Navegando por Autor "Tauchen, Gionara"
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- ItemAções do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2005-2010 para a redução de Assimetrias Regionais: avaliação dos instrumentos criados pela CAPES(2014) Coury, Maria de Amorim; Tauchen, GionaraA pós-graduação, no Brasil, é considerada uma das realizações mais bem sucedidas no conjunto do sistema educacional do país. Seu desenvolvimento ocorreu como produto de um planejamento deliberado, conduzido e apoiado pelo Estado. Neste cenário, a Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é responsável pela avaliação e por significativa parcela do fomento, bolsa e custeio da pós- graduação nacional, que tem a tarefa de formar profissionais aptos a atuarem nos diferentes setores da sociedade, contribuindo para o processo de modernização do país. Os Planos Nacionais de Pós-graduação (PNPG’s), elaborados a partir de 1975, contribuíram para a organização do Sistema Nacional de Pós-graduação e com a indução das políticas prioritárias neste âmbito. Por isso, o presente estudo, objetiva avaliar os instrumentos criados pela CAPES, voltados para a redução das assimetrias regionais detectadas em todos os Planos, a partir das orientações do PNPG-2005-2010; analisar se as estimativas previstas no PNPG-2005-2010, para a redução dessas assimetrias regionais foram concretizadas e se os resultados demonstram o êxito dos programas de indução criados pela CAPES, no tocante aos aspectos dos investimentos, atendimento de demandas e a ampliação do número de bolsas no período. A pesquisa, de cunho exploratório-descritivo, foi desenvolvida por meio de pesquisa documental. Os resultados da pesquisa indicam que os impactos dos programas desenvolvidos pela CAPES não foram suficientes para alterar substancialmente os indicadores que revelam um problema básico de escassez de recursos humanos para a pesquisa científica e tecnológica nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
- ItemAvaliação das estratégias da gestão da Pós-Graduação a partir do Programa de Excelência Acadêmica (Proex)(2013) Corrêa, Niuza Vieira; Tauchen, GionaraO presente estudo tem como escopo a avaliação das estratégias de gestão dos programas de pós-graduação da Área das Ciências Biológicas II, que obtiveram notas 6 e 7 em duas avaliações trienais consecutivas que aderiram ao Programa de Excelência Acadêmica (PROEX), criado pela Capes em 2004, com a finalidade de apoiar e manter o nível de desempenho dos programas de pós-graduação. O principal objetivo desta pesquisa é identificar as dimensões e atividades que norteiam o diferencial nível de excelência acadêmica, definido pela Capes para atribuição de notas 6 e 7 aos programas de pós-graduação stricto sensu, estimulando iniciativas voltadas aos rumos e significados da internacionalização. A metodologia utilizada foi de natureza exploratória, qualitativa e descritiva, por meio da analise de relatórios financeiros dos programas de pós-graduação stricto sensu da Área das Ciências Biológicas II inseridos no PROEX, relatórios esses, fornecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e, ainda, por meio de informações fornidas (disponibilizadas) pelos programas de pós-graduação, no aplicativo Coleta de Dados, ano base 2011, disponíveis no sítio da CAPES, no caderno de indicador “Proposta do Programa”. A delimitação do estudo na Área das Ciências Biológicas II justifica-se por concentrar o maior número de programas atendidos pelo PROEX. A fundamentação teórica do estudo, além de articular-se com a análise dos dados, contemplou três eixos temáticos mutuamente integrados: o Sistema Nacional da Pós-Graduação (SNPG), o Sistema de avaliação da pós-graduação da Capes e, finalmente, a inserção internacional/internacionalização da pós-graduação brasileira. Assim, concluímos que são predominantes as ações de internacionalização Sul-Norte e a internacionalização passiva junto aos programas analisados. Concluímos, ainda, que o PROEX vem atingindo seus objetivos, pois manteve o nível de qualidade de 95% dos programas de pós-graduação participantes.
- ItemAvaliação do programa de treinamento em epidemiologia aplicada aos serviços do sistema único de saúde - EpiSUS(2017) Farias, Izabeth Cristina Campos da Silva; Tauchen, GionaraEste estudo trata-se de uma avaliação do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde-EPISUS instituído pelo Ministério da Saúde no Brasil desde 2000 com o objetivo principal de formar profissionais de saúde em epidemiologia aplicada, em nível de qualificação alto, para o enfrentamento imediato de surtos/emergências epidemiológicas e eventos inusitados em todo o território brasileiro e com atuação prioritária no Sistema Único de Saúde-SUS. O objetivo geral foi avaliar o EpiSUS nas dimensões de estrutura, processo e resultados de aprendizagem, a partir da visão dos egressos do programa. Foram objetivos específicos: a) Descrever o EpiSUS em seus aspectos estruturais; b) Compreender e descrever as bases teórico-metodológicas que fundamentam o processo de formação dos recursos humanos no Programa EpiSUS; c) Analisar e descrever a percepção dos egressos do programa EPISUS quanto a aspectos de qualidade da formação realizada, nas dimensões de estrutura, processo e resultados de aprendizagem. Além do estudo bibliográfico e documental, aplicou-se um questionário semi-estruturado com os egressos das 12 turmas formadas pelo programa, no período de 2000 a 2016, utilizando-se como método de análise a Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados responderam às seguintes questões de pesquisa: O que pode ser melhorado no EpiSUS?, Como o processo ensino-aprendizagem e o trabalho no EpiSUS é avaliado pelos egressos? e O EpiSUS propiciou aos egressos o desenvolvimento de perspectivas ampliadas de análise da realidade para a solução de problemas? O estudo indica detalhadamente os níveis de qualidade atribuídos pelos egressos, os aspectos que mais se destacaram como facilitadores ou dificultadores do aprendizado, os principais ganhos obtidos e as sugestões de melhoria apontadas a partir das necessidades sentidas na experiência. 89% dos egressos avaliaram a experiência de aprendizado no EpiSUS Muito Boa (52%) ou Excelente (37%). A maioria das opiniões dos egressos relacionadas às dimensões de processo e resultados situa o EpiSUS em nível de qualidade muito bom. Em relação à estrutura encontrou-se menor uniformidade nas respostas. Conclui-se, ainda, que o programa propiciou, em certa medida, uma perspectiva ampliada de análise dos problemas, contudo, não se identifica uma intencionalidade, no sentido de valorizar os aspectos amplos vinculados ao fenômeno da situação de saúde, indicando haver uma necessidade de fortalecimento de abordagens que contemplem questões sociais, econômicas, culturais e humanas envolvidas na determinação do processo saúde-doença.
