Turismo como prática pedagógica no ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : um estudo de caso em uma escola do Rio Grande/RS

Ramos, Érica Souza

Abstract:

Em uma aproximação interdisciplinar entre a História e o Turismo nasce este Estudo de Caso que buscou investigar como a partir do Turismo nas práticas pedagógicas das professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental é possível o Ensino de História Local. Neste intento revelando as possíveis ressonâncias do Turismo nos processos de ensino e aprendizagem da História Local. Para isso o embasamento teórico para esta proposta foi calcado na busca por confluências teóricas entre estes dois campos do conhecimento. A investida metodológica para a realização da pesquisa se deu a partir da entrevista com a professora da turma e da Aula Oficina por Barca (2004) que contemplou uma aula-expositiva, da realização do Roteiro turístico pedagógico - turismo histórico-cultural na Cidade do Rio Grande - RS "Rio Grande: conhecendo a cidade aprendendo sua história", que foi elaborado especialmente para este estudo, e por fim a atividade de retorno com os alunos utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário. A interpretação dos dados nos revelou que a incidência da ressonância do Turismo enquanto atividade que serve ao ensino se deu em grande parte ao pertencimento histórico, ao conhecer algo novo, ao Patrimônio Cultural e a sua preservação.

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • ICHI - Mestrado Profissional em História