Navegando por Autor "Nogueira, Gabriela Medeiros"
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- ItemAs abordagens sobre vocabulário durante leitura de livros infantis : um estudo com professores do 1º ano do ensino fundamental em escolas do município de Rio Grande/RS(2017) Nobrega, Thais Fernandes Ribeiro; Nogueira, Gabriela MedeirosEsta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar o modo como professores do 1º ano do ensino fundamental da cidade de Rio Grande/RS abordam o vocabulário em situações de leitura de livro de história infantil para as crianças. Para isso, utilizei como perspectiva metodológica a abordagem qualitativa, que conforme indica Minayo (1994), preocupa-se com uma realidade que não pode ser quantificada. Como perspectiva teórica utilizei as contribuições de Vygotsky (1989, 1996), Piaget (1987, 1998) e Tomasello (2003), quanto à discussão sobre aquisição de linguagem; Cagliari (2000), Frith (1985), Ellis (1995) e Mousinho (2004) para discutir leitura e sua aquisição pelas crianças; Paiva (2008), Zilberman (2003), Kleiman (1995, 2013), no que se refere ao uso do livro de história infantil na escola; Moreira (1984), Rosemberg (s/a), Stein e Rosemberg (2010), Rosemberg e Sarlé (2015), no que diz respeito ao ensino do vocabulário em momentos de leitura de histórias infantis. A pesquisa foi desenvolvida ao longo do ano de 2015 e 2016, com cinco professores do primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal do Rio Grande. Por meio de pesquisa não participante, realizei observações de situações de leitura de histórias infantis em sala de aula. Além disso, entrevistei os professores e propus a análise de duas situações-problemas. Os resultados da pesquisa indicam que o momento de leitura de histórias infantis pelos docentes foi pouco significativo para o ensino do vocabulário, embora tenha sido identificado que eles fazem uso de estratégias propostas por Rosemberg (s/a), Stein e Rosemberg (2010) e Moreira (1984) que favorecem o ensino do mesmo. Foi possível perceber que entre os participantes existe a generalização de um entendimento comum sobre o que é ampliação do vocabulário. Porém, os professores parecem desconhecer a importante relação da aprendizagem do vocabulário e o processo de alfabetização, bem como o fato de que os livros de histórias infantis podem ser um excelente instrumento de trabalho para esse fim.
- ItemAnais do Congresso do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento - GEALI: alfabetização como ato político, ético e amoroso(Ed. da FURG, 2023) Nogueira, Gabriela Medeiros; Zasso, Silvana Maria Bellé
- ItemAnais do XII Seminário Educação Infantil em Debate e II Congresso de Alfabetização do GEALI - Pedagogia da Infância: Docência, Crianças e as Múltiplas Linguagens(Ed. da FURG, 2025) Delgado, Ana Cristina Coll; Gonçalves, Ana do Carmo Goulart; Michel, Caroline Braga; Meirelles, Eliane da Silveira; Nogueira, Gabriela Medeiros; Lapuente, Janaína Soares Martins; Mota, Maria Renata Alonso; Zasso, Silvana Maria Bellé; Gonçalves, Suzane da Rocha Vieira
- ItemAvaliação da aprendizagem no ciclo de alfabetização: as perspectivas das professoras alfabetizadoras de uma escola da rede municipal de ensino do Rio Grande/RS(2015) Loguercio, Taiana Duarte; Nogueira, Gabriela MedeirosEsta dissertação tem como objetivo compreender quais as concepções de avaliação das professoras alfabetizadoras de uma escola da rede municipal do Rio Grande/RS, a partir da progressão continuada no ciclo da alfabetização. Para tanto, realizei uma investigação de abordagem qualitativa, através de pesquisa documental e estudo de caso. Foram considerados e problematizados diversos documentos federais disponibilizados pelo Ministério da Educação, especialmente os que instituem e orientam a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos, o ingresso obrigatório das crianças aos seis anos de idade no 1º ano e a não reprovação no ciclo da alfabetização, bem como as políticas de formação continuada aos professores alfabetizadores. O estudo de caso foi realizado com seis professoras alfabetizadoras, através de entrevistas individuais. Os autores que nortearam a análise dos dados foram: Esteban (2010, 2013), Hadji (2001), Hoffmann (2012a, 2012b), Leal (2012), Catani e Gallego (2009) em relação à avaliação, e Freitas (2013), Knoblauch (2004) e Sousa e Barreto (2013), quanto às formas de organização de ensino em diferentes redes. A partir da análise das entrevistas, identifiquei que as professoras alfabetizadoras concebem a avaliação da aprendizagem dos alunos como processual, diária e contínua. Contudo, quando referem-se às situações práticas, revelam que nem sempre a avaliação é realizada dessa forma, pois a ênfase é dada ao resultado apresentado no final de um período, indo na direção contrária das indicadas nas políticas públicas de progressão continuada. Outro aspecto a destacar nos resultados da pesquisa é que a avaliação é considerada eficaz ao final do terceiro ano, quando as crianças devem estar alfabetizadas, demonstrando, desta forma, que a maioria das professoras entende que a política de progressão continuada não leva em consideração a avaliação que realizam com os educandos, pois mesmo os alunos não estando alfabetizados, terão sua progressão ao final do 1º e 2º ano letivo do Ensino Fundamental.
