Abstract:
A tese "Sobre a condição e a existência humana: contribuições aos Fundamentos da Educação Ambiental" parte do reconhecimento da necessidade de a Educação Ambiental ampliar os fundamentos de sua razão de ser, a fim de auxiliar na compreensão sobre a condição e a existência humana. A partir disto, o problema de pesquisa é delimitado com a seguinte interrogação: Como fundamentar a Educação Ambiental a partir da compreensão da existência e da condição humana? A perseguir esta interrogação, trilhamos caminhos diversos e adotamos três posturas metodológicas: i) a hermenêutica, para assegurar um diálogo bibliográfico entre diferentes autores e áreas do conhecimento que, de uma maneira ou de outra, tratam de questões atuais que podem contribuir com a assimilação do modus operandi da racionalidade humana; ii) a complexidade, pela necessidade de uma complexificação do pensamento para concebermos os níveis de realidade que chegam até nós e nos constituem; iii) o exercício filosófico, desde uma síntese entre a hermenêutica e a complexidade, para que fosse possível uma abordagem teórica sobre a retomada dos Fundamentos da Educação Ambiental. A nossa tese é a de que os Fundamentos da Educação Ambiental não podem prescindir de uma profunda compreensão acerca da existência humana e que devem promover outras formas de lucidez sobre a nossa condição. A justificativa para o nosso posicionamento resgata uma problemática de origem antiga, porém atual, que se nos é colocada por questões existenciais do mundo contemporâneo, a saber, o antropocentrismo e a soberba cientificista que, entre outras consequências, promovem o individualismo e o apagamento do outro que nos permite ser, historicamente, aquilo que somos.
The thesis "About the human condition and existence: contributions to the Fundamentals of Environmental Education" starts from the recognition of the need for Environmental Education to broad the fundamentals of its raison d'être in order to aid the understanding of human condition and existence. From this, the research problem is delimited with the following question: How to base the Environmental Education from the understanding of the human existence and condition? Pursuing this interrogation, we follow several paths and adopt three methodological positions: i) the hermeneutics, to ensure a bibliographic dialogue between different authors and areas of knowledge that, in one way or another, deal with current issues that may contribute to assimilation of the modus operandi of human rationality; ii) the complexity, by the necessity of a complexification of the thought to conceive the levels of reality that arrive to us and constitute us; iii) the philosophical exercise, from a synthesis between hermeneutics and complexity, so that a theoretical approach on the resumption of the Fundamentals of Environmental Education could be possible. Our thesis is that the Fundamentals of Environmental Education can not prescind of a deep understanding about human existence and should promote other forms of lucidity about our condition. The justification for our positioning rescues a problematic of ancient but current origin, that are posed to us by existential questions of the contemporary world, namely, the anthropocentrism and the superb scientist that, among other consequences, promote individualism and the erasure of the another that allows us to be, historically, what we are.
La tesis “Sobre la condición y la existencia humana: contribuciones a los Fundamentos de la
Educación Ambiental” parte del reconocimiento sobre la necesidad de la Educación Ambiental
ampliar los fundamentos de su razón de ser, a fin de ayudar la comprensión sobre la condición
y la existencia humana. A partir de eso, el problema de investigación es delimitado con la
siguiente interrogación: ¿Cómo apoyar la Educación Ambiental desde la comprensión de la
existencia y de la condición humana? A buscar esta interrogación, pisamos en diferentes
caminos y adoptamos tres posturas metodológicas: i) la hermenéutica, para asegurar un dialogo
bibliográfico entre los diferentes autores y las áreas del conocimiento que, de una manera o de
otra, tratan de cuestiones actuales que pueden contribuir con la asimilación del modus operandi
de la racionalidad humana; ii) la complexidad, por la necesidad de una complexificación del
pensamiento para que concibamos los niveles de realidad que llegan hasta nosotros y nos
constituyen; iii) el ejercicio filosófico, desde una síntesis entre la hermenéutica y la
complexidad, para que fuera posible un abordaje teórica sobre la retomada de los Fundamentos
de la Educación Ambiental. Nuestra tesis es la de que los Fundamentos de la Educación
Ambiental no pueden prescindir de una profunda comprensión acerca de la existencia humana
y que deben promover otras formas de lucidez sobre la nuestra condición. La justificativa para
nuestro posicionamiento rescata una problemática de origen antigua, pero actual, que se nos es
colocada por cuestiones existenciales del mundo contemporáneo, a saber, el antropocentrismo
y la soberbia cientificista que, entre otras consecuencias, promueven el individualismo y la
borradura del otro que nos permite ser, históricamente, lo que somos.