metodologia de pesquisa social qualiquantitativa. Na análise dos resultados, constatei que os estudantes consideram importante estudar num espaço socioambientalmente sustentável, porém, não participam dos processos de gestão ambiental universitária. As injustiças do sistema hegemônico que vivemos exigem rupturas sociais e considero que uma maneira efetiva de buscá-las é estimular permanentemente a construção de espaços
educativos que sejam capazes de estabelecer relações dialógicas de ação-reflexãoação entre os sujeitos envolvidos. Consolidando, assim, no meio acadêmico, valores de justiça social e equilíbrio ambiental através do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão.
Es importante hoy en día entender que la universidad tiene como función social formar profesionales éticos y crítico, que les permita ser ciudadanos conscientes y comprometidos con la trascendencia de la actual crisis socio-ambiental. En Educación Ambiental, el componente "reflexivo" y "participativo" son importantes para que la comunidad tenga una noción clara en relación a los problemas y las dificultades que enfrentan, comprometiéndose así a la búsqueda de soluciones y alternativas. El presente estudio pretende analizar la educación ambiental como potencial en el proceso de formación de un campus social y ambientalmente sostenible, desde la perspectiva de los estudiantes de licenciatura en Turismo Binacional. La investigación comprendió un estudio teórico de los aspectos conceptuales importantes que permitieron identificar cuáles son las acciones de sostenibilidad social y ambiental que las universidades brasileñas vienen desarrollando en sus espacios de interferencia. La metodología utilizada fue el método de estudio de caso exploratorio, Para la obtención de datos primarios se aplicaron cuestionarios estructurados y para su análisis se utilizó la metodología mixta (cuali-cuantitativa). Los resultados evidenciaron que los estudiantes consideran importante estudiar en un espacio social y ambientalmente sostenible. Sin embargo, no participan de los procesos de gestión ambiental de la universidad. Las injusticias del sistema hegemónico que vivimos requieren de perturbación social y creo que una manera eficaz de conseguir está en el permanente estimulo de la construcción de espacios educativos capaces de establecer relaciones dialógicas de acción-reflexión-acción entre los sujetos involucrados. Fortaleciendo en las universidades, valores de justicia social, y equilibrio del medio ambiente a través de la docencia, investigación, extensión y gestión.