Navegando por Autor "Backes, Dirce Stein"
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- ItemCircularidade interativa dos processos de formação e de trabalho do enfermeiro(2014) Colomé, Juliana Silveira; Lunardi, Valéria Lerch; Backes, Dirce SteinO estudo objetivou analisar as interações e retroações dos processos de formação e de trabalho do enfermeiro, com vistas ao desenvolvimento de uma (re)organização, tanto da dimensão formativa quanto dos cenários de práticas. Trata-se de um estudo exploratório- descritivo de abordagem qualitativa, desenvolvido em um Curso de Graduação em Enfermagem de uma Instituição de Educação Superior Comunitária e na rede de atenção à saúde, caracterizada como cenário de atividades curriculares teórico-práticas do referido curso, ambos localizados na região central do Rio Grande do Sul. Foram constituídos três grupos amostrais com sujeitos envolvidos no processo de formação e de trabalho de enfermeiros, atuantes nos programas Pró-Saúde e PET-Saúde desenvolvidos na instituição de educação e na rede de atenção à saúde do município, perfazendo um total de 28 participantes. A técnica de coleta dos dados foi o grupo focal. Mediante a análise textual discursiva dos dados, resultaram duas categorias centrais. A primeira, Interações e retroações dos processos de formação e de trabalho do enfermeiro, foi constituída pelas categorias intermediárias: Relações dialógicas e interdependentes entre a teoria e a prática; Formação para a autonomia ou para a alienação? Resistências, fragmentações e rupturas; Auto-organização dos processos de formação e de trabalho do enfermeiro. A segunda categoria central denominada (Re)organização da formação e dos cenários de práticas do enfermeiro: possibilidades integradoras, foi constituída pelas categorias intermediárias: Espaços conectivos da formação e do trabalho, Qualificação integradora da academia e dos cenários de práticas e Movimento emergente de mudança. A análise dos dados demonstrou que, embora se reconheça a interdependência e a complementaridade dos processos referenciados, ainda há que se avançar no que diz respeito às possibilidades integradoras, dado o potencial da organização „formação e trabalho‟ em desenvolver-se de modo cooperativo e associativo. Os cenários de práticas, como espaços interativos, aliados às estratégias governamentais para a reorientação da formação e qualificação do trabalho, têm incitado um movimento de mudanças a ser ampliado, uma vez que ainda não se mostra predominante no contexto estudado. Considera- se, portanto, que os processos de formação e de trabalho desenvolvem-se a partir de interações mútuas, dinâmicas e contínuas, as quais promovem movimentos retroativos com potencial para (re)organizar as múltiplas dimensões envolvidas nesse sistema. Desse modo, a caracterização desses movimentos convergentes e divergentes pode subsidiar estratégias, integradoras e contextuais, para a qualificação da formação e dos cenários de práticas do enfermeiro em contextos específicos.