- ItemAvaliação educacional: percepções e representações sociais da docência na educação básica(2019) Barcellos, Veronica Cunha; Tauchen, GionaraEsta pesquisa de mestrado teve como objetivo investigar e compreender as representações sociais que orientam os entendimentos e ações avaliativas dos professores que atuam na Educação Básica. O aporte norteador da pesquisa foi a Teoria das Representações Sociais concebida por Serge Moscovici (1961). Entende-se por representações sociais as teorias coletivas ou as modalidades de saber socialmente constituídas, partilhadas e voltadas para a compreensão do mundo, a comunicação e a orientação das práticas. A pesquisa fundamentou-se também sobre os pressupostos epistemológicos, históricos e pedagógicos da avaliação da aprendizagem, construídos a partir das contribuições Luckesi, 2002, 2010; 1999; Hoffmann, 1998; 2003; 2014; Perrenoud, 1999; Melchior, 1994, 2008; Libâneo, 1988, 2000; Freire, 1996; Chueiri, 2007, Russel, 2014; Sordi, 1995, 2006; Tardif, 2006; Dias Sobrinho 2003, entre outros. É um estudo de natureza qualitativa, sendo marcada por três momentos, o primeiro passo foi realizado por meio da análise documental sobre a história da avaliação da aprendizagem e suas concepções na Educação Básica e o estudo da teoria das representações sociais. Apresentamos como segundo passo, a realização de uma entrevista semi-estruturada, com docentes de diversas áreas da Educação Básica. Para tanto investigamos as dimensões envolvidas no processo de avaliação educacional e quais as representações sociais deles das experiências avaliativas no ensino. O terceiro passo da dissertação compõe a coleta e análise dos dados que foram organizados e analisados à luz do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC, desenvolvido por Lefèvre e Lefèvre (2005). De acordo com nossas análises evidenciou-se que a maioria dos professores tem uma concepção formativa de avaliação da aprendizagem, embora ainda existam resquícios da concepção em que mais se valorizam os resultados de provas e testes do que os processos avaliativos cotidianos. Nos discursos analisados há evidências de um esforço coletivo dos docentes para romper com a concepção de avaliação classificatória e com as práticas tradicionais de avaliação da aprendizagem. Pode-se concluir que as concepções desses professores caminham numa perspectiva emancipatória, assentada na postura reflexiva, em que se consideram alguns aspectos fundamentais: a utilização da avaliação mediadora como suporte para a aprendizagem dos alunos e para o planejamento de ensino do professor: 1) a ênfase do papel do aluno e do professor nos processos avaliativos formativos, 2) a diversidade de instrumentos avaliativos que os professores utilizam durante o processo de ensino e aprendizagem; a compreensão do erro do aluno como possibilidade à adequação do processo de ensino e aprendizagem, uma nova uma organização escolar que implica uma proposição de avaliação marcada pela lógica da inclusão, do diálogo, da construção da autonomia, da mediação, da participação, da construção da responsabilidade com o coletivo. Foi destaque também pensar sobre a avaliação nos cursos de licenciatura, pois a avaliação adotada nas universidades, ainda é baseada num modelo positivista e classificatório o que provoca, muitas vezes, a reprodução de práticas avaliativas sem questionamentos, reflexões ou significados. Por fim, essa pesquisa foi importante, pois acreditamos que a avaliação caminha numa perspectiva crítica e emancipatória alicerçada em novos elementos avaliativos, voltados para o ensino e aprendizagem dos alunos.
- ItemAs avaliações externas na percepção dos(as) diretores(as) das escolas municipais de Rio Grande(2014) Freitas, Fabrício Monte; Tauchen, GionaraO presente trabalho traz uma análise dos impactos e das impressões dos diretores das escolas municipais urbanas da cidade do Rio Grande - RS a respeito das avaliações externas realizadas pela União. A dissertação também discute as relações entre o Estado Avaliador, a qualidade do ensino e as avaliações externas realizadas por meio da Prova Brasil, que, juntamente com os dados de discrepância do fluxo escolar, formam o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB. O estudo, de natureza qualitativa exploratório-descritiva, foi realizado junto a vinte e cinco diretores escolares que participaram de uma entrevista semiestruturada, analisada por meio da Análise de Conteúdo, esses diretores foram escolhidos conforme suas disponibilidades. As entrevistas foram desenvolvidas pelo grupo de pesquisadores como parte do projeto de pesquisa Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão: investigando concepções, indicadores e estratégias de articulação no contexto universitário. Para isso, analisamos duas questões em específico: "O que você pensa a respeito dos sistemas nacionais de avaliação, tal como Prova Brasil, e sobre o IDEB?" e "Quais são os impactos dessas avaliações nos professores e alunos? São promovidas mudanças na escola?". Ao final da pesquisa foi realizado um grupo focal com os diretores entrevistados, para que esses tivessem um retorno da pesquisa realizada. Concluímos que os gestores escolares podem mediar os sentidos e significados das avaliações externas junto à comunidade escolar, utilizar os resultados como mecanismo de reflexão sobre as práticas educativas e promover mudanças didático-pedagógicas que contribuam com a qualificação da educação escolar.