- ItemA avaliação na educação infantil - reflexões sobre a perspectiva de uma professora do município do Rio Grande/RS a partir dos relatórias de avaliação(2015) Prado, Gabriela Ortiz; Nogueira, Gabriela MedeirosA presente dissertação, intitulada "A avaliação na Educação Infantil - Reflexões sobre a perspectiva de uma professora do município do Rio Grande/RS a partir dos relatórios de avaliação" teve como objetivo compreender a avaliação na Educação Infantil a partir da perspectiva de uma professora de Educação Infantil. A escolha da temática justifica-se pelo fato de que a avaliação na Educação Infantil vem recebendo destaque no cenário nacional e por que se fazem necessárias pesquisas e estudos que se proponham a conhecer e problematizar a avaliação nesta etapa da educação. A opção teórica, com foco na avaliação na Educação Infantil, foi centrada nos estudos de Barbosa (2006; 2008) Hoffmann (2003, 2011, 2014), Bondioli e Bechi (2003), Bondioli e Sávio (2013), Bondioli (2004), Guimarães e Oliveira (2014) que apontam a avaliação como um processo que envolve diversas áreas e sujeitos do contexto educativo, com foco no desenvolvimento da criança através de acompanhamento da mesma e de reflexão sobre o que lhe é ofertado. Esta dissertação contemplou uma pesquisa bibliográfica sobre a legislação brasileira, no que tange à avaliação na Educação Infantil; sobre a documentação disponibilizada pelo Ministério da Educação, com foco nas orientações sobre avaliação na Educação Infantil e, sobre perspectivas teóricas com base nos autores citados anteriormente. De natureza qualitativa, teve como método de investigação o Estudo de Caso, que contou com um universo de pesquisa composto por uma turma de pré-escola Nível II, sendo realizada uma análise documental a partir de dezesseis "Relatórios de avaliação" de turma e individuais, elaborados pela professora durante o ano letivo. Os relatórios analisados indicam um trabalho "solitário" do professor em relação ao grupo de crianças. Não foi possível evidenciar um movimento coletivo entre o grupo de professores e a coordenação da escola, no que tange a discussão e a reflexão sobre a elaboração e constatações expressas nos relatórios. A pesquisa revelou, que temos um grande desafio pela frente no que se refere a concepção e realização da avaliação da e na Educação Infantil, pensando nas implicações que ambas têm entre si.
