O ensino de História nos anos iniciais : um estudo sobre educação histórica e de como os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental se apropriam dos saberes históricos ensinados a partir do livro didático

Rodrigues, Alessandra Farias

Abstract:

 
O presente trabalho propõe-se a ressaltar a importância do Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como analisar, discutir e refletir sobre como crianças do 4º ano se apropriam dos saberes históricos ensinados a partir do livro didático. Ademais, propõem-se a explicar a partir da educação histórica o que elas são capazes de relacionar com suas práticas diárias, com suas vidas e, como constroem suas experiências do/com tempo. Além disso, buscamos também refletir sobre o uso desse material pelos professores dos Anos Iniciais e suas formas de planejamento, o que será necessário a construção de um questionário para aferir sobre estas questões, principalmente pelo fato de que a formação inicial destes professores não se dá na graduação de História e sim em Pedagogia ou no Normal de Nível Ensino Médio (o antigo curso de Magistério). Para tal reflexão, foram realizados estudos sobre a constituição da consciência histórica com base na teoria de Jörn Rüsen, inserida no campo de estudo da Educação Histórica. A metodologia utilizada neste projeto foi Estudo de Caso, enquadrando-se numa abordagem qualitativa, análise documental, e o aporte da história oral (ALBERTI, 2010) com os professores, visando conhecer quais suportes didáticos são utilizados em seu cotidiano, através de estudos de caso sobre o currículo e dos livros didáticos. Para a produção das fontes foram aplicados questionários e realizadas intervenções numa turma de 4º ano do Ensino Fundamental da escola municipal França Pinto.
 
O presente trabalho propõe-se a ressaltar a importância do Ensino de História nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, bem como analisar, discutir e refletir sobre como crianças do 4º ano se apropriam dos saberes históricos ensinados a partir do livro didático. Ademais, propõem-se a explicar a partir da educação histórica o que elas são capazes de relacionar com suas práticas diárias, com suas vidas e, como constroem suas experiências do/com tempo. Além disso, buscamos também refletir sobre o uso desse material pelos professores dos Anos Iniciais e suas formas de planejamento, o que será necessário a construção de um questionário para aferir sobre estas questões, principalmente pelo fato de que a formação inicial destes professores não se dá na graduação de História e sim em Pedagogia ou no Normal de Nível Ensino Médio (o antigo curso de Magistério). Para tal reflexão, foram realizados estudos sobre a constituição da consciência histórica com base na teoria de Jörn Rüsen, inserida no campo de estudo da Educação Histórica. A metodologia utilizada neste projeto foi Estudo de Caso, enquadrando-se numa abordagem qualitativa, análise documental, e o aporte da história oral (ALBERTI, 2010) com os professores, visando conhecer quais suportes didáticos são utilizados em seu cotidiano, através de estudos de caso sobre o currículo e dos livros didáticos. Para a produção das fontes foram aplicados questionários e realizadas intervenções numa turma de 4º ano do Ensino Fundamental da escola municipal França Pinto.
 

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  • ICHI - Mestrado Profissional em História