- ItemA construção do currículo interdisciplinar: da regeneração dos princípios ao fortalecimento da formação dos professores(2016) Alvarenga, André Martins; Tauchen, GionaraOs currículos dos cursos de licenciatura são, em geral, organizados de maneira disciplinar, mas a educação necessita de docentes que, além de possuírem saberes científicos específicos, tenham também uma visão de mundo ampliada e com condições de integrar diferentes áreas do conhecimento. Neste sentido, o objetivo geral desta tese foi investigar o processo de organização curricular do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (LCE), da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), identificando e compreendendo os processos interdisciplinares de inovação curricular. Sendo assim, inicialmente, mapeamos a organização curricular das Licenciaturas da área das Ciências Exatas e da Terra, de instituições brasileiras, e analisamos como estão contemplando os conteúdos referentes à formação interdisciplinar na organização dos componentes curriculares que integram seus currículos. No segundo movimento da pesquisa, analisamos o processo de construção do currículo da LCE, da UNIPAMPA, e as implicações na formação dos professores envolvidos nessa construção. Em seguida, investigamos e compreendemos as organizações propostas no âmbito da reestruturação curricular da LCE, da UNIPAMPA, que potencializaram a construção de estratégias interdisciplinares, e analisamos as possíveis contribuições decorrentes para a formação dos professores. E, por fim, discutimos possibilidades para a organização dos currículos dos cursos de licenciatura. Neste sentido, organizamos a tese por meio de Métodos Mistos. O conjunto da tese foi estruturado em 4 artigos, correspondendo aos objetivos da pesquisa. Cada artigo possui instrumentos de produção e de análise dos dados diferenciados: Análise de Conteúdo, Análise Textual Discursiva – ATD e Hermenêutica. Como resultados da pesquisa, destacamos que, ao se propor atividades/cursos interdisciplinares, que sejam valorizadas as trajetórias acadêmicas e as áreas dos docentes envolvidos nesta construção; sejam respeitadas, mas problematizadas as resistências e compreensões individuais e do grupo; as políticas nacionais preocupem-se em elaborar diretrizes que orientem a construção de licenciaturas interdisciplinares; sejam pensados mais cursos com estruturas curriculares inovadoras, integrados, interdisciplinares, com diferentes percursos formativos. A partir deste estudo, concluímos também que práticas pedagógicas inseridas em componentes curriculares, estágios desde o início do curso, disciplinas como Integração das Ciências e diferentes licenciaturas integradas em uma única licenciatura, envolvem estratégias que potencializam a interdisciplinaridade e, desse modo, podem contribuir com a formação dos professores na perspectiva da reintegração de saberes. Sugerimos também que a organização curricular disciplinar, que é pautada na lógica clássica aristotélica, seja tensionada para a construção de um currículo transdisciplinar orientado pelo princípio da dialógica. Por fim, expressamos a tese decorrente deste estudo: a (re)construção e o desenvolvimento dos currículos interdisciplinares demanda princípios orientadores que potencializem o tensionamento das concepções e dos fundamentos que os docentes construíram durante as suas trajetórias acadêmicas. Por isso, a colaboração, a dialógica e as interações são princípios que potencializam a construção de currículos interdisciplinares e transdisciplinares, bem como a auto-eco-formação permanente dos docentes em seus contextos de atuação.
- ItemCooperação entre os programas de pós-graduação na área do conhecimento ecologia: um estudo sobre a consolidação da área(2016) Neves, Camila Ferreira Pinto das; Tauchen, GionaraA Ecologia é considerada uma ciência estruturada e integrada pelos diferentes campos disciplinares e, por isso, sua organização potencializa a regeneração e produção de conhecimentos interdisciplinares. No Brasil, em janeiro de 2016, houve o registro de cento e dois programas de pós-graduação stricto sensu na Área do conhecimento Ecologia (ACE), vinculados à área de avaliação da Capes denominada Biodiversidade. É sobre este âmbito da pós- graduação em Ecologia que este trabalho de tese foi organizado, cujo objetivo geral foi investigar e analisar as possibilidades de cooperação entre os programas de pós-graduação na ACE e suas possíveis contribuições para a consolidação da área. Como objetivos específicos, buscamos compreender a ciência ecológica e as diferentes perspectivas de pensamento; analisar a organização da pós-graduação brasileira e as políticas da Capes para a ACE; analisar as aproximações e os distanciamentos das linhas de pesquisa que integram os programas de pós-graduação na ACE, visando prospectar possibilidades de cooperação; investigar e analisar a percepção dos coordenadores dos programas de pós-graduação na ACE acerca das possibilidades de cooperação entre os programas; investigar as trajetórias e a inserção profissional dos egressos dos programas de doutorado em ACE nos últimos doze anos (2000-2012), com vistas ao desenvolvimento da pesquisa e da pós-graduação. A abordagem de pesquisa foi orientada por Métodos Mistos e a compreensão dos dados produzidos foi guiada em sentido hermenêutico. As discussões e considerações apresentadas no decorrer do estudo evidenciam que a Ecologia expressa a possibilidade de religar os conhecimentos e é neste sentido que compreendemos a cooperação entre os programas de pós-graduação. Diante do exposto, defenderemos a tese de que a pós-graduação na Área do conhecimento Ecologia aspira a religação dos saberes, alicerçada por redes de cooperação, potencializando outros estilos de pensamento, pois a complexidade dos temas ecológicos implica mudanças paradigmáticas e epistemológicas nas ciências, visto que os problemas ambientais contemporâneos alertam para questões de interesse local e global, o que impõe necessidades de novas articulações para produção do conhecimento, bem como a formação de pesquisadores e docentes.