- ItemA construção de um espaço dialógico-reflexivo com vistas à humanização do ambiente hospitalar(2004) Backes, Dirce Stein; Lunardi Filho, Wilson DaniloEste trabalho caracteriza-se por um conjunto de intervenções no campo interdisciplinar da saúde, pautadas em valores e princípios humanos e éticos. Essas intervenções foram realizadas na Santa Casa de Misericórdia, localizada na cidade de Pelotas, no extremo Sul do Rio Grande do Sul, entre os meses de julho/2003 e julho/2004, com lideranças pertencentes à equipe multiprofissional da saúde, perfazendo o total de dezoito profissionais. O problema que suscitou a sua concepção e execução referiu-se à necessidade de humanizar o ambiente hospitalar. Assim, o presente trabalho teve, por objetivo, desencadear um processo de humanização no ambiente hospitalar, o qual estimulasse a construção de um espaço dialógico-reflexivo no contexto interdisciplinar, capaz de atender à Política de Humanização da Assistência à Saúde – PHAS. Para tanto, ao visar à problematização da realidade concreta e estabelecer relações dialógicas e dialéticas de ação-reflexão no espaço coletivo, valeu-se do método crítico e reflexivo de Paulo Freire. O referencial teórico que respaldou a proposta foi constituído de conceitos e princípios do Programa Nacional de Humanização; da organização do trabalho, como fator gerador de humanização e/ou desumanização; de reflexões sobre a postura ética adotada nas relações de trabalho e no processo de construção coletiva (círculo de cultura do método freireano). Na trajetória de execução propriamente dita, três grandes marcos convergiram para sua construção: 1) o grupo de humanização que se constituiu como equipe, enfocando a importância das relações dialógicas para a conquista de um novo espaço no campo interdisciplinar; 2) a humanização centrada no trabalhador, com maior compreensão do significado coletivo de humanização, do resgate de iniciativas de humanização, da construção de espaços concretos para o emergir da subjetividade, a partir do Banco de Idéias, de ambientes coletivos acolhedores, da maior aproximação entre direção e funcionários e da partilha de vivências e talentos, dentre outros; 3) a humanização centrada no usuário, norteando a política institucional de humanização e enfocando o que representa a razão de ser e existir de um hospital. Em suma, um programa de humanização necessita ser assumido enquanto processo de construção dinâmica, coletiva e participativa que supõe estabelecer um ambiente de cuidado humano e uma cultura de respeito e valorização não da doença, mas do ser humano que adoece e do ser humano que cuida, contemplando uma relação sujeito-sujeito e não sujeito-objeto.
- ItemA construção de um processo interdisciplinar de humanização à luz de Freire(2005) Backes, Dirce Stein; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Lunardi, Valéria LerchNum mundo complexo e competitivo, torna-se cada vez mais difícil encontrar estratégias para a resolução de problemas no contexto profissional e institucional. O grande desafio está em construir elementos de reflexão e estratégias de intervenção capazes de resgatar valores básicos coerentes com a ética profissional e o respeito à dignidade humana, como balizadores para o desenvolvimento de um processo de humanização institucional. Por meio do método de Paulo Freire, com base no diálogo e reflexão crítica sobre a realidade concreta, objetivou-se construir um processo interdisciplinar, com vistas à humanização do ambiente hospitalar, a partir de lideranças pertencentes à equipe multiprofissional da saúde, perfazendo o total de dezoito membros. Emergiram como temas geradores, dentre outros: humanizar-se para humanizar; o ser humano um ser de relações dialógicas; a humanização passa pela comunicação e decorre do acolhimento e vínculo afetivo
- ItemCuidado integral em saúde: percepção de docentes e discentes de enfermagem(2011) Rangel, Rosiane Filipin; Backes, Dirce SteinO presente trabalho constitui-se numa pesquisa de caráter descritivo-exploratório, com uma abordagem qualitativa, cujos objetivos são compreender o significado do cuidado integral para os docentes e discentes do curso de Enfermagem; identificar se o cuidado integral é abordado na formação acadêmica e, em caso afirmativo, como está sendo trabalhado. Os sujeitos do estudo foram seis discentes e sete docentes do curso de Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior localizada na Região Central do Rio Grande do Sul. A coleta de dados baseou-se na técnica de grupo focal, constituída de três sessões realizadas com os discentes e três com os docentes, gravadas e transcritas posteriormente. Para a análise dos dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo na modalidade temática, da qual se destacaram três grandes temáticas: a construção da integralidade; a compreensão de cuidado integral; a formação do enfermeiro para o cuidado integral, seguidas de subtemas. A partir dos resultados obtidos, foi possível considerar que a integralidade é um tema em construção, dinâmico, flexível, passível de novas reformulações, com base em vivências e construções dos próprios sujeitos. Já o cuidado integral, mesmo com significados específicos, está atrelado à integralidade, não ocorre apenas por ação de um sujeito, pois depende de uma rede de cuidados, e deve ir além das necessidades visíveis. Quanto à formação, entende-se que é um dos principais meios de transformação nas questões de saúde, existindo uma ampla discussão, tanto de docentes quanto de discentes, acerca da real importância de cada um nesse processo. Assim, conclui-se que a discussão sobre integralidade envolve a complexidade do ser e fazer, visto que é um processo em construção, passível de novas reformulações com base em vivências e construções dos próprios sujeitos. Tal qual a integralidade, o cuidado integral acontece de modo gradual, desenvolvendo-se de acordo com as relações estabelecidas, além de exigir uma desconstrução de práticas lineares focadas em ações tecnicistas. A integralidade e o cuidado integral necessitam permear as ações do saber e fazer do enfermeiro; para isso, devem ser abordadas desde a formação acadêmica. Ressalta-se, por fim, que, na Instituição de realização da pesquisa, já estão ocorrendo transformações visando ao cuidado integral.