- ItemChapeuzinho amarelo: entrecruzamientos entre la vida y la obra de Chico Buarque y las contribuciones del circuito de comunicación para el campo de la educación(2019) Ojeda, Mariana Herrera; Nogueira, Gabriela Medeiros; Gonçalves, Suzane da Rocha VieiraEsta tesis de maestría presentada ante el Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, en la línea de investigación Formación de profesores y prácticas educativas tiene como objetivo analizar el libro Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, a través de su circuito de comunicación, la coyuntura política del período en que fue escrito, su relación con la vida del autor y sus posibles aportes para la educación. Además de eso busco identificar los temas de que se trata la obra, desde la perspectiva del contexto histórico, mapear las editoriales que la publicaron comprendiendo la importancia de estas en la historia de la mismo. El marco teórico sobre la historia del libro se sustenta en la teoría de Robert Darnton (2008 e 2010). Se trata de una investigación cualitativa a partir de los principios del paradigma indiciario como metodología de investigación, a partir de la teoría de Carlo Ginzburg (1983). El cuerpo de análisis se constituye por entrevistas disponibles en formato digital, diarios de la época y tres diferentes ediciones del libro Chapeuzinho Amarelo, dos de ellas en Brasil y la tercera en Portugal. Considerando que el circuito de Considerando que o circuito de comunicación comprende al autor, las editoriales y al lector que por su parte retroalimenta al autor, analizo el período de dictadura cívico-militar en Brasil (1964 a 1979) a partir de textos de: Daniel Aarão Reis (2014), Maria Herminia Tavares de Almeida y Luiz Weis (1998), Marcelo Rindeti (2005), Souza y Pinheiro (2009) y entrevistas realizadas a los artistas que vivieron en ese momento. También se incluye una reseña biográfica del autor Chico Buarque, desde el comienzo de la dictadura cívico-militar hasta 1979 a partir de decenas de entrevistas de prensa realizadas al autor, documentales, las dos biografías escritas por Regina Zappa (2011 y 2016), y la historia de sus canciones escrita por Wagner Homem (2009). Também fue tratado en esta investigación el aporte de las editoras y las editoriales que publicaron el libro hasta el momento. Considerando al libro en sí, esta investigación busco identificar los temas que se tratan en el la obra, desde la perspectiva del contexto histórico, considerando que la obra trata sobre los miedos y la posibilidad de enfrentarlos, para adquirir verdadera dimensión del objeto del mismo y superarlos. De este modo es posible establecer un paralelismo entre la obra y el contexto histórico de la época, es posible pensar que el lobo es el régimen dictatorial y las movilizaciones sociales, de las cuales el autor estaba muy próximo, son los gritos que terminan espantando al lobo. Por lo tanto el estudio de la historia dle libro Chapeuzinho Amarelo, demuestra que durante el período de dictadura cívico-militar existió una estrecha interrelación entre la obra de Chico Buarque y el contexto de histórico. Finalmente, cabe mencionar que la vigencia del libro se ha mantenido a lo largo de los últimos 40 años y su aporte relevante para el campo de la educación.
- ItemAs concepções de lúdico a partir da unidade quatro dos cadernos de formação do pacto nacional pela alfabetização na idade certa - PNAIC - 2013(2015) Barbosa, Adriana Bastos; Nogueira, Gabriela MedeirosEsta dissertação apresenta uma pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande, na Linha de pesquisa Espaços e Tempos Educativos, que teve por objetivo compreender e identificar as concepções de lúdico na unidade quatro dos cadernos de formação do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, direcionados aos professores dos três primeiros anos do Ensino Fundamental em 2013. Trata-se de uma pesquisa qualitativa realizada a partir de pesquisa documental baseadas em Nasser (2010), Gil (2002), Bardin (1977) e análise de conteúdo a partir de Moraes (1999) e Oliveira (1986; 2007; 2008). Dentre os autores que fundamentaram as análises, destaco Brougére (1998; 2000; 2010) e Kishimoto (2010; 2011), os quais abarcam a concepção de cultura lúdica de que a criança, quando interage com seus pares compartilha, cria e recria culturas. Em um primeiro momento, trato da política que subsidia a proposta do Ensino Fundamental de Nove Anos, considerando Leis, Pareceres e demais documentos legais em âmbito nacional, disponíveis no site do Ministério da Educação - MEC, a partir do ano de 2006. Após, descrevo e analiso os cadernos do PNAIC, que compõem a unidade quatro. Os resultados da pesquisa indicam que o material analisado apresenta concepções de lúdico que ora aproximam-se das concepções de cultura lúdica discutidas pelos autores que subsidiaram esta dissertação e ora distanciam-se destes referenciais. É perceptível, também, que os cadernos do PNAIC, abarcam uma visão autocêntrica da criança, ou seja, atribui ao jogo, ou qualquer outra atividade lúdica, uma perspectiva que promova a aprendizagem. A pesquisa mostra que são necessários mais estudos relacionados ao lúdico e termos afins, tais como jogos, brinquedos e brincadeiras, pois os mesmos são, muitas vezes, utilizados de forma equivocada, demostrando o pouco aprofundamento teórico e discussões sobre estas temáticas.