- ItemCursos de graduação em ecologia no brasil: paradigmas e perspectivas formativas(2012) Neves, Camila Ferreira Pinto das; Tauchen, GionaraCom intuito de promover uma discussão sobre os cursos de graduação em Ecologia no Brasil, esta dissertação se propôs a investigar e compreender as abordagens ecológicas que sustentam os projetos pedagógicos dos cursos de Ecologia das instituições de Educação Superior brasileiras; investigar e identificar os paradigmas que perpassam as propostas pedagógicas dos cursos de graduação em Ecologia; compreender os princípios pedagógicos e as concepções curriculares dos cursos analisados; e analisar as funções e competências profissionais do Ecólogo, presente nos projetos pedagógicos. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, documental e de cunho hermenêutico, pois, no sentido metodológico, a hermenêutica pretende formular princípios interpretativos, ao mesmo tempo em que pretende esclarecer a própria tarefa da compreensão. Foram analisados oito projetos pedagógicos, que correspondem à totalidade dos cursos de graduação em Ecologia ofertados atualmente por instituições de Educação Superior brasileiras. Ao longo do estudo dos projetos, que integram a organização dos três capítulos da dissertação, pudemos observar o paradigma simplificador ou da modernidade, no momento em que a Ecologia se volta para especialização do conhecimento, trata da ciência como comprovação, por isso se dedica ao organismo mais especializado; identificamos, no âmbito curricular, a ênfase na produção de conhecimentos contextualizados, complexos e interdisciplinaridade, além de um grande foco na pesquisa científica; por fim, as atribuições ao exercício do profissional Ecólogo apontadas foram o diagnóstico ambiental; à educação ambiental; à avaliação de riscos ambientais, etc. Assim sendo, entendemos cada curso, como expressão de uma comunidade científica, cujas práticas pressupõem, sempre, uma pré-compreensão do real que determina o objeto, o método e o tipo de suas investigações. Entendemos que o currículo constitui um ambiente simbólico, material e humano em constante reconstrução, cujo desenho envolve questões pedagógicas, técnicas, políticas, éticas e estéticas. Fechamos o circulo hermenêutico desejando que este estudo possa ampliar as compreensões sobre o pensamento ecológico, os currículos e a atividade profissional dos cursos de Ecologia.
- ItemDas inovações no ensino ao ensino inovador: complexidade e emergências no ensino universitário(2013) Borges, Daniele Simões; Tauchen, GionaraNesta dissertação, investigamos as inovações no ensino e a organização do ensino inovador no contexto da Universidade Federal do Rio Grande-FURG. A pesquisa, de natureza qualitativa, epistemologicamente fundamentada na complexidade, objetivou: a) investigar e analisar os processos de indução à inovação do ensino universitário, bem como as atividades didático-pedagógicas propostas nos projetos de ensino da Universidade Federal do Rio Grande-FURG; b) investigar as vivências e as percepções dos alunos, dos cursos de licenciatura, vinculados ao ensino das ciências da natureza, sobre as inovações no ensino universitário, destacando os docentes que evidenciaram esta perspectiva em seu processo formativo; c) investigar e compreender as concepções e as experiências didáticas inovadoras dos professores atuantes nos cursos de licenciatura vinculados ao ensino das ciências da natureza; d) analisar as potencialidades das inovações no ensino para a reestruturação permanente dos fundamentos epistemológicos da docência universitária, com vistas à organização do ensino inovador. A metodologia desta pesquisa, construída estrategicamente em consonância com a própria construção do nosso conhecimento acerca da temática (MORIN, 2011), foi estruturada a partir de três movimentos: primeiramente, foi realizado um estudo documental, por meio da Análise de Conteúdo (BARDIN,1977; FRANCO, 2008), de 163 projetos de ensino, inscritos em um edital específico da Universidade Federal do Rio Grande, no ano de 2011. Deste estudo, emergiram três grandes eixos de práticas de ensino inovadoras: a) atividades práticas; b) novas tecnologias e c) metodologias inovadoras. Em continuidade ao estudo, foi realizado o segundo movimento, de cunho exploratório-descritivo (TRIVIÑOS, 1987), junto aos cursos de licenciatura em Pedagogia, Química, Física e Ciências Biológicas da universidade. Nesse momento, participaram da produção dos dados da pesquisa quarenta estudantes do último ano dos referidos cursos. Foi utilizado como recurso metodológico um questionário composto por questões abertas e fechadas, no qual os estudantes deveriam elencar elementos e atividades do sistema didático que percebem como inovações e indicar os docentes considerados inovadores, bem como os motivos que conferiram a esse tal reconhecimento. Após, foi realizada a análise, também balisada pela Análise de Conteúdo. Os estudantes anunciaram como inovações no ensino a relação teoria-prática, o domínio dos conteúdos, o ensino de procedimentos, as diferentes metodologias, a contextualização, a problematização, a interdisciplinaridade, a pesquisa e as relações interpessoais. Ainda a partir da análise dos questionários, foram indicados seis professores considerados inovadores. Esta indicação dos sujeitos da pesquisa direcionou o terceiro movimento que se ancora, metodologicamente, na investigação narrativa (CONNELLY e CLANDININ, 2000; LARROSA, 1996), realizada com seis professores. As narrativas revelaram um esforço para a mudança do ensino universitário, manifestando emergências que subsidiaram a criação de quatro princípios de um ensino inovador: a interação e a religação, o planejamento, a ação estratégica e a auto-hetero-avaliação. A partir dessa produção e análise dos dados, elegemos quatro eixos que, complementarmente, expressam as emergências desse estudo: sistema didático inovador, interação e conhecimento, programa e estratégia, RE da reorganização e da reforma do pensamento. Estas emergências procuram colocar em relevo nossas compreensões organizadas a partir das interações entre as partes (os dados) e o todo (a dissertação).