- ItemEstratégias de cuidado de enfermagem singular e multidimensional à criança e a família no processo de hospitalização(2014) Nicola, Glaucia Dal Omo; Backes, Dirce SteinNo período de 2008 a 2010, o número de internações pediátricas, no Brasil, foi de 2.985.527. As causas desencadeadoras da hospitalização infantil podem ser biológicas, hereditárias, sociais, econômicas e ambientais. É comum o adoecimento ocorrer pela associação de causas, havendo crianças com predisposição para apresentarem múltiplos fatores de risco. Seja qual for a etiologia, a hospitalização frequentemente gera desconforto à criança e à sua família, por vivenciarem um ambiente impessoal e contraditório às condições do cotidiano. Cabe à equipe de enfermagem prestar um cuidado humanizado, singular e ampliado. Os objetivos do estudo são: compreender o significado do cuidado de enfermagem à criança hospitalizada e identificar estratégias de cuidado de enfermagem singular e multidimensional que atendam às necessidades da criança e da família no processo de hospitalização. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo exploratório-descritivo. Os dados foram coletados por meio da técnica de Grupo Focal com a equipe de enfermagem que atuava em unidades pediátricas de duas instituições hospitalares do Rio Grande do Sul. Para tanto, foram realizados cinco encontros, no mês de setembro de 2013. Os dados foram analisados com base na Análise Focal Estratégica, a qual contemplou tanto as potencialidades e oportunidades, quanto as fragilidades e desafios no cuidado à criança hospitalizada, ampliando, assim, novas discussões para a busca de estratégias de cuidado de enfermagem singular e multidimensional. Os resultados foram sustentados por meio de duas produções científicas, quais sejam: “O cuidado à criança/família no processo de hospitalização na perspectiva de equipes de enfermagem”; “Ampliando estratégias de cuidado de enfermagem singular e multidimensional à criança/família em processo de hospitalização”. A primeira apresentou cinco categorias: Significando o cuidado de enfermagem à criança hospitalizada; Reconhecendo que o cuidado vai além do hospital; Relevância das figuras materna e paterna; Lidando com várias coisas; e Importância do cuidado multidimensional. A segunda produção resultou em três categorias: Encontrando estratégias criativas de cuidado de enfermagem à criança hospitalizada; Reconhecendo estratégias de cuidado à família no processo de hospitalização da criança; e Distinguindo estratégias de cuidado relacionadas à equipe de enfermagem no processo de hospitalização infantil. Foram garantidos todos os critérios que fundamentam a Resolução 466/12, que trata das pesquisas envolvendo seres humanos. Conclui-se que a equipe de enfermagem busca alternativas para minimizar os traumas relacionados à hospitalização, por meio do diálogo com a criança e sua família, a brinquedoteca e ludicidade para melhorar a aceitação da hospitalização, dentre outras.
