IE - Artigos publicados em periódicos
URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/1/487
Navegar
- ItemA trajetória docente de mulheres que lecionam ciências da natureza: os desafios da docência(2021) Muniz, Gardenia Oliveira; Brito, Talamira Taita RodriguesA partir das análises realizadas numa pesquisa de mestrado que teve como título: Narrativas de Professores de Ciências sobre o Mal-estar Docente: Trajetória, Adoecimento e Permanência, defendida em 2018, destacamos alguns resultados em torno da trajetória docente de mulheres. Neste estudo, o nosso objetivo é apresentar como as demandas da docência implicam na vida das mulheres e como isso constitui aquilo que chamamos de mal-estar da profissão docente. Construímos uma pesquisa qualitativa, empregando o método (auto) biográfico. Foram utilizadas as narrativas escritas das colaboradoras através do uso de uma Caixa de Memória para discutir sobre o trabalho docente de mulheres, que se apresentaram sobrecarregadas e adoecidas diante das demandas do seu cotidiano. Percebe-se que as mulheres, historicamente, vivenciam contradições de gênero e acúmulos de tarefas em sua rotina profissional e doméstica, atingindo a sua disposição, entusiasmo pela vida e trabalho, e até mesmo sua saúde.