- ItemO desinvestimento da carreira docente universitária: (des)continuidades e perspectiva(2020) Alvarenga, Bruna Telmo; Tauchen, GionaraEste estudo de doutoramento tem como tema o desinvestimento da carreira docente universitária, orientado pela teoria da complexidade. A pesquisa teve como objetivo geral pesquisar e compreender o processo de desinvestimento da carreira docente, na área do ensino de ciências, no contexto da Educação Superior. Como objetivos específicos, compreender e contextualizar o ciclo profissional do docente, especialmente na fase de desinvestimento da carreira; investigar e compreender os processos e os elementos envolvidos na fase de desinvestimento da carreira docente e as influências destas escolhas do afastamento da carreira ou (re)organização e continuidade; e, analisar e compreender as experiências profissionais e quais os efeitos para o (des)investimento da carreira universitária. A pesquisa é de natureza qualitativa, organizada por meio de estudo do estado da arte e pesquisa narrativa. A partir das nossas análises, compreendemos que o ciclo de vida profissional envolve elementos e características que correspondem às fases que o compõe como: a entrada na carreira, a fase de estabilização, a fase de diversificação, a fase de distância afetiva ou serenidade e a fase do desinvestimento. Entendemos que não há uma linearidade no ciclo de vida profissional, pois as fases que integram o ciclo de vida profissional estão correlacionadas às outras fases que compõem este ciclo, regenerando-se a partir de ações e interações docentes. O desinvestimento da carreira docente, enquanto última fase que integra o ciclo de vida profissional docente, pode caracterizar o encerramento do ciclo profissional em um tempo e espaço institucional, mas não da vida profissional, uma vez que abrange uma multiplicidade de elementos que são articulados as outras dimensões da vida. Com base nessas compreensões, defendemos a tese de que o ciclo de vida profissional é um movimento recursivo, orientado por inter-retroações que possibilitam a regeneração das fases da vida profissional e pessoal docente. O desinvestimento da carreira docente integra o ciclo de vida profissional, orientado pela multidimensionalidade de elementos que o constitui. Desse modo, é necessário auto-eco-organização docente, tendo como intencionalidade (RE)criar outros sentidos no final da carreira docente, (RE)nascendo ciclos pessoais, profissionais, formativos e institucionais.
- ItemDo mosaico ao complexus: desafios à instituição universitária(Editora da FURG, 2010) Tauchen, GionaraO presente trabalho analisa as implicações epistemológicas e paradigmáticas que perpassam o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na organização do sistema universitário, buscando nos fundamentos da complexidade e da transdisciplinaridade um olhar articulador entre as atividades-meio. A investigação, orientada pela filosofia hermenêutica de Gadamer (2008), sustenta a tese de que o princípio da indissociabilidade implica mudanças epistemológicas e paradigmáticas nas condições contemporâneas da universidade, pois demanda a apropriação e produção de conhecimentos contextualizados, complexos e transdisciplinares, superando, progressivamente, os princípios do paradigma da modernidade subjacentes à organização e ao desenvolvimento das atividades da universidade.
- ItemDocência iniciante na universidade : interações auto-eco-organizadoras da formação(2018) Borges, Daniele Simões; Tauchen, GionaraEste trabalho de doutoramento tem como tema a docência iniciante na universidade. Sua sustentação teórica nutre-se por meio da teoria da complexidade. A partir dos operadores cognitivos do pensamento complexo aprendemos que a formação do docente não é um processo linear, replicável e técnico, ao contrário, requer que a concebamos como uma necessidade vital de ampliação das suas compreensões para/com o mundo. Desse modo, esta pesquisa tem como objetivos: a) Compreender os processos de formação e de desenvolvimento profissional dos docentes universitários iniciantes; b) Contextualizar e compreender a política institucional de formação continuada dos docentes universitários na FURG, a partir da proposição e das ações do Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica - PROFOCAP; e, c) Investigar junto aos docentes universitários iniciantes da FURG, suas experiências, bem como os elementos e as condições de interação que vêm contribuindo e que podem ampliar as possibilidades de auto-eco-organização da formação. Esta investigação é de cunho qualitativo, sendo marcada por quatro movimentos metodológicos. No primeiro movimento, buscamos, por meio da compreensão, tecer possibilidades reflexivas a fim de compreender condição iniciante dos docentes nas universidades e seu processo de inserção profissional. O segundo movimento foi realizado por meio da análise documental visando a compreensão das ações desenvolvidas e das preocupações temáticas contempladas pelo Programa de Formação Continuada na Área Pedagógica- PROFOCAP da Universidade Federal do Rio Grande- FURG anunciadas nos Relatórios de Gestão anual produzidos entre 2008-2014. No terceiro movimento temos como horizonte, a realização de uma entrevista narrativa com os professores iniciantes ingressantes na FURG. Para tanto, investigamos junto a docentes universitários iniciantes, os elementos e as condições de interação que vêm contribuindo e que podem ampliar as possibilidades de auto-eco-organização da formação. No último movimento operamos as narrativas utilizando o Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) visando desenvolver um estudo que teve como objetivo compreender como se organiza a atividade de pesquisa científica na inserção do professor iniciante. De acordo com nossas análises, entendemos que a formação pedagógica precisa estar em pauta na política institucional promovendo espaços de interações auto-eco-referenciais. Entendemos a formação do professor universitário iniciante como um processo complexo auto-eco-organizador mediado por possibilidades integradoras entre universidade e professores, ensino pesquisa, permitindo a discussão dos desafios da docência no coletivo, fortalecendo a identidade institucional e a identidade pessoal do professor. Com base nessas compreensões, anunciamos a tese de que a docência iniciante desenvolve-se em um espaço-tempo de reorganização, complexificação e de ampliação das compreensões profissionais e institucionais. Este processo é configurado pelas interações auto-eco-referenciais. O prefixo auto expressa o efeito das interações que o professor produz de-si/para-si, os quais envolvem desequilíbrios, instabilidades e aprendizagens multidimensionais. O prefixo eco indica as possibilidades sócio-culturais e institucionais de acesso e de reorganização da profissionalização. A integração das dimensões auto-eco-referenciais necessita ser uma preocupação da universidade, fortalecendo a tomada de iniciativas institucionais diante da inserção dos professores iniciantes.
- ItemEducação física escolar : referências formativas na prática pedagógica de professores iniciantes(2017) Corrêa, Jonathan Terra; Tauchen, GionaraNesta dissertação, buscamos investigar e compreender as referências formativas que os professores de Educação Física, em início de carreira na Educação Básica, mobilizam na (re)organização e no desenvolvimento da sua prática pedagógica. Como objetivos específicos: a) investigar e localizar as preocupações temáticas das pesquisas sobre a formação de professores de Educação Física escolar, disponível na base de dados Scielo, buscando compreender os desafios profissionais; b) identificar as percepções e as crenças dos professores iniciantes na Educação Básica sobre a Educação Física escolar; c) identificar referências formativas mobilizadas na prática pedagógica dos professores de Educação Física em início de carreira na Educação Básica, bem como compreender suas percepções sobre a relação entre teoria e prática e a formação docente. Para o desenvolvimento destes objetivos, realizamos uma pesquisa qualitativa, primeiramente, do tipo Estado da Arte e, posteriormente, do tipo narrativa. Participaram desta etapa da pesquisa cinco professores de Educação Física que atuam na Educação Básica, em início de carreira, no município de Rio Grande/RS. No estudo do Estado da Arte sobre a formação de professores de Educação Física escolar, analisamos 16 trabalhos, evidenciando o distanciamento entre a formação inicial e a realidade escolar e o desafio da reflexão na prática pedagógica. Da pesquisa narrativa emergiram 8 eixos temáticos: motivações para escolha do curso de EF; percepção sobre a EF escolar antes de ingressar no curso de formação inicial; percepção sobre a EF escolar a partir do curso de formação inicial; percepção sobre a EF escolar a partir do início da carreira docente, percepção sobre formação docente; percepção sobre a relação entre teoria e prática; referências formativas para a prática pedagógica; dificuldades no início da carreira. A partir da análise das narrativas entendemos que, tendo em vista as percepções e crenças sobre a EF escolar em diferentes tempos formativos apresentadas pelos professores pesquisados, bem como suas referências formativas, possuem diferentes fontes de saberes que influenciam sua prática pedagógica, não só relacionadas à formação inicial, mas também a outros aspectos como os da vida pessoal, da cultura dos alunos, de sua própria experiência na escola e da relação com outros professores. Quanto à formação inicial, se apropriam de diferentes saberes advindos do curso, especialmente ligados às teorias pedagógicas e que influenciam e são mobilizados na sua prática em conjunto com as demais referências.
- ItemEnsino de Ecologia nos cursos de Ciências Biológicas: organização, experiências e emergências(2020) Pereira, Sabrina Amaral; Tauchen, GionaraEsta pesquisa de doutorado versa sobre a ciência ecológica e o seu ensino nas instituições de Educação Superior. Ancorados pelo pensamento complexo, compreendemos que a ecologia é uma ciência integrativa, envolvendo processos naturais (físicos e químicos), biológicos (organismos, populações e comunidades) e sociais. Portanto, é necessário pensar em um ensino baseado na compreensão de uma realidade complexa, fazendo com que os conhecimentos sejam problematizados, contextualizados, religados, interconectando as partes com o todo e este com as partes, e ainda reconhecendo a incompletude do conhecimento. Dessa forma, nesta pesquisa temos como objetivo de investigar a organização dos processos de ensino de ecologia nos cursos de Ciências Biológicas do Rio Grande do Sul. Para isso a pesquisa foi de cunho qualitativo, marcada por três movimentos metodológicos. No primeiro movimento, buscamos realizar um estudo teórico, de natureza hermenêutica, a fim de compreender alguns aspectos históricos que caracterizam a ciência ecológica, bem como tecer reflexões e possibilidades de uma ecologia emergente. No segundo movimento, realizamos um estudo do tipo documental, no qual por meio da Análise de Conteúdo, analisamos o currículo prescrito de ecologia dos cursos de graduação em Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado) das Universidades Federais do Rio Grande do Sul. Ampliando o horizonte para a docência em ecologia, temos o terceiro movimento, no qual por meio da investigação de cunho narrativo, buscamos compreender como estes docentes vêm desenvolvendo suas práticas no ensino de ecologia, suas concepções de ecologia e de seu ensino, e estratégias teórico-metodológicas mobilizadas, analisando as decorrências para a configuração do ensino em ecologia. De acordo com as nossas análises entendemos que a ecologia é muito mais do que uma disciplina científica: é uma ciência/consciência planetária, na medida em que envolve todas as dimensões da vida e das relações com o mundo que nos cerca. Portanto, comporta em sua essência um pensamento ecologizado que introduz um olhar, uma dimensão auto-eco-organizadora da descrição, explicação e interpretação de qualquer fenômeno. Dessa forma, acreditamos que o currículo de ecologia necessita de flexibilidade e complexidade, contemplando de maneira integrada e permeando cada disciplina, objetivos conceituais, procedimentais e atitudinais, além abordar os conteúdos inter-relacionando-os, de forma que oriente os estudantes a compreender as múltiplas relações e regulações, estimulando o processo de auto-organização. Da mesma forma, as estratégias de ensino dos docentes necessitam estar pautadas em princípios epistemológicos que levem em conta esse pensamento integrador e complexo. Neste sentido, propomos como elementos emergentes nas estratégias de ensino: a base conceitual, a resolução de problemas, a pesquisa científica e a discussão multidimensional, alicerçados em um planejamento orientador das atividades, e na relação teoria e prática interligada e fluida com atividades dinâmicas que propiciem a aprendizagem de conhecimentos em ecologia, bem como o desenvolvimento de procedimentos, habilidades e atitudes. Com base nessas compreensões, defendemos a tese de que a ecologia é uma ciência integradora que potencializa um olhar autoecorelacional, compreendendo a rede/teia de inter-retroações complexas do mundo fenomênico que se entrelaça em um todo dinâmico. Desse modo, o seu ensino demanda a interligação de conhecimentos, a dialógica e a contextualização dos quais emerge a perspectiva auto-eco- organizacional da vida. Logo, é pertinente (re)construirmos uma Ecologia da Solidariedade capaz de compreender a multidimensionalidade e o entrelaçamento dos fenômenos, contribuindo para o desenvolvimento de um pensamento ecologizado e complexo.
- ItemEntre sonhos e realidades: a auto-eco-formação interdisciplinar de professores em Ciências da Natureza(2017) Araújo, Rafaele Rodrigues de; Tauchen, Gionara; Heckler, ValmirA organização dos processos de formação de professores, na perspectiva interdisciplinar, vem produzindo discussões nos meios de ensino e na pesquisa científica. Esse movimento ocorre no campo epistemológico e pedagógico, desde o currículo dos cursos de licenciatura até as ações e atividades propostas para a formação dos estudantes. Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo geral investigar e compreender como se constituem os lugares e oportunidades de formação interdisciplinar experienciadas por estudantes de um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Para isso, iniciamos a pesquisa investigando o estado do conhecimento das pesquisas sobre formação inicial de professores em Ciências da Natureza. Posteriormente, analisamos o programa e as estratégias previstas na organização curricular do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) do Campus Dom Pedrito. E, por fim, buscamos compreender, a partir da perspectiva dos estudantes do referido curso, os lugares e as oportunidades de formação interdisciplinar experienciadas pelos mesmos. A pesquisa organizada por artigos foi epistemológica e metodologicamente orientada pelos princípios do pensamento complexo. A produção das informações e as análises envolveram métodos diferenciados, sendo estes: Análise de Conteúdo, Hermenêutica e Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa nos mostram que a formação de professores em Ciências da Natureza é dependente das interações decorrentes desse processo e da atitude dos sujeitos envolvidos em querer ser, pensar e fazer interdisciplinar. Nesse processo atitudinal o currículo é assumido como programa/estratégia, possibilitando uma formação auto-eco-organizadora. Além disso, destacamos que os lugares de formação interdisciplinar são constituídos nas interações diversificadas, nas estratégicas e da ação ecologizada da prática docente, por um currículo dialógico disciplinar/interdisciplinar, que desafia os estudantes a um pensamento transdisciplinar. Com base nessas compreensões, comunicamos a emergência da tese: Os lugares e as oportunidades de formação interdisciplinar em Ciências da Natureza, auto-eco-organizam-se na ação ecologizada da prática docente dos sujeitos, por meio de um currículo dialógico disciplinar/interdisciplinar, que os desafia ao pensamento transdisciplinar. Dessa forma, ressaltamos o movimento recursivo de formação, entre sujeitos e seus pensamentos, como nesse processo de interação com o objeto que se mostra por intermédio do currículo e na ação realizada pelos estudantes nesse processo de auto-eco-formação.
- ItemFormação inicial de professores de História : organizações curriculares e saberes constituintes(2019) Silveira, Maria Caroline Aguiar da; Tauchen, GionaraA formação de professores está vinculada aos saberes construídos ao longo do percurso formativo, para além dos estabelecidos no currículo. Porém, no percurso de formação curricular institucional, tornam-se mais evidentes dois saberes necessários à construção da identidade docente: os saberes do conhecimento e os saberes pedagógicos. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a organização curricular dos cursos de licenciatura em História, mapeando a presença e a natureza dos saberes do conhecimento e dos saberes pedagógicos e suas decorrências formativas para os professores de História. Assim, referente à primeira parte da pesquisa, buscamos compreender os processos de institucionalização da História enquanto um curso superior, atentando para a relação que a licenciatura estabeleceu em termos curriculares desde a gênese desse processo. A partir desse movimento, procurando ampliar as compreensões a respeito das temáticas referentes à formação de professores de História e do currículo, realizamos uma pesquisa do tipo Estado da Arte (FERREIRA, 2002), utilizando a base de dados da SciELO e o portal de periódicos da CAPES. Em seguida, foram mapeadas e analisadas a organização e a distribuição dos saberes do conhecimento e dos saberes pedagógicos nos currículos de 51 cursos de História Licenciatura e 30 projetos pedagógicos de universidades federais brasileiras e suas relações com as Diretrizes Curriculares para os cursos de História e para a formação de professores da Educação Básica. Na última parte da pesquisa, buscamos compreender se os saberes integrantes dos currículos e as propostas formativas dos projetos dialogam e proporcionam coerência entre o profissional que se deseja formar e a formação que é disponibilizada, a partir do cruzamento dos Projetos Pedagógicos de 30 cursos de História licenciatura de universidades federais brasileiras, das legislações e do mapeamento dos componentes curriculares presentes no desenho curricular dos cursos. O conjunto da dissertação foi estruturada em 3 artigos, correspondendo aos objetivos da pesquisa. Utilizamos como instrumentos de produção e análise de dados a Análise de Conteúdos em nossas fontes documentais. Como resultados da pesquisa percebemos, em termos quantitativos, uma predominância curricular dos saberes do conhecimento, e dentro desse, dos conhecimentos específicos. Historicamente, nos cursos de licenciatura, a formação está contida nos conteúdos específicos da área de atuação, portanto, a ênfase na formação recai sobre o bacharelado. Nesse sentido, compreendemos que ainda persiste, em termos de percurso formativo curricular, uma predominância da área específica de atuação sobre as demais, além da percebida desarticulação entre os saberes necessários a atuação docente. Constatou-se, também, que existe um descompasso entre as intencionalidades presentes nos projetos e a materialidade dos saberes organizados no desenho curricular, evidenciando que ainda predomina nos cursos uma formação mais voltada aos saberes do conhecimento e uma desarticulação entre a formação específica e a formação pedagógica, mesmo que o discurso dos projetos esteja alinhado as Diretrizes curriculares e formação do professor-pesquisador e professor-reflexivo.