- ItemFatores associados ao tabaco, às drogas ilícitas e à violência em escolares da rede pública: contribuições para a enfermagem(2014) Dalcin, Camila Biazus; Backes, Dirce SteinO estudo objetivou identificar os fatores associados ao tabaco e às drogas ilícitas em escolares da rede pública; e identificar os fatores associados à violência em escolares da rede pública. O método do estudo foi observacional, transversal e analítico. A amostra foi constituída por 435 escolares com idades entre 10 e 19 anos. Os dados foram coletados por meio de questionário, aplicado em forma de entrevista, entre os meses de outubro de 2011 e dezembro de 2012. Modelo de regressão de Poisson foi utilizado para verificar as associações entre as variáveis dependentes e independentes, considerando-se um desfecho de 50%, um intervalo de confiança de 95% e uma taxa de não resposta de 30%. O referencial teórico utilizado foi o Pensamento da Complexidade de Edgar Morin, a fim de transcender uma visão linear e pontual da saúde. No que se refere ao tabaco e às drogas ilícitas, evidenciou-se que a baixa renda familiar e o turno de estudo noturno foram os fatores associados aos desfechos, sendo que raças, que não a branca, associaram-se às drogas ilícitas como proteção. No que se refere ao fenômeno da violência, verificou-se prevalência entre sofrer violência e as variáveis sexo masculino, maior número de irmãos e baixa renda familiar, enquanto a religião é associada com um indicador de proteção para a violência psicológica. Conclui-se que os fenômenos sociais e de saúde devem ser apreendidos de forma ampliada e contextualizada. Nesse processo, o enfermeiro apresenta papel integrador e proativo. Abordagens intersetoriais, interdisciplinares e multidimensionais revelam-se como estratégias para contribuir de forma efetiva e resolutiva na proteção, promoção e educação da saúde.
- ItemA humanização hospitalar como expressão da ética(2006) Backes, Dirce Stein; Lunardi, Valéria Lerch; Lunardi Filho, Wilson DaniloA prática dos profissionais de saúde, no âmbito hospitalar, vem desumanizando-se frente à atenção à doença, e não ao ser doente, à complexificação tecnológica crescente associada ao crescimento de custos. A ética requer a implementação de um processo reflexivo acerca dos princípios, valores, direitos e deveres que regem a prática dos profissionais de saúde, inserindo-se, aí, a dimensão de um cuidado entendido como humanizado. Assim, o presente estudo teve por objetivo refletir acerca de considerações éticas que necessitam fundamentar as ações de humanização, destacando a importância da dimensão humana nas relações profissionais.
- ItemHumanização hospitalar: percepção dos pacientes(2005) Backes, Dirce Stein; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Lunardi, Valéria LerchÉ necessário mudar a forma como os profissionais se posicionam frente ao seu principal objeto de trabalho, a vida, o sofrimento e a dor dos indivíduos. Assim, este estudo teve como objetivo relatar as percepções dos pacientes em relação à humanização no ambiente hospitalar. Emergiram, dentre outros, a necessidade de implementar um processo reflexivo acerca dos princípios, valores, direitos e deveres que regem a prática dos profissionais de saúde. Um programa de humanização hospitalar supõe estabelecer um ambiente de cuidado humano e uma cultura de respeito e valorização não da doença, mas do ser humano que adoece, contemplando uma relação sujeito-sujeito e não sujeito-objeto.
- ItemO processo de humanização do ambiente hospitalar centrado no trabalhador(2006) Backes, Dirce Stein; Lunardi Filho, Wilson Danilo; Lunardi, Valéria LerchA humanização do ambiente hospitalar não se concretiza se estiver centrada unicamente em fatores motivacionais externos ou somente no usuário. Um programa de humanização necessita ser assumido como um processo de construção participativa que requer respeito e valorização do ser humano que cuida. Pautado em valores e princípios humanos e éticos e em idéias de Freire, este trabalho tem por objetivo explicitar como se desencadeou um processo de humanização, numa instituição hospitalar, centrado, inicialmente, no trabalhador, mediante a problematização coletiva da realidade concreta e a construção de relações dialógicas, horizontais e reflexivas. A proposta possibilitou maior compreensão do significado de humanização, com o resgate de iniciativas anteriores de humanização já adotadas, a adoção de um Banco de Idéias como um espaço para a emersão de subjetividades, a organização de ambientes coletivos acolhedores e uma maior aproximação entre a direção e trabalhadores.