- ItemA criança e a relação com a temporalidade e a busca de estratégias próprias para a compreenção do tempo por meio da fotografia(2008) Arriada, Eduardo; Nogueira, Gabriela Medeiros; Santos, Rita de Cássia Grecco dosOs autores problematizam, por meio deste artigo, a articulação de estratégias construidas pelos alunos da Educação Infantil do Colégio São Josén na cidade de Pelotas/RS - crianças entre cinco e seis anos de idade -, para lidar com a noção de tempo em seu cotidiano. Com base na compreenção dos tempos físicos, subjetivo e socialmente construído, buscamos apreender a lógica que as crianças utilizam na construção das estratégias para apercepção do tempo, por meio da pesquisa de uma atividade com fotografias, engendradas em antigas praças da cidade - estabelecendo-se um parelelo entre o ontem eo hoje desses cenários urbanos - e nas narrativas daí decorrentes.
- ItemCriança e arte: expressão da cultura regional em um ambiente de aprendizagem em arte de uma escola municipal de educação infantil de Rio Grande/RS(2016) Quadros, Lígia Maria Oliveira de; Nogueira, Gabriela MedeirosEsta dissertação buscou identificar a presença dos aspectos da cultura regional nas situações cotidianas vivenciadas por um grupo de crianças de quatro anos de idade no Ambiente de Aprendizagem em Artes e Ciências Naturais da EMEI Oscar de Moraes, pertencente à rede municipal do Rio Grande (RS). A proposição da investigação partiu da mudança proposta pela Lei Federal nº 12.287/2010, que alterou o segundo parágrafo do artigo 26 da LDB 9394/96. A nova redação estabelece que O ensino de arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos (BRASIL, 2010, p. 1). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo o estudo de caso como importante elemento de compreensão do ambiente pesquisado e a observação e o registro em caderno de campo como as estratégias utilizadas para a produção de dados. A inserção no Ambiente de Aprendizagem em Artes e Ciências Naturais da EMEI Oscar de Moraes permitiu identificar a utilização desse ambiente para registro, através de diferentes modos e linguagens do trabalho realizado com projetos, e também a possibilidade de descobertas e brincadeiras por meio das produções e criações artísticas das crianças. A análise dos dados foi realizada com base nos seguintes autores: Derdyk (1990), Richter (2004), Edwards (1999), Duarte Júnior (1981), Horn (2007), Ostetto (2000), Rinaldi (2012), Cunha (2014), Brougère (1998), Bertoni (2014). Os resultados expressaram que a presença da família na escola pode ser considerada uma das formas de inserção da cultura regional na escola, promovendo a convivência com diferentes pessoas e ampliando, dessa forma, o repertório de vivências e aprendizados das crianças. Os resultados também evidenciaram a presença da utilização das datas comemorativas nas situações cotidianas do Ambiente de Aprendizagem em Arte e Ciências Naturais, levando em consideração, nesse aspecto, a documentação abordada no estudo e os referenciais utilizados; considerei também como uma possibilidade de inserção e apropriação da cultura regional na escola.