- ItemGestão Educacional: olhares emergentes(Ed. da FURG, 2012) Tauchen, Gionara
- ItemInclusão das pessoas com deficiência na universidade: a efetividade do Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Especiais (PAENE)(2014) Silva, Alessandra Nery Obelar da; Tauchen, GionaraO presente trabalho tem por finalidade investigar e analisar as contribuições das ações vinculadas ao Programa de Apoio aos Estudantes com Necessidades Especiais (PAENE), da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O estudo caracteriza-se como qualitativo e documental, de abordagem avaliativa de enfoque interpretativo, realizado por meio de entrevista semiestruturada com 8estudantes com deficiência de diferentes cursos da universidade. As ações do Programa incluem desde o atendimento individual, plantões sociais, reuniões com os bolsistas de acompanhamento e com os alunos com deficiência. Emergiram daanálise das entrevistas as categorias acessibilidade, formação profissional e capacitação docente. Os alunos dizem que o programa é efetivo na universidade, mas ainda precisa ser melhorado. Destacam a importância dos bolsistas e apontam esses como sendo os principais autores da inclusão na universidade. Concluímos que por se tratar de uma demanda nova na Educação Superior, a inclusão vem sendo realizada de maneira lenta e construída com os deficientes que fazem “valer” seus direitos dentro da universidade.
- ItemInclusão na universidade: concepções e ações na organização do ensino(2016) Alvarenga, Bruna Telmo; Tauchen, GionaraA presente pesquisa tem por finalidade investigar e compreender as percepções e as ações de ensino promovidas pelos docentes que atuam nos cursos de licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, em decorrência dos processos de inclusão. O estudo é de natureza qualitativa, de abordagem avaliativa de enfoque interpretativo, realizado por meio de entrevista semiestruturada com sete docentes que atuaram nos cursos de licenciaturas, em turmas integradas por estudantes com deficiência cognitiva e/ou sensorial. A análise dos dados produzidos foi realizada através da análise do Discurso do Sujeito Coletivo - DSC (LEFÈVRE; LEFÈVRE, 2005; 2006), na qual emergiram cinco discursos coletivos: inclusão na universidade; programas inclusivos e de acessibilidade; organização do processo de ensino; interação e aprendizagem e formação inicial e continuada. Os docentes percebem que a inclusão é importante no espaço universitário, mas sinalizam a necessidade de uma formação continuada e permanente, construindo proposições em torno do desenvolvimento pessoal e profissional para atuar no processo de inclusão na Educação Superior. Destacam a necessidade de maior divulgação das ações desenvolvidas pelos Programas inclusivos, especialmente NEAI e o PAENE, consolidando ações coletivas com o intuito propor formação aos docentes, estudantes, bolsistas e demais envolvidos com o processo de inclusão na universidade. Concluímos que por se tratar de uma demanda recente na Educação Superior, a inclusão precisa ser construída pelos sujeitos educativos: docentes, estudantes, bolsistas, comunidade acadêmica, entre outros, em um processo de formação e de colaboração permanente. Entendemos que a reorganização do ensino, para atender as demandas da inclusão, necessita de transformações e processos de regeneração pautados pela interação, construção de conhecimentos, formação permanente e reconhecimento do outro.
- ItemLegitimidade da ouvidoria pública universitária e a gestão democrática: o caso da ouvidoria da Universidade de Brasília(2015) Marques, Paulo Marcello Fonseca; Tauchen, GionaraO presente estudo tem por objetivo compreender a atuação de uma ouvidoria universitária como instância de participação social e suas implicações para a gestão democrática universitária. Como objetivos específicos, a pesquisa buscou compreender como os procedimentos da ouvidoria universitária podem conferir legitimidade às instituições federais de Educação Superior, além de analisar as contribuições das ouvidorias universitárias na ampliação da interlocução com a sociedade. Neste sentido, faz-se importante observar a atuação das ouvidorias públicas brasileiras, com ênfase nas ouvidorias universitárias, como mecanismo de participação social e de exercício da cidadania no Estado Democrático de Direito, ancorada nos fundamentos da teoria da ação comunicativa, na perspectiva de Habermas. De natureza qualitativa, a pesquisa fez uso do estudo de caso, desenvolvida no âmbito da Ouvidoria da Universidade de Brasília. Para a produção dos dados, foram realizadas análises documentais e entrevistas com três grupos de atores envolvidos no processo de ouvidorias: estudantes; servidores da universidade e gestores. Os dados produzidos foram analisados por meio da hermenêutica reconstrutiva. Concluiu-se que as ouvidorias constituem espaços da esfera pública que possibilitam a participação da população na discussão das normas, no questionamento da ordem normativa e na resolução de conflitos, formando uma estrutura social fundada em uma noção de cidadania participativa que potencializa a circulação do poder. A ouvidoria, por intermédio de seus procedimentos, institucionaliza a legitimidade que só pode ser conferida pela participação do cidadão; e ainda, qualifica a fala dos indivíduos, vinculando-as a direitos e promovendo a efetividade dos direitos humanos. Sem dúvida, tem-se ali um espaço privilegiado para a experimentação democrática, uma vez que seus procedimentos produzem estímulos e impulsos para que os cidadãos exerçam o pleno exercício das liberdades comunicativas.