- ItemProcesso de morte-morrer à luz do pensamento complexo: percepções de docentes e discentes de enfermagem(2013) Dias, Matheus Viero; Backes, Dirce SteinAtualmente os fenômenos que envolvem a vida e a morte necessitam ser discutidos e ampliados à luz de novos referenciais. Entende-se, que o pensamento linear, pontual e verticalizado já não responde de forma satisfatória aos desafios do mundo contemporâneo. Para tanto, é necessário conceber novas abordagens capazes de responder à complexidade dos fenômenos sociais. Dentre os referenciais capazes de promover a ampliação do campo de visão e transcender a linearidade dos fatos, destaca-se o pensamento complexo proposto por Edgar Morin. Sob esse pensamento, a morte passa a ser considerada como um fenômeno integrante do ciclo vital e não apenas ruptura no processo de viver. Para tanto, foi proposta uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório-descritivo, que teve como objetivo geral delinear estratégias que possibilitem ampliar as discussões acadêmicas acerca do processo de morte-morrer na perspectiva do pensamento complexo e como objetivos específicos: conhecer a percepção do processo de morte-morrer para docentes de enfermagem e conhecer a percepção do processo de morte-morrer para discentes de enfermagem. Os dados foram coletados a partir da técnica de grupo focal com docentes e discentes do curso de graduação em enfermagem de um centro universitário privado, localizado na região central do estado do Rio Grande do Sul/Brasil. Foi utilizada a técnica de análise focal estratégica, desenvolvida com o propósito de oferecer além de novas compreensões, também estratégias capazes de ampliar as discussões acadêmicas na perspectiva da complexidade. Ressalta-se que foi respeitada a Resolução 466/12 da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Ministério da Saúde, que regulamenta as pesquisas envolvendo seres humanos. Esse estudo recebeu o parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa na Área da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande (número 105/2013). Após a análise aprofundada e ampliada dos dados, nota-se que os entrevistados reconhecem a necessidade de se ampliar as reflexões acerca da morte com base em referenciais que transcendam a linearidade da compreensão ainda vigente. Os docentes entrevistados relataram que a sua própria formação advém de um modelo fragmentado no que diz respeito à temática morte e processo de morte-morrer. Com isso, o processo torna-se cíclico, uma vez que eles reproduzem a formação a que foram moldados. Os discentes de enfermagem acreditam que a temática necessita ser abordada de forma ampliada e complexa, a fim de que sejam, ao menos, norteados para a sua atuação profissional. Porém, discute-se que a temática morte e o processo de morte-morrer necessitam fazer parte dos discursos dos docentes e intrinsecamente nas disciplinas que compõem as diretrizes curriculares.
