O ensino de História Pré-Colonial em ambientes não formais : o Parque Estadual do Guartelá (PR/Br) enquanto propulsor de práticas educativas, patrimoniais, arqueológicas e turísticas

Alves, Amanda Cristina dos Santos Costa

Abstract:

 
A presente pesquisa tem como principal objetivo identificar e analisar as práticas de Ensino de História Pré-Colonial, através das atividades turísticas implementadas no Parque Estadual do Guartelá (PEG), localizado no município de Tibagi (Paraná/Brasil). A pesquisa debate acerca das potencialidades do Ensino de História realizado em ambientes não formais de ensino-aprendizagem, neste caso, o Parque, que é uma área importante do campo da preservação e que contribui para que ocorra a interface entre patrimônio, ensino, história e educação. Além de ser um espaço de mediação para o ensino-aprendizagem de História em ambiente não escolar a partir dos elementos que o constituem enquanto recurso didático-pedagógico. O estudo está fundamentado nas fontes documentais; referências bibliográficas; Plano de Manejo do Parque; entrevistas semi-estruturadas, análise de folders, artesanato e do Museu. Para tanto, fornece elementos pautados nas ações educativas, patrimoniais, arqueológicas e históricas, dialogando com a interdisciplinaridade, que nesta pesquisa são observadas como educativas acerca do potencial turístico e por profissionais que não são historiadores, mas sim, pelos guias de turismo e guias locais.
 
The present research has as main objective to identify and analyze the practices of Teaching of Pre-Colonial History, through the tourist activities implemented in Guartelá State Park (PEG), located in the county of Tibagi (Paraná/Brazil). The research discusses the potential of Teaching History carried out in non-formal teaching-learning environments, in this case, the Park, which is an important area of the preservation field and contributes to the interface between heritage, teaching, history and education. Besides being a space of mediation for teaching-learning History in non-school environment from the elements that constitute it as a didactic-pedagogical resource. The study is based on documentary sources; bibliographic references; Park Management Plan; semi-structured interviews, analysis of folders, crafts and the Museum. For that, it provides elements based on educational, heritage, archaeological and historical actions, dialoguing with interdisciplinarity, which in this research are observed as educational about tourism potential and by professionals who are not historians, but rather by tourism guides.
 

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  • ICHI - Mestrado Profissional em História