- ItemCriança e arte: expressão da cultura regional em um ambiente de aprendizagem em arte de uma escola municipal de educação infantil de Rio Grande/RS(2016) Quadros, Lígia Maria Oliveira de; Nogueira, Gabriela MedeirosEsta dissertação buscou identificar a presença dos aspectos da cultura regional nas situações cotidianas vivenciadas por um grupo de crianças de quatro anos de idade no Ambiente de Aprendizagem em Artes e Ciências Naturais da EMEI Oscar de Moraes, pertencente à rede municipal do Rio Grande (RS). A proposição da investigação partiu da mudança proposta pela Lei Federal nº 12.287/2010, que alterou o segundo parágrafo do artigo 26 da LDB 9394/96. A nova redação estabelece que ―O ensino de arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos‖ (BRASIL, 2010, p. 1). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo o estudo de caso como importante elemento de compreensão do ambiente pesquisado e a observação e o registro em caderno de campo como as estratégias utilizadas para a produção de dados. A inserção no Ambiente de Aprendizagem em Artes e Ciências Naturais da EMEI Oscar de Moraes permitiu identificar a utilização desse ambiente para registro, através de diferentes modos e linguagens do trabalho realizado com projetos, e também a possibilidade de descobertas e brincadeiras por meio das produções e criações artísticas das crianças. A análise dos dados foi realizada com base nos seguintes autores: Derdyk (1990), Richter (2004), Edwards (1999), Duarte Júnior (1981), Horn (2007), Ostetto (2000), Rinaldi (2012), Cunha (2014), Brougère (1998), Bertoni (2014). Os resultados expressaram que a presença da família na escola pode ser considerada uma das formas de inserção da cultura regional na escola, promovendo a convivência com diferentes pessoas e ampliando, dessa forma, o repertório de vivências e aprendizados das crianças. Os resultados também evidenciaram a presença da utilização das datas comemorativas nas situações cotidianas do Ambiente de Aprendizagem em Arte e Ciências Naturais, levando em consideração, nesse aspecto, a documentação abordada no estudo e os referenciais utilizados; considerei também como uma possibilidade de inserção e apropriação da cultura regional na escola
- ItemA criança, a matemática e a escola(2005) Nogueira, Gabriela MedeirosEste trabalho discute as construções matemáticas que as crianças realizam na infância antes de entrar na escola, como por exemplo: seriação, classificação, contagem numérica, etc. Lançando um olhar para o ambiente escolar, mais especificamente para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, percebemos que, muitas vezes, a prática docente vai de encontro às construções realizadas pelas crianças em interação com o meio. O texto traz algumas situações de sala de aula que são analisadas a partir de determinados referencias teóricos, como Psicologia e Sociologia da Infância.
- ItemDiferentes modos de brincar no 1º ano do ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2016) Nogueira, Gabriela Medeiros
- ItemEnsino Fundamental de nove anos: uma análise das contribuições de dissertações e teses defendidas no período de 2006-2010(2011) Nogueira, Gabriela Medeiros; Peres, Eliane TeresinhaEste artigo tem por objetivo apresentar os principais resultados de uma pesquisa que envolveu análise de trinta e seis dissertações de mestrado e de cinco teses de doutorado. O tema desses trabalhos é o Ensino Fundamental de nove anos, e todos eles foram defendidos em Programas de Pós-Graduação em Educação durante o período de 2006 a 2010. Nosso propósito foi conhecer a produção acadêmica sobre essa temática de pesquisa e suas principais contribuições para o campo da Educação. Os resultados dessa investigação indicam que produções acadêmicas sobre o Ensino Fundamental de nove anos estão relacionadas a diferentes aspectos. No caso dessa pesquisa, identifi camos quatorze enfoques diferentes, entre os quais se destacam: política de implantação do Ensino Fundamental de nove anos; signifi cados atribuídos pelas professoras ao Ensino Fundamental de nove anos; alfabetização e letramento; infância e relações entre Educação Infantil e Ensino Fundamental.
- ItemFormação de professores: tramas entre teoria e prática(Ed. da FURG, 2017) Michel, Caroline Braga; Trindade, Camila; Nogueira, Gabriela Medeiros
- ItemLeitura e escrita na Educação Infantil a partir do contexto das políticas nacionais (1996-2017)(2019) Brião, Eliane Costa; Nogueira, Gabriela MedeirosEsta dissertação apresenta uma pesquisa que busca responder a seguinte questão: De que modo a leitura e a escrita vêm sendo propostas no contexto das políticas nacionais para a Educação Infantil entre os anos de 1996 até 2017? Trata-se de uma pesquisa qualitativa (BOGDAN & BICKLEN, 1994), realizada por meio de análise documental (CELLARD, 2016). O período que compreende a pesquisa justifica-se porque em 1996 a Lei de Diretrizes e Bases - LDB estabelece a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica e em 2017, a pré-escola foi incluída na formação de professores realizada no âmbito do Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. Como fonte de pesquisa destaca-se os seguintes documentos nacionais produzidos para a Educação Infantil: o Parecer nº 22/98 e o Parecer nº 20/09 que estabelecem as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil - DCNEI, o Propostas Pedagógicas e Currículo em Educação Infantil, os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - RCNEI (1998) e a coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil (2016) produzidas com apoio do Ministério da Educação - MEC durante o governo de Dilma Rousseff. Nestes documentos, buscou-se identificar e analisar as concepções de leitura e escrita, a fim de reconhecer as continuidades e rupturas bem como, compreender o contexto político de produção e implementação destes documentos. Dos resultados, destaca-se que o documento Propostas Pedagógicas e Currículo em Educação Infantil apresenta críticas às práticas de alfabetização na Educação Infantil, que foram diagnosticadas no contexto da década de 1990. Contudo, nesta ocasião, o governo influenciado pela globalização e pautado pela lógica neoliberal, desconsiderou as críticas e as concepções propostas por este documento, inclusive estabelecendo troca de cargos da Coordenação Geral de Educação Infantil - COEDI/MEC. Com o intuito de atender aos interesses do governo, foram produzidos os RCNEI, com propostas que visam a sistematização da escrita, evidenciando uma concepção preparatória para alfabetização. Os RCNEI desconsideraram as orientações apresentadas no Parecer nº 22/98 das DCNEI, o qual foi produzido na mesma ocasião e tinha as diversas linguagens como proposta pedagógica para a Educação Infantil. Os RCNEI foram alvos de críticas de vários pesquisadores, entre eles, Cerisara (2005), Palhares e Martinez (2005), que identificaram problemas na linguagem e no conteúdo, e consideraram que o referido material não era adequado para Educação Infantil. Apesar das críticas, os RCNEI tornaram-se referência para a Educação Infantil. Um movimento similar, de ruptura política que envolve conflitos de concepções também ocorreu com a coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil publicada em 2016. Esta coleção segue os pressupostos das DCNEI de 2009, com foco nas interações e brincadeiras e, propondo a linguagem escrita como uma das diversas linguagens a serem propiciadas na Educação Infantil. Na coleção, há ênfase na apropriação da cultura escrita por meio da leitura de livros, registros escritos, portadores de textos, entre outros, explicitando que a finalidade não é alfabetizar as crianças, e sim possibilitar o conhecimento dos meandros da escrita. No contexto de produção e implementação deste material, houve uma ruptura política devido ao impeachment da presidenta Dilma em 2016, isso resultou novamente na troca de cargos da COEDI. Os resultados da pesquisa demonstram que as concepções de leitura e de escrita de documentos nacionais para a Educação Infantil, estão atreladas à continuidade e/ou rupturas de políticas governamentais, indicando portanto, a vulnerabilidade que esta etapa da educação está sujeita.
- ItemLeitura, livros e leitores em diferentes contextos(Ed. da FURG, 2018) Michel, Caroline Braga; Nogueira, Gabriela Medeiros
- ItemA linguagem oral e escrita no contexto da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: situações de pesquisa no Brasil e na Argentina(Ed. da FURG, 2014) Nogueira, Gabriela Medeiros
- ItemLínguas crioula cabo-verdiana e portuguesa : a coexistência das línguas materna e oficial em turmas de 1os e 2os anos de uma escola de ensino básico em Cabo Verde(2018) Arruda, Kelly de Aguiar; Nogueira, Gabriela MedeirosEsta dissertação de mestrado foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Rio Grande-FURG, na Linha de Pesquisa "Espaços e Tempos Educativos", com apoio financeiro do CNPq. A questão que norteou a pesquisa foi: Que lugar as línguas crioulo cabo-verdiana e portuguesa ocupam em uma Escola de Ensino Básico em Cabo Verde, mais especificamente no 1º e no 2º ano? A perspectiva metodológica é de abordagem qualitativa, seguindo, principalmente, os pressupostos de Bogdan e Bicklen (1994); Silva (2009) e Godoy (1995). Dentre os dados interpretados por meio de análise documental, destaco leis, dissertações e também cadernos escolares e livros didáticos. Além destes, observações e filmagens realizadas em diferentes espaços da escola participante da pesquisa, bem como entrevistas com gestores, professores do 1º e 2º anos e estudantes da FURG, oriundos de Cabo Verde, além de registros no diário de campo. Como referencial teórico, destaco as contribuições de Brian Street (2003; 2006; 2010; 2013; 2014), no que diz respeito ao letramento como práticas sociais que envolvem o uso da leitura e da escrita e os conceitos de modelo autônomo e ideológico de letramento; Soares (2004; 2009; 2016; 2017) e Kleiman (2012), principalmente no que se refere ao conceito de alfabetização e letramento escolar. Autores como Bhabha (2014), Hall (2006) e Geertz (2008) subsidiaram as questões ligadas à identidade e à cultura. Amaral (1991), Lopes Filho (2008), Albuquerque e Santos (1991; 1995; 2002) e Barros (1939) foram referências para as discussões sobre a constituição de Cabo Verde, um país formado por dez ilhas, localizado a aproximadamente 450 km da costa ocidental da África, colonizado por europeus e africanos, em sua maioria, escravos. Da mistura de etnias e culturas, surge a representação humana de Cabo Verde, ou seja, o crioulo ou o cabo-verdiano, bem como a língua materna: crioulo cabo-verdiano. Contudo, após a independência do país, foi decretada como língua oficial o português. Os resultados desta investigação indicam que o lugar ocupado pelas línguas crioula cabo-verdiana e portuguesa, na escola investigada, é distinto e desigual, uma vez que as aulas são ministradas exclusivamente em língua portuguesa e a língua crioula cabo-verdiana é falada apenas em situações informações, tais como as que ocorrem no momento do recreio. A análise dos cadernos dos alunos, dos livros didáticos e dos vídeos produzidos no contexto escolar indicam que a aprendizagem da língua escrita também ocorre basicamente em língua portuguesa, mesmo que a legislação aponte para a necessidade de a língua crioulo cabo-verdiana se fazer presente nos espaços oficiais, de modo concomitante à língua portuguesa. As oportunidades desiguais de fala que ambas as línguas produzem, de certa forma, produzem uma hierarquização não só entre as línguas, mas, de modo mais amplo, entre culturas.
- ItemPedagogia logosófica: aspectos didáticos e suas implicações para o desenvolvimento integral do educando(2020) Pinto, Karine Dias; Nogueira, Gabriela Medeiros; Vieira, SuzaneEsta dissertação foi defendida no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande-FURG na linha de pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas. O objetivo principal da pesquisa foi investigar como se organizam os aspectos didáticos e suas implicações para o desenvolvimento integral do educando na Pedagogia Logosófica, compreendendo sua história, identidade institucional e o atendimento a legislação vigente. Trata-se de uma investigação de abordagem qualitativa realizada por meio do estudo de caso e da pesquisa documental, que teve como lócus o Colégio Gonzáles Pecotche, Unidade Chapecó/SC. Compuseram os dados da investigação as observações realizadas no cotidiano da escola: o diálogo com profissionais que atuam na mesma bem como registros no diário de campo. Também o Projeto Político Pedagógico da instituição (2014), os documentos intitulados Fundamentos da Pedagogia Logosófica e Aspectos esclarecedores da Pedagogia Logosófica; a Revista Logosofica nº25 e reportagens dispostas sobre as práticas educativas no site da instituição pesquisada foram os documentos analisados. O conjunto de materiais propiciou a convergência de informações (YIN, 2001-2015) compreendendo a identidade institucional da Pedagogia Logosófica, a partir de seu contexto histórico e dos elementos principais que definem essa proposta. Dessa forma, três categorias de análise foram estabelecidas, quais sejam: 1) Relação entre ensino e a construção do conhecimento; 2) Estratégias metodológicas e contexto de aprendizagem e, por fim, 3) Relação entre ensino, aluno e professor. As categorias juntamente com os dados da escola pesquisada e, com referencial teórico do campo da didática – especialmente defendidas por autores que embasam as discussões humanísticas da educação – possibilitaram identificar que a ação didática na Pedagogia Logosófica envolve estratégias de articulação entre a vida dos sujeitos e os conteúdos curriculares obrigatórios bem como técnicas, participação ativa dos estudantes, articulação entre teoria e prática, elementos da natureza, e um currículo envolto a aspectos humanos. Elementos esses que fazem parte do planejamento, da formação continuada, dos investimentos educacionais e da necessidade dos profissionais compreenderem e se identificarem com as concepções logosóficas. Ainda foi possível identificar que a proposta busca promover a integralidade dos sujeitos indicada pela legislação vigente por meio da promoção de oito principais aspectos que sobressaíram diante da análise: cognitivo; psicológico; sensível; afetivo; ético; mental; moral; espiritual; físico; e social. Assim, os principais resultados da pesquisa indicam que a proposta Logosófica prioriza além do currículo formal composto pelos conteúdos curriculares legais, os fundamentos que a Pedagogia Logosófica prescreve, por meio da implementação de conteúdos logosóficos e de um método de ensino indicados pelo autor/fundador desta proposta Gonzales Pecotche.
- ItemPráticas de leitura e escrita na pré-escola: um estudo realizado em uma escola de Educação Infantil do município de Rio Grande/RS(2021) Espindola, Carolina Dos Santos; Nogueira, Gabriela MedeirosEsta dissertação, vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação – PPGEDU da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, na linha de Formação de Professores e Práticas Educativas, trata-se de uma pesquisa, desenvolvida entre os anos de 2019 e 2021, que teve por objetivo investigar de que modo as práticas de leitura e escrita são desenvolvidas no cotidiano da Educação Infantil – EI, mais especificamente na pré-escola da Escola Municipal de Educação Infantil Profª. Deborah Thomé Sayão, localizada no município de Rio Grande/RS. Utilizo como referencial teórico, trazendo diferentes concepções acerca da temática, os estudos de Baptista (2010, 2017), Goulart (2003, 2005, 2014), Galvão (2016), Augusto (2003), Araújo (2017), Vygotsky (1991), Soares (2004, 2009, 2020) e Morais (2019). A investigação aconteceu em um contexto de pandemia, onde foi necessário um período de distanciamento social que impediu a realização de aulas presenciais em todos os níveis de educação, sendo assim, a metodologia da pesquisa precisou de alterações. Partindo de uma abordagem metodológica qualitativa (BODGAN e BIKLEN, 1994), foi realizada uma pesquisa documental (GIL, 2008) onde foram analisados três projetos pedagógicos realizados em turmas de nível II envolvendo práticas de leitura e de escrita, registros de atividades postados no perfil do Facebook da escola e entrevistas realizadas com a Coordenadora Pedagógica e com as professoras das turmas. Ao longo da pesquisa, foi possível perceber que o trabalho desenvolvido com as crianças envolvendo a leitura e a escrita vai ao encontro das concepções defendidas por Baptista (2010, 2017), entendendo que são objetos culturais dos quais as crianças podem e devem se apropriar desde a Educação Infantil e propiciando um contato com a cultura escrita dos bebês as crianças pequenas. As práticas realizadas na escola demonstram que é possível, mesmo em um contexto de pandemia, realizar um trabalho com a leitura e com a escrita na Educação Infantil sem deixar de lado as especificidades da etapa. Dentre as práticas, destacaram-se a contação, a leitura e a criação de histórias para e pelas crianças e o uso do desenho acompanhado da escrita, seja ela espontânea por parte das crianças ou utilizando a professora como escriba, para registrar as aprendizagens e as criações das crianças. As análises demonstram que, rompendo com uma perspectiva mecânica, sem sentido e enfadonha, a escola propicia as crianças o contato com a cultura escrita valorizando sua curiosidade, suas criações e suas narrativas, através do lúdico, do imaginário e da brincadeira.