- ItemQualidade de vida no trabalho das equipes de enfermagem e a satisfação com o ambiente laboral dos Enfermeiros atuantes em unidades de terapia intensiva na pandemia da covid-19(2024) Salvati, Caroline de Oliveira; Silveira, Rosemary Silva da; Backes, Dirce SteinA pandemia covid-19 constituiu-se em um problema de saúde pública que repercutiu na qualidade de vida no trabalho das equipes de enfermagem, afetando a satisfação do trabalhador com seu ambiente laboral, além de ter impactos sobre sua saúde física e emocional. Este estudo objetivou identificar os níveis da qualidade de vida no trabalho das equipes de enfermagem e de satisfação com o ambiente laboral dos Enfermeiros atuantes em Unidades de Terapia Intensiva, durante a pandemia da covid-19. Os objetivos específicos foram: Identificar o perfil sociodemográfico das equipes de enfermagem atuantes em Unidades de Terapia Intensiva durante a pandemia da covid-19; Mensurar os níveis de qualidade de vida no trabalho das equipes de enfermagem atuantes em Unidades de Terapia Intensiva durante a pandemia da covid-19; Descrever as características do ambiente de trabalho que influenciam na satisfação com o ambiente laboral dos Enfermeiros atuantes em Unidades de Terapia Intensiva durante a pandemia da covid-19; Identificar a associação entre qualidade de vida no trabalho e os atributos organizacionais que influenciam na satisfação com o ambiente laboral dos Enfermeiros atuantes em Unidades de Terapia Intensiva, durante a pandemia da covid-19. Trata-se de um estudo transversal e analítico, o qual foi desenvolvido junto a três instituições hospitalares públicas de ensino, vinculadas à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, localizadas no estado do Rio Grande do Sul, sendo: Hospital Universitário de Santa Maria, Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas. Os participantes foram os profissionais de enfermagem atuantes nas Unidades de Terapia Intensiva das instituições descritas acima. A coleta de dados ocorreu entre os meses de janeiro a março de 2022, por meio da aplicação de dois questionários via Google docs, de modalidade online. Os instrumentos utilizados foram o Total Quality of Work Life, para avaliar os níveis de qualidade de vida no trabalho e o Brasilian Nursing Work Index para verificar a satisfação laboral dos enfermeiros, ambos adaptados à cultura brasileira e disponíveis para utilização. Foi utilizado estatística descritiva no primeiro e segundo artigo, enquanto no terceiro artigo foi utilizado estatística analítica. No primeiro artigo, foram realizados os testes de Kruskal-Wallis, Wilcoxon e Shapiro-Wilk. Enquanto no terceiro artigo foi utilizado o coeficiente de correlação de Spearman. As análises foram realizadas através do software estatístico R versão 4.3.2 e foi utilizado o alpha de Cronbach para verificar a consistência interna dos instrumentos. Foram respeitados os aspectos éticos, obtendo-se a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE 30950420.9.0000.5324). Os resultados foram apresentados sob forma de três artigos, intitulados: “Qualidade de vida no trabalho e o perfil sociodemográfico da equipe de enfermagem durante a covid-19”, “Satisfação com o ambiente laboral de enfermeiros atuantes em unidades de terapia intensiva durante a Covid-19” e “Satisfação com o ambiente laboral de enfermeiros”. O primeiro evidenciou um panorama detalhado sobre o perfil sociodemográfico dos enfermeiros e técnicos de enfermagem, mostrando maior concentração de mulheres, com idades médias de 41,6 anos para enfermeiros e 38,9 anos para técnicos. A qualidade de vida no trabalho variou entre as dimensões, sendo a esfera "Psicológico e Comportamental" com a maior avaliação e a "Tempo de Lazer" com a menor avaliação, o que corrobora para a implementação de ações que possam melhorar a qualidade de vida dos profissionais, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. O segundo artigo permitiu demonstrar o nível de satisfação de enfermeiros atuantes em Unidades de Terapia Intensiva usando o instrumento Brasilian Nursing Work Index. Os domínios com melhores escores foram autonomia e suporte organizacional (1,9), seguidos pelo controle sobre o ambiente (2,0). Relações entre médicos e enfermeiros, apesar de satisfatórias, apresentaram maior variação nos escores. O Alfa de Cronbach variou entre 0,75 e 0,98, indicando boa consistência interna e alta confiabilidade do instrumento. Este estudo evidencia a necessidade de fortalecer as relações interprofissionais e manter suporte organizacional adequado para promover um ambiente de trabalho adequado. Por fim, o terceiro artigo evidencia a relação entre a qualidade de vida no trabalho e a presença dos fatores organizacionais que impactam na satisfação com o ambiente laboral, trazendo o exercício da autonomia, o controle sobre o ambiente e o suporte organizacional como características do ambiente laboral satisfatório e que impactam na qualidade de vida, no bem- estar e na saúde do trabalhador. Conclui-se que a equipe de enfermagem possui um bom nível de satisfação com o ambiente laboral e qualidade de vida no trabalho, contudo ainda tem alguns aspectos organizacionais que impactam negativamente, necessitando de melhorias por parte da instituição. Além disso, os achados evidenciados neste estudo poderão contribuir para a formulação de políticas públicas e organizacionais em prol da saúde e do bem-estar do trabalhador.
- Item(Re)Organização familiar no processo de enfrentamento da doença de Alzheimer na perspectiva da complexidade(2013) Ilha, Silomar; Backes, Dirce SteinEste estudo teve como objetivo geral: Compreender a (re)organização familiar de idosos portadores de Alzheimer na perspectiva da Complexidade. E como objetivos específicos: Conhecer a percepção de docentes dos cursos da área da saúde que integram um projeto de apoio aos familiares/cuidadores de pessoas portadoras de Alzheimer acerca da (re)organização familiar na perspectiva da complexidade e Identificar/delinear estratégias de cuidado capazes de contribuir com o processo de (re)organização familiar no enfrentamento do Alzheimer. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva, de abordagem qualitativa, que teve como referencial teórico a Complexidade de Edgar Morin. Os participantes do estudo foram cinco docentes da área da saúde, cinco familiares cuidadores e uma cuidadora não familiar de idosos portadores de Alzheimer, participantes de um grupo de apoio a familiares/cuidadores. A coleta de dados ocorreu no período de junho a agosto de 2013, por meio de seis encontros, orientados pela técnica de grupo focal, dos quais três ocorreram com familiares e um cuidador, e três com os docentes. Cada encontro foi norteado por temas específicos com vistas ao alcance dos objetivos propostos. Os dados foram analisados com base na técnica da Análise Focal Estratégica e subsidiados pela Teoria da Complexidade, da qual resultaram três categorias referentes aos grupos dos familiares/cuidadores: Desordem familiar gerada pela não aceitação da doença; Ordem familiar a partir de novos papéis assumidos; (Re)Organização familiar por meio de estratégias protetoras. E três categorias referentes aos grupos dos docentes: Alzheimer: processo singular e multidimensional; Fatores que fragilizam a (re)organização familiar; Estratégias que potencializam a (re)organização familiar. Esses resultados são demonstrados por meio de dois artigos científicos. O estudo possibilitou a reflexão e sinalização de estratégias ampliadas, das quais destacam-se a interligação, a interação e a retroação entre as partes e o todo das redes de apoio que assistem as famílias que vivenciam a situação da doença de Alzheimer. Possibilitou, ainda, identificar algumas dificuldades vivenciadas pelos familiares/cuidadores no convívio e cuidado aos idosos com Alzheimer e delinear junto aos familiares e cuidadora estratégias que possam auxiliar no processo de (re)organização familiar e no cuidado ao idoso com Alzheimer. Espera-se que as estratégias identificadas/construídas nesse estudo possam auxiliar as famílias no processo de (re)organização, bem como no cuidado a idosos portadores de Alzheimer. Dessa forma, sugere-se a utilização dessas estratégias na prática clínico assistencial dos profissionais junto aos indivíduos e famílias que vivenciam a doença de Alzheimer; na docência, junto às disciplinas relacionadas à gerontologia e geriatria e pelos familiares/cuidadores de idosos portadores de Alzheimer no dia a dia de cuidados, bem como no processo contínuo e necessário de (re)organização familiar.
- ItemSignificado de cuidado de enfermagem complexo para docentes de uma instituição de ensino superior(2012) Piexak, Diéssica Roggia; Backes, Dirce SteinEste estudo objetivou conhecer o significado de cuidado de enfermagem para enfermeiros docentes e conhecer o que diferencia o cuidado do enfermeiro do cuidado dos demais profissionais, na perspectiva da complexidade. Trata-se de estudo de abordagem qualitativa, do tipo exploratório e descritivo, que possuí como fio condutor a complexidade de Edgar Morin. Os participantes do estudo foram sete enfermeiros docentes do curso de graduação em Enfermagem do Centro Universitário Franciscano, localizado na região central do Rio Grande do Sul, os quais participam do Grupo de Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo Social da Enfermagem e Saúde da referida instituição. A coleta de dados, realizada no mês de novembro de 2011, baseou-se na técnica de grupo focal, a partir de três encontros, nos quais foram desenvolvidos momentos de sensibilização, de leitura (textos selecionados), de reflexão e discussão conjunta e de fechamentos/acordos. Cada encontro foi norteado por temas específicos. No primeiro encontro foi apresentado um texto sobre a Complexidade, para maior aproximação com o tema, seguido de uma discussão a respeito do cuidado de enfermagem. No segundo encontro foram apresentados e discutidos os sete princípios da Complexidade de Edgar Morin. E, no terceiro encontro discutiu-se acerca do cuidado do enfermeiro e suas especificidades em relação ao cuidado dos demais profissionais. Para a análise dos dados utilizou-se a análise textual discursiva, da qual emergiram duas grandes categorias: cuidado de enfermagem complexo como construção singular; divergências e convergências entre o cuidado do enfermeiro e o cuidado dos demais profissionais, seguidas de suas respectivas subcategorias. Evidenciou-se, que o cuidado de enfermagem complexo como construção singular vai além de um cuidado técnico-prescritivo, pontual e linear e que o enfermeiro desenvolve um cuidado ampliado, diferentemente do cuidado dos demais profissionais, além de ser ele o articulador e integrador do cuidado. Conclui-se, que o cuidado de enfermagem não pode ser concebido como ação reducionista, mas como construção singular, que envolve interações, reflexões e autoconhecimento, além do enfermeiro precisar ser capaz de desenvolver um cuidado ampliado, contextualizado e focado nas necessidades dos seres humanos.
- ItemSistematização da Assistência de Enfermagem fundamentada no pensamento da complexidade(2014) Dotto, Jéssica Ineu; Backes, Dirce SteinA Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE) organiza o trabalho profissional quanto ao método, pessoal e instrumentos, tornando possível a operacionalização do Processo de Enfermagem. Instituída pela Resolução do COFEN nº 272/2002 e revogada pela Resolução no 358/2009, a SAE tornou-se atividade privativa do enfermeiro. Com base na Lei do Exercício Profissional de Enfermagem nº 7.498/86 e nesta Resolução, a implementação da SAE se tornou obrigatória em todas as instituições públicas e privadas que integram profissionais de Enfermagem em sua estrutura de pessoal. Objetiva-se com este estudo conhecer a percepção do enfermeiro em relação à SAE, na perspectiva da complexidade, e promover encontros de discussão sobre a SAE, a partir de estratégias previamente identificadas, a fim de qualificar e ampliar o seu processo de implementação. Trata-se de uma pesquisa descritiva, exploratória, de abordagem qualitativa. Os dados foram coletados por meio de entrevistas individuais e por meio da dinâmica de reavaliação da percepção sobre a SAE, realizada durante os encontros de discussão. O estudo foi realizado com 20 enfermeiros(as) assistenciais de duas instituições hospitalares localizadas na cidade de Santa Maria/RS. Os dados analisados por meio da Análise de Conteúdo e discutidos na perspectiva da complexidade, evidenciaram que a SAE se constitui, inicialmente, como “desordem” no processo de “ordem” já instituído nas normas e rotinas dos enfermeiros. A (re)organização do ser e fazer em enfermagem, por meio da SAE, resulta em buscas individuais e coletivas permanentes, além de processos dialógicos construtivistas para a apreensão ampliada do significado e da implementação da SAE, na prática. Conclui-se que a SAE ainda se reduz, em parte, às questões de ordem, isto é, à normas e rotinas, e que, por vezes, instaura certa desordem, a qual possibilita gradativamente nova organização por meio de engajamento dos próprios profissionais de enfermagem. Considera-se que, ao final do terceiro encontro de discussão, os enfermeiros haviam ampliado a sua percepção em relação à SAE, bem como reconhecido a sua importância para a qualificação e otimização do processo de cuidado